Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15572
Tipo do documento: Dissertação
Title: Criação de um plano de razões e um teodolito com o uso do Arduino: uma proposta para o ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo
Authors: Silva, Ronaldo da
Orientador(a): Forte, Vinícius Leal do
Primeiro membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Segundo membro da banca: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Keywords: Razões Trigonométricas;Tecnologia;Aplicativo;Arduino;Trigonometric Reasons;Technology,;Application
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 27-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: SILVA, Ronaldo da. Criação de um plano de razões e um teodolito com o uso do Arduino: uma proposta para o ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019.
Abstract: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e avaliar duas ferramentas, desenvolvidas através do uso do microcontrolador Arduino integrado com um aplicativo de celular criado no ambiente de programação virtual do MIT (Massachussetts Institute of Tecnology), que podem auxiliar no Ensino de Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo. A pesquisa foi feita com 56 alunos do nono ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Estadual localizada no município de Nova Iguaçu e dividida em quatro aulas de 100 minutos cada. Na primeira aula foi feita a aplicação de um pré-teste para avaliar o conhecimento dos alunos sobre o assunto que já tinha sido estudado. Na segunda foram instalados os aplicativos necessários para o desenvolvimento das atividades bem como a realização da atividade com a ferramenta, denominada pelo autor, Plano de Razões Trigonométricas com o objetivo de trabalhar, através da investigação, o conceito das razões seno, cosseno e tangente num triângulo retângulo. Na terceira foi realizada a atividade no pátio com o uso do Teodolito (Construído com o Arduino), que era calcular a altura do prédio da escola utilizando as razões trigonométricas. Na quarta e última aula, foi aplicado um pós-teste para avaliar a evolução do aprendizado após a realização das atividades e aplicado um questionário de Motivação, baseado no teste Motivacional de Gontijo, com o intuito de verificar a motivação concebida aos alunos através do uso do Arduino como ferramenta de ensino. E finalmente foi feita uma análise dos resultados dos testes e um levantamento das informações obtidas no questionário de Motivação, observando uma melhora no aprendizado dos alunos e a motivação despertada com o uso das ferramentas de ensino utilizadas nas aulas.
Abstract: The present work aims to show and evaluate two tools, developed through the use of the Arduino microcontroller integrated with a mobile application created in the visual programming environment of MIT (Massachussetts Institute of Technology), which can assist in teaching trigonometric reasons in the ringht triangle. The research was done with 56 students from the ninth grade of Elementary School, in a State School located in the municipality of Nova Iguaçu and divided into four classes of 100 minutes each. In the first class, a pre-test was applied to evaluate the students' knowledge about the subject that had already been studied. In the second, the necessary applications were installed for the development of the activities as well as the accomplishment of the activity with the tool, named by the author, Plan of Trigonometric Ratios with the objective of working through the investigation the concept of the Sine, Cosine and Tangent reasons in a triangle rectangle. In the third the activity was held in the patio with the use of the Theodolite (Built with the Arduino), aiming to calculate the height of the building of the school using the trigonometric reasons. In the fourth and last class, a post-test was applied to evaluate the evolution of learning after the activities were carried out and a Motivation questionnaire was applied, based on the motivational test of Gontijo, in order to verify the motivation conceived to the students through the use of Arduino as a teaching tool. Finally, an analysis of the test results and a survey of the information obtained in the Motivation questionnaire was carried out, observing an improvement in the students' learning and the motivation aroused by the use of the teaching tools used in the classes.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15572
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Ronaldo da Silva.pdf3.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.