Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15563
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Binômio de Newton: uma abordagem no campo da análise combinatória para o ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Binomial of Newton: an approach in the field of combinatorial analysis for high school |
Autor(es): | Santos, Alex Alves Magalhães dos |
Orientador(a): | Pereira, Orlando dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Orlando dos Santos |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Aline Mauricio |
Terceiro membro da banca: | Nunes, Wallace Vallory |
Palavras-chave: | Binômio de Newton;Análise combinatória;Ensino Médio;Binomial of Newton;Combinatory analysis;High school |
Área(s) do CNPq: | Matemática Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 27-Mar-2019 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | SANTOS, Alex Alves Magalhães dos. Binômio de Newton: uma abordagem no campo da análise combinatória para o ensino médio. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. |
Resumo: | Este trabalho de revisão de literatura tem por objetivo estabelecer conexões dos conteúdos do Binômio de Newton sob uma perspectiva combinatória para alunos do Ensino Médio e, também trata de uma sequência didática sobre o referido tema, que pode ser aplicada em sala de aula pelo professor de matemática. Como professor do Ensino Médio observou-se que os estudantes apresentam várias deficiências em matemática, especialmente, em combinatória e probabilidade. Muitos conhecem apenas fórmulas, não entendem suas aplicações, enquanto que outros apresentam completo desconhecimento em tais assuntos e, grande parte deles, não conseguem solucionar problemas comuns de contagem do Ensino Fundamental. No entanto, despertava interesse da parte dos alunos, mesmo aqueles sem aptidões para as disciplinas exatas, quando eram aplicados exercícios que estavam associados às situações do cotidiano, como, por exemplo, o jogo da Mega-Sena. Verifica-se que a ausência de interesse dos alunos nas Escolas do Ensino Médio, grande parte, é fruto do pouco valor dado pelos docentes aos assuntos. Não resta dúvida, que o estudo do Binômio de Newton é fantástico, desde que haja o entendimento de como ocorre a expansão binomial. O propósito é contribuir para novas abordagens de atuação e, consequentemente, ser um tema instigante para os alunos, desenvolvendo, assim, significativamente sua capacidade de reunir as ideias e raciocinar logicamente. |
Abstract: | This work of literature review aims to establish connections of the contents of Newton's binomial under a combinatorial perspective for high school students,and it also deals with a didactic sequence on the subject, which can be applied in the classroom by the mathematics teacher.As a High school teacherwas observed that students havepresented several deficiencies in mathematics, especially in combinatorial and probability.Many know only formulas, do not understand their applications, while others have complete ignorance in such matters, and most of them can’t solve common problems of counting Elementary school. However, it was aroused interest on part of the students, even those with no aptitude for the exact disciplines, when exercises were applied that were associated with daily situations, such as the Mega-Sena game.It is verified the student absence of interest in the High Schools, majority, is fruit of the little value given by the teachers to the subjects. There is no doubt that the study of Newton's binomial is fantastic, provided there is an understanding of how binomial expansion occurs. The purpose is to contribute to new approaches of action and, consequently, to be an exciting topic for students, thus developing significantly their ability to gather ideas and reason logically |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15563 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019 - Alex Alves Magalhães dos Santos.pdf | 2019 - Alex Alves Magalhães dos Santos | 1.14 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.