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dc.contributor.authorPenha, Isaque Terra da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:26Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:26Z-
dc.date.issued2019-08-29
dc.identifier.citationPENHA, Isaque Terra da. Utilização de tecnologias digitais para o ensino de Matemática no 1º segmento do Ensino Fundamental: um estudo de caso em uma escola pública da rede municipal de Nova Iguaçu - RJ. 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15570-
dc.description.abstractCom o avanço das tecnologias digitais, a utilização desses recursos tem se tornado cada vez mais inevitável tanto para alunos quanto para professores, principalmente em vista dos documentos curriculares aprovados nos últimos anos no Brasil, sendo a Base Nacional Comum Curricular o mais relevante deles. Inserir e adequar essas tecnologias às práticas pedagógicas adotadas em sala de aula são desafios da docência em um mundo progressivamente mais conectado e informatizado. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo investigar a formação de professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental e a prática pedagógica dos mesmos, tendo como foco o uso de tecnologias digitais nas aulas de matemática. A pesquisa foi realizada com quatro professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal em Nova Iguaçu onde, primeiramente, foi feita uma entrevista de sondagem para saber o grau de formação delas sobre o uso de tecnologias digitais nas aulas de matemática. Em seguida, duas das entrevistadas foram selecionadas para participarem de um minicurso envolvendo essas tecnologias. Ao final, as professoras participaram de uma segunda entrevista para verificar a motivação delas no trabalho com esses recursos junto aos seus alunos e na busca por novos meios de formação e conhecimentos dentro dessa área. As professoras ministraram uma sequência de aulas seguindo as propostas dadas durante o minicurso e, ao término, concederam a última entrevista que foi fundamental para avaliar como a prática docente e a aprendizagem dos alunos foram impactadas. Nesse sentido, foram observados resultados relevantes, como a mudança na forma com que as professoras passaram a abordar a matemática durante suas práticas. Isso proporcionou uma melhora significativa, tanto na relação professor-aluno como na qualidade das aulas, visto que os alunos passaram a se interessar mais pela disciplina, alcançando um entendimento mais significativo sobre os conteúdos apresentados.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectTeachers’ Knowledgeeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subjectMathematics Teachingeng
dc.subjectDigital Technologieseng
dc.titleUtilização de Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática no 1º segmento do Ensino Fundamental: um estudo de caso em uma escola pública da rede municipal de Nova Iguaçu - RJpor
dc.title.alternativeUse of Digital Technologies for Teaching Mathematics in the 1st segment of Elementary School: a case study in a public school in the municipal network of Nova Iguaçu - RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe progress of digital tecnhologies has made the use of these resources inevitable that students as well as teachers, mostly considering the curricular documents has been approved in recent years in Brazil, having the Base Nacional Comum Curricular the most relevant of them. In addition, insert and adjust theses practices of pedagogical tecnologies that have been used in the classrom are challenges of teaching in a gradually connected and computerized world. Thus, aim of this research was investigate the knowledge of teachers of the first segment from elementary school as well as their pedagogical practices, having as the main objective the use of digital technologies in the mathematics classes. The survey was done with four teachers of the early years of elementary school from Municipal School in Nova Iguaçu. Firstly, an interview was applied to know the formation of these teachers about the use of digital technologies in the mathematics classes. Posteriorly, two of the interviewed were chosen to do a short course about digital technologies. At the end, the teachers did another interview, in order to verify, after contact with digital technologies, their motivation to work with these resources together with their students, and their searching for new ways of formation and knowledge within the area investigated. The teachers gave a sequence of class following the proposals has been given along short course, and at the end, they did the last interview what has been important to evaluate how teaching practice and learning of the students has been impacted. Thus, important results were observed, as a change in the way teachers began to approach math during their classes. This has provided a significant improvement both in the teacher-student relationship and in the quality of the classes, because students became more interested in the subject, getting understanding biggest about present content.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Douglas Monsôres de Melo
dc.contributor.advisor1IDCPF: 105.347.247-10por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8339690725325820por
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3478764638469476por
dc.contributor.referee2Oliveira Júnior, Rogerio Luiz Quintino de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2974982671525979por
dc.creator.IDCPF: 116.700.477-92por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9719913692198006por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesAGUIAR, E. V. B. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 10, n. 1, p. 63-71, 2008. Disponível em: <https://bit.ly/2xQz0u1>. Acesso em: 10. Dez. 2018. ALVES, I. K.; BARWALDT, R.; VELHO, A. R. T. Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das tecnologias digitais. REMAT, Caxias do Sul, v. 2, n. 2, p. 105-121, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2Jt5qSl>. Acesso em: 20 Dez. 2018. BECKER, F. O que é Construtivismo?. Série idéias, São Paulo, n. 20, p. 87-93, 1994. Disponível em: <https://bit.ly/1bxI86k>. Acesso em: 12 Jan. 2019. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. 600 p. Disponível em: <https://bit.ly/1SRlt6L>. Acesso: 10 Jan. 2019. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 142 p. Disponível em: <https://bit.ly/1pn7CKR>. 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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5347
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