Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15577
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Fábio da Rocha | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:19:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:19:29Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-29 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Fábio da Rocha. Coloração em grafos: uma experiência no Ensino Fundamental. 2017.129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15577 | - |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste trabalho é analisar, através de um estudo de caso, uma experiência com problemas de Coloração de Vértices em Grafos envolvendo 40 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Educandário Monteiro Lobato, em Campo Grande/RJ, da rede particular de ensino. Para realizar a experiência foram utilizadas 8 aulas de Matemática (Teoria dos Grafos – Coloração) de 50 minutos. Nas primeiras aulas foram aplicados um questionário motivacional inicial (adaptado do Questionário adaptado de Gontijo) e um teste envolvendo questões de raciocínio lógico (Teste 1), que os alunos conseguem resolver com base no currículo regular. Tais questões são resolvidas através de técnicas de Coloração em Grafos, mas os alunos obviamente ainda não as conhecem nesta etapa. Após os testes, algumas aulas foram dedicadas ao ensino de conceitos básicos de Grafos e técnicas simples de resolução de problemas por Coloração. Nas aulas finais foram aplicados o Teste 2 (nos moldes do Teste 1), onde os alunos já podem optar por usar técnicas de Coloração para resolver as questões, e em seguida um Questionário Final, para avaliar o que eles acharam das aulas. Com o estudo elaborado e aplicado, foram alcançados resultados que mostraram uma melhora significativa no desenvolvimento das atividades que se utilizam da ideia de Teoria dos Grafos – Coloração, por parte dos alunos. A participação e a motivação deles foi um dos pontos positivos desta pesquisa, bem como as diversas soluções encontradas para resolver as atividades propostas durante o estudo. | por |
dc.description.sponsorship | CNPq | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Coloração em grafos | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Graph coloring | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.title | Coloração em grafos: uma experiência no Ensino Fundamental | por |
dc.title.alternative | Graph coloring: an experience in Elementary School | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The main goal of this work is to analyze, within a Case Study, an experiment with Graph Coloring problems that involves 40 students of the 9th grade of Elementary School from the Educandário Monteiro Lobato, in Campo Grande/RJ. To carry out the experiment we did 8 lessons of 50 minutes. In the first classes, a motivational questionnaire (adapted from Questionnaire of Gontijo) and a test involving questions of logical reasoning (Test 1) was applied, which students can solve with the regular curriculum. Such questions are solved easily with techniques from Graph Coloring, but at this stage the students obviously still do not know them. After the tests, some classes were dedicated to teaching basic concepts of graphs and simple coloring techniques. In the final classes was applied Test 2 (in the form of Test 1), where students can already choose to use techniques of Coloring to solve the questions, and then a Final Questionnaire, to evaluate what they found in the classes. After the study, results showed a significant improvement in the development of the activities that use the idea of Graph Theory - Coloring, by the students. Their participation and motivation was one of the positive aspects of this research, as well as the different solutions found to solve the activities proposed during the study. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira Júnior, Montauban Moreira de | |
dc.contributor.advisor1ID | 053.670.767-77 | por |
dc.contributor.referee1 | Oliveira Júnior, Montauban Moreira de | |
dc.contributor.referee2 | Pereira, André Luiz Martins | |
dc.contributor.referee3 | Mattos, José Roberto Linhares de | |
dc.creator.ID | 099.935.267-97 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1896979181547566 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/9194/2017%20-%20F%c3%a1bio%20da%20Rocha%20Costa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/15744/2017%20-%20F%c3%a1bio%20da%20Rocha%20Costa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/22056/2017%20-%20F%c3%a1bio%20da%20Rocha%20Costa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/28440/2017%20-%20F%c3%a1bio%20da%20Rocha%20Costa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/34854/2017%20-%20F%c3%a1bio%20da%20Rocha%20Costa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/41250/2017%20-%20F%c3%a1bio%20da%20Rocha%20Costa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/47652/2017%20-%20F%c3%a1bio%20da%20Rocha%20Costa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/54088/2017%20-%20F%c3%a1bio%20da%20Rocha%20Costa.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2570 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-01-09T15:16:54Z No. of bitstreams: 1 2017 - Fábio da Rocha Costa.pdf: 3990732 bytes, checksum: 8834cfe0018989e8b34965b2af740f5c (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-01-09T15:16:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Fábio da Rocha Costa.pdf: 3990732 bytes, checksum: 8834cfe0018989e8b34965b2af740f5c (MD5) Previous issue date: 2017-05-29 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Fábio da Rocha Costa.pdf | Documento principal | 3.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.