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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso de jogos para o desenvolvimento do estudo da Matemática Financeira
Título(s) alternativo(s): Use of games for the development of the study of Financial Mathematics
Autor(es): Duarte, Gabriel Rodrigues
Orientador(a): Pereira, Orlando dos Santos
Primeiro membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Segundo membro da banca: Pereira, André Luiz Martins
Terceiro membro da banca: Freire, Emerson Souza
Palavras-chave: Matemática financeira;Jogos na escola;Atividades Lúdicas;Financial Mathematics;Games at school;Recreational activities
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 18-Mar-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: DUARTE, Gabriel Rodrigues. Uso de jogos para o desenvolvimento do estudo da Matemática Financeira. 2022. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo abordar a Matemática Financeira de uma maneira lúdica, por meio da utilização de jogos no segundo segmento do ensino fundamental. Ao longo do trabalho, e com o auxílio de teóricos como Piaget e Viogostsky, demonstramos como os jogos podem ser grandes aliados no processo de aprendizagem, formando uma postura positiva diante dos erros e uma atitude de proatividade. Além disso, discutimos como a aplicação de jogos relacionados a Matemática Financeira pode auxiliar na construção do conhecimento do aluno nessa área e ajudá-los a tomar decisões mais sérias no futuro sobre sua vida econômica. No intuito de aplicar as ideias e propostas apresentadas acima, construímos uma atividade lúdica para o nono ano do ensino fundamental, da escola municipal Monteiro Lobato, da rede pública de ensino de Nova Iguaçu. Nesta dissertação, analisamos a utilização do jogo ludo adaptado a Matemática Financeira, observando suas limitações e possibilidades de uso para o segundo segmento do ensino fundamental.
Abstract: This dissertation aims to approach Financial Mathematics in a playful way, through the use of games in the second segment of elementary school. Throughout the work, and with the support fron the theorists such as Piaget and Viogostsky, we demonstrate how games can be great allies in the learning process, forming a positive attitude in the face of mistakes and an attitude of proactivity. In addition, we discuss how the application of games related to Financial Mathematics can help build student knowlegde in this area and help them make more serious decisions in the future about their economic life. In order to apply the ideas and proposals presented above, we built a playful activity for the ninth year of elementary school, at the Monteiro Lobato municipal school, in the public school system in Nova Iguaçu. In this dissertation, we analyze the use of the ludo game adapted to Financial Mathematics, observing its limitations and possibilities of use for the second segment of elementary school.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15579
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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