Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15576
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Vinicius da Cunha
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:29Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:29Z-
dc.date.issued2019-08-30
dc.identifier.citationSANTOS, Vinicius da Cunha. Construção de um trilho de ar com o uso do arduino: uma proposta para o ensino de função afim e quadrática. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15576-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como proposta a construção de um trilho de ar de baixo custo desenvolvido com o uso do micro-controlador arduino que pode ser uma ferramenta pedagógica para auxiliar o estudo de funções afins e quadráticas. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola da zona oeste do município do Rio de Janeiro onde duas turmas do nono ano participaram da pesquisa. Ao todo este trabalho contou com 6 tempos de 50 minutos no qual os estudantes puderam interagir com o recurso pedagógico elaborado neste trabalho. Foram propostos cinco experimentos diferentes, sendo três de movimento retilíneo uniforme e dois de movimento retilíneo uniformemente variado. Os alunos foram submetidos a um pré-teste e um pós-teste com o objetivo de verificar qualitativamente a melhora no aprendizado que o trilho de ar pode oferecer. Por fim, os estudantes realizaram um teste motivacional no qual se buscava compreender o quanto o trilho de ar contribui na motivação do corpo discente em aprender matemática e de um modo mais específico os conteúdos de função afim e quadrática. Analisando os resultados, verificamos que 77% dos alunos observados gostaram de realizar experimentos no trilho de ar e que 82% destes alunos concordam que atividades que relacionam teoria e aplicação os ajudam a entender a matemática.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrilho de arpor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectArduinopor
dc.subjectFunção afim e quadráticapor
dc.subjectAir Trackeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectAffine and Quadratic Functioneng
dc.titleConstrução de um trilho de ar com o uso do arduino: uma proposta para o ensino de função afim e quadráticapor
dc.title.alternativeBuilding of an air track using the arduino board: a proposal for teaching affine and quadratic functionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work proposes the construction of a low cost air track designed to developed with the use of the arduino microcontroller which can be a pedagogical tool to assist the study of related and quadratic functions. This research was developed in a school in the west of the city of Rio de Janeiro where two ninth grade classes participated in the research. In all this work had 6 times of 50 minutes in which The students were able to interact with the pedago-gical resource elaborated in this work. Were five different experiments were proposed, three of which were of uniform rectilinear motion and two of uniformly varied rectilinear motion. Students underwent a pretest and a post-test with the objective of qualitatively verifying the improvement in learning that the Air rail can offer. Finally, the students took a motivational test in which The aim was to understand how much the air rail contributes to the motivation of the student body. learning mathematics and in a more specific way the contents of related function and drastic. Analyzing the results, we found that 77% of the students observed liked perform experiments on the air track and that 82% of these students agree that activities that relate theory and application help them understand math.eng
dc.contributor.advisor1Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo
dc.contributor.advisor1IDCPF: 100.568.277-17por
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee2Santos, Wilian Jeronimo dos
dc.contributor.referee3Valente, André Guimarães
dc.creator.IDCPF: 057.557.237-02por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8928994335937250por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALMEIDA, D.; SANTOS, M. A. R. dos; COSTA, A. F. B. AplicaÇÃo do coeficiente alfa de cronbach nos resultados de um questionÁrio para avaliaÇÃo de desempenho da saÚde pÚblica. In: XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. Sao Carlos, SP, Brasil: [s.n.], 2010. ARISTOTELES. Metafisica. In: Livro A - Cap I. São Paulo: Editora Abril, 1979. Orig. Seculo IV a. c. BOYER, C. B. Historia da Matematica. Sao Paulo, SP: Edgard Blucher, 1996. BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4rd. ed. Petropolis: Vozes, 2009. v. 3, p. 9–36. CAMPOS, C. R. O ensino da matematica e da fisica numa perspectiva integracionista. Dissertação (Mestrado em educação Matemática)—PUC, Sao Paulo, 2000. CASTILHO, R. C. O estudo da funcao afim atraves de experimentos na cinematica: uma experiencia interdisciplinar. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Matemática) — UFRRJ, Seropedica, 2015. CAVALCANTI, D. R. C. Analise do movimento do movel usando o trilho de ar e a placa arduino como aquisicao de dados. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fisica)— UFA, Alagoas, 2016. DWORAKOWSKI, L. A. et al. Uso da plataforma arduino e do software plx-daq para construcao de graficos de movimento em tempo real. Revista Brasileira de ensino de física, v. 38, n. 3, 2016. GIORDAN, M. O papel da experimentacao no ensino de ciencias. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em educacao em ciencias. Sao paulo: [s.n.], 1999. GUIMARAES, S. E. R. Avaliação do estilo motivacional do professor: adaptação e validação de um instrumento. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. MARTINAZZO, C. A. et al. Arduino: Uma tecnologia no ensino de fisica. Perspectiva, Erechim, v. 38, n. 143, p. 21–30, 2014. NASCIMENTO, C. A. R. Um pouco mais sobre galileu e as ciencias mistas. Revista Brasileira de Historia da Matemática, v. 11, n. 23, p. 15–26, 2011. OLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. De oresme a direchlet: Um breve historico do desenvolvimento das funcoes. Revista Brasileira de Historia da Matematica, v. 14, n. 28, p. 47–61, 2014. PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1972. SILVA, F. O metodo dos minimos quadrados: uma proposta ao ensino medio para o ajuste por parabolas. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Matematica) — UNIRIO, Rio de Janeiro, 2014. SILVA, J. C. X. et al. Trilho de ar de pvc para o estudo dos movimentos retilineo e retilineo uniformemente variado. In: XVIII Simposio Nacional de Ensino de Fisica. [S.l.: s.n.], 2009. TASCHOW, U. Nicole Oresme und der frühling der moderne: die ursprünge unserer modernen quantitativ-metrischen weltaneignungsstrategien und neuzeitlichen bewusstseinsund wissenschaftskultur. Halle, Deustschland: Avox Medien-Verlag, 2003. WROBEL, J. S. et al. Motivacao e perfomances matematicas digitais: analise da escala de motivacao em aprender. Educacao Matematica em Revista, v. 58, n. 23, p. 103–117, 2018.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67666/2019%20-%20Vin%c3%adcius%20da%20Cunha%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5264
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-11-24T23:09:51Z No. of bitstreams: 1 2019 - Vinícius da Cunha Santos.pdf: 968699 bytes, checksum: 038c9f621d4ad155f426c680aff89af8 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-24T23:09:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Vinícius da Cunha Santos.pdf: 968699 bytes, checksum: 038c9f621d4ad155f426c680aff89af8 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Vinícius da Cunha Santos.pdf946 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.