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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15571
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Lindote, Cássio Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:19:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:19:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-27 | |
dc.identifier.citation | LINDOTE, Cássio Fernandes. A influência do uso das técnicas de dobraduras e do uso de materiais concretos no ensino de geometria espacial em duas turmas do 7° ano do ensino fundamental. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15571 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho pauta-se na investigação das influências que o uso de materiais concretos e o origami causam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental II, sendo estruturado a partir das dificuldades dos mesmos frente às avaliações internas e externas do processo de ensino e do abandono ao longo dos anos presente no Ensino da Geometria no cenário educacional brasileiro. Os objetivos pautam-se de acordo com os documentos oficiais de orientação curricular e o trabalho apropria-se de recursos concretos, manipuláveis e táteis para verificar a presença ou ausência de avanços em relação aos conteúdos de Geometria Espacial tratados com as turmas. A pesquisa foi realizada com duas turmas de uma escola municipal da cidade de Rio Bonito – RJ totalizando 41 alunos (24 do 7°ano A e 17 do 7° ano B), onde estas turmas foram averiguadas por meio de atividades – seis atividades ao todo – designadas como pré-testes e pós-testes e ainda com os alunos divididos em grupo foram realizadas práticas como construção de um cubo e um tetraedro de origamis e a confecção de uma ficha descritiva sobre os materiais concretos apresentados. Os resultados designam como dispor de recursos didáticos em sala de aula é benéfico para fundamentação dos conteúdos aos alunos. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Origami | por |
dc.subject | Materiais Concretos | por |
dc.subject | Ensino da Geometria | por |
dc.subject | Geometria Espacial | por |
dc.subject | Concrete materials | eng |
dc.subject | Geometry Teaching | eng |
dc.subject | Spatial geometry | eng |
dc.title | A influência do uso das técnicas de dobraduras e do uso de materiais concretos no ensino de geometria espacial em duas turmas do 7° ano do ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The present work is based on the investigation of the influences that the use of concrete materials and origami cause in the teaching-learning process of the students of the elementary years. Being structured from the difficulties of the same facing the internal and external evaluations in of the teaching process and abandonment over the years present in Geometry Teaching in the Brazilian educational scenario. The objectives are based on the official curriculum guidance documents and the work appropriates concrete, manipulable and tactile resources to verify the presence or absence of advances in relation to the contents of Spatial Geometry treated with the classes. The research was carried out with two classes of a municipal school of Rio Bonito - RJ totaling 41 students (24 of the 7th grade A and 17 of the 7th grade B), where these classes were verified through activities - six activities all - designated as pre-tests and post-tests and with the students divided into groups, is was practiced as building a cube and an origami tetrahedron and making a descriptive sheet about the concrete materials presented. The results designate how stripping of teaching resources in the classroom is beneficial to substantiate the contents to the students. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do | |
dc.contributor.advisor1ID | CPF: 646.919.007-30 | por |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do | |
dc.contributor.referee2 | Félix, Luciano Vianna | |
dc.contributor.referee3 | Motta, Carlos Eduardo Mathias | |
dc.creator.ID | CPF: 122.228.057-40 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1346702947331471 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
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dc.subject.cnpq | Matemática | por |
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