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dc.contributor.authorDuarte, Gabriel Rodrigues
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:30Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:30Z-
dc.date.issued2022-03-18
dc.identifier.citationDUARTE, Gabriel Rodrigues. Uso de jogos para o desenvolvimento do estudo da Matemática Financeira. 2022. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15579-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo abordar a Matemática Financeira de uma maneira lúdica, por meio da utilização de jogos no segundo segmento do ensino fundamental. Ao longo do trabalho, e com o auxílio de teóricos como Piaget e Viogostsky, demonstramos como os jogos podem ser grandes aliados no processo de aprendizagem, formando uma postura positiva diante dos erros e uma atitude de proatividade. Além disso, discutimos como a aplicação de jogos relacionados a Matemática Financeira pode auxiliar na construção do conhecimento do aluno nessa área e ajudá-los a tomar decisões mais sérias no futuro sobre sua vida econômica. No intuito de aplicar as ideias e propostas apresentadas acima, construímos uma atividade lúdica para o nono ano do ensino fundamental, da escola municipal Monteiro Lobato, da rede pública de ensino de Nova Iguaçu. Nesta dissertação, analisamos a utilização do jogo ludo adaptado a Matemática Financeira, observando suas limitações e possibilidades de uso para o segundo segmento do ensino fundamental.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectJogos na escolapor
dc.subjectAtividades Lúdicaspor
dc.subjectFinancial Mathematicseng
dc.subjectGames at schooleng
dc.subjectRecreational activitieseng
dc.titleUso de jogos para o desenvolvimento do estudo da Matemática Financeirapor
dc.title.alternativeUse of games for the development of the study of Financial Mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation aims to approach Financial Mathematics in a playful way, through the use of games in the second segment of elementary school. Throughout the work, and with the support fron the theorists such as Piaget and Viogostsky, we demonstrate how games can be great allies in the learning process, forming a positive attitude in the face of mistakes and an attitude of proactivity. In addition, we discuss how the application of games related to Financial Mathematics can help build student knowlegde in this area and help them make more serious decisions in the future about their economic life. In order to apply the ideas and proposals presented above, we built a playful activity for the ninth year of elementary school, at the Monteiro Lobato municipal school, in the public school system in Nova Iguaçu. In this dissertation, we analyze the use of the ludo game adapted to Financial Mathematics, observing its limitations and possibilities of use for the second segment of elementary school.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee2Pereira, André Luiz Martins
dc.contributor.referee3Freire, Emerson Souza
dc.creator.ID118.834.027-19por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5198065213619745por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALESSANDRA, Karla. Educadores alertam para aumento de evasão escolar durante a pandemia. Agência Câmara de Notícias. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/814382-educadores-alertam-para-aumento-deevasao-escolar-durante-a-pandemia/>. Acesso em: 02 fev. 2022. ANBIMA. Raio x do investidor brasileiro. 4 ° ed., 2021. Disponível em: <https://www.anbima.com.br/pt_br/especial/raio-x-do-investidor-2021.htm>. Acesso em: 18 jan. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. ______. Resolução CNE/CP nº 2/2020, de 10 de dezembro de 2020. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167141-rcp002-20&category_slug=dezembro-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 02 fev. 2022 ______. Resolução CNE/CP nº 2/2021, de 5 de agosto de 2021. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=199151-rcp002-21&category_slug=agosto-2021-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 03 fev. 2022 DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. Editora Ática, 12ª edição, 2007. ISBN 978-85-080-3219-8. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. IBGE. Índice de desenvolvimento da educação básica. 2019. MOITA, F. M. G. S. C. SANTOS, J. J. A. S. Objetos de aprendizagem e o ensino de matemática: análise de sua importância na aprendizagem de conceitos de probabilidade. II ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009. PIAGET J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 1976. POLYA, G. A arte de resolver problemas. 2ª ed. Rio de Janeiro; Interciência, 2006. 203p. PUCCINI, Abelardo de Lima, 1942- Matemática financeira: objetiva e aplicada / Abelardo de Lima Puccini, Adriana Puccini. - 9.ed. - São Paulo: Elsevier, 2011. RESNICK, L. C. Cognicion y aprendizaje. 1996. SERASA. Mapa da inadimplência. 2021. SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Editora Papirus: São Paulo, 4ª edição, 2008. SOUSA, H. M. A resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da matemática. 2015. VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1984, p. 97 VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1998. WALLON, H. Origens do pensamento na criança. São Paulo: Manda, 1989.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69424/2022%20-%20Gabriel%20Rodrigues%20Duarte.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5687
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-05-24T17:35:18Z No. of bitstreams: 1 2022 - Gabriel Rodrigues Duarte.pdf: 1702486 bytes, checksum: e8915ede567752529be2688c69fcb239 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-24T17:35:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022 - Gabriel Rodrigues Duarte.pdf: 1702486 bytes, checksum: e8915ede567752529be2688c69fcb239 (MD5) Previous issue date: 2022-03-18eng
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