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dc.contributor.authorSilva, Ronaldo da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:26Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:26Z-
dc.date.issued2019-03-27
dc.identifier.citationSILVA, Ronaldo da. Criação de um plano de razões e um teodolito com o uso do Arduino: uma proposta para o ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15572-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de apresentar e avaliar duas ferramentas, desenvolvidas através do uso do microcontrolador Arduino integrado com um aplicativo de celular criado no ambiente de programação virtual do MIT (Massachussetts Institute of Tecnology), que podem auxiliar no Ensino de Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo. A pesquisa foi feita com 56 alunos do nono ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Estadual localizada no município de Nova Iguaçu e dividida em quatro aulas de 100 minutos cada. Na primeira aula foi feita a aplicação de um pré-teste para avaliar o conhecimento dos alunos sobre o assunto que já tinha sido estudado. Na segunda foram instalados os aplicativos necessários para o desenvolvimento das atividades bem como a realização da atividade com a ferramenta, denominada pelo autor, Plano de Razões Trigonométricas com o objetivo de trabalhar, através da investigação, o conceito das razões seno, cosseno e tangente num triângulo retângulo. Na terceira foi realizada a atividade no pátio com o uso do Teodolito (Construído com o Arduino), que era calcular a altura do prédio da escola utilizando as razões trigonométricas. Na quarta e última aula, foi aplicado um pós-teste para avaliar a evolução do aprendizado após a realização das atividades e aplicado um questionário de Motivação, baseado no teste Motivacional de Gontijo, com o intuito de verificar a motivação concebida aos alunos através do uso do Arduino como ferramenta de ensino. E finalmente foi feita uma análise dos resultados dos testes e um levantamento das informações obtidas no questionário de Motivação, observando uma melhora no aprendizado dos alunos e a motivação despertada com o uso das ferramentas de ensino utilizadas nas aulas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRazões Trigonométricaspor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectAplicativopor
dc.subjectArduinopor
dc.subjectTrigonometric Reasonseng
dc.subjectTechnology,eng
dc.subjectApplicationeng
dc.titleCriação de um plano de razões e um teodolito com o uso do Arduino: uma proposta para o ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work aims to show and evaluate two tools, developed through the use of the Arduino microcontroller integrated with a mobile application created in the visual programming environment of MIT (Massachussetts Institute of Technology), which can assist in teaching trigonometric reasons in the ringht triangle. The research was done with 56 students from the ninth grade of Elementary School, in a State School located in the municipality of Nova Iguaçu and divided into four classes of 100 minutes each. In the first class, a pre-test was applied to evaluate the students' knowledge about the subject that had already been studied. In the second, the necessary applications were installed for the development of the activities as well as the accomplishment of the activity with the tool, named by the author, Plan of Trigonometric Ratios with the objective of working through the investigation the concept of the Sine, Cosine and Tangent reasons in a triangle rectangle. In the third the activity was held in the patio with the use of the Theodolite (Built with the Arduino), aiming to calculate the height of the building of the school using the trigonometric reasons. In the fourth and last class, a post-test was applied to evaluate the evolution of learning after the activities were carried out and a Motivation questionnaire was applied, based on the motivational test of Gontijo, in order to verify the motivation conceived to the students through the use of Arduino as a teaching tool. Finally, an analysis of the test results and a survey of the information obtained in the Motivation questionnaire was carried out, observing an improvement in the students' learning and the motivation aroused by the use of the teaching tools used in the classes.eng
dc.contributor.advisor1Forte, Vinícius Leal do
dc.contributor.advisor1IDCPF: 101.235.307-92por
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee2Esquincalha, Agnaldo da Conceição
dc.creator.IDCPF: 113.489.087-77por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6625652141118356por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
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Juiz de Fora, 2017.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
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