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dc.contributor.authorMeneguci, Maicon do Nascimento
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:31Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:31Z-
dc.date.issued2022-02-17
dc.identifier.citationMENEGUCI, Maicon do Nascimento. Uma proposta de metodologia de ensino de logaritmos através da tecnologia. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15580-
dc.description.abstractA preparação dos professores do amanhã para usar a tecnologia é uma das questões mais importantes dos programas atuais de formação de professores. Afinal, o advento da democratização do acesso digital por meio do uso de smartphones, bem como a necessidade advinda do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, trouxeram novos e irreversíveis caminhos possíveis. Diante desse cenário, essa dissertação tem por objetivo abordar alguns diferentes aspectos, amplos e específicos, da relação entre a tecnologia, a educação e o ensino de logaritmos. Com esse propósito, percorremos as tensões que envolvem a tecnologia e a escola, as concepções históricas e formais do conceito de logaritmos e as possibilidades de inovações no contexto da sala de aula de matemática. A abordagem da pesquisa em questão não foi concebida somente no âmbito literário. Para além de levantamentos bibliográficos, como resposta às inquietações que surgiram a partir do diálogo com esses autores, trazemos um possível roteiro de utilização do software Geogebra para o ensino de logaritmos. O roteiro consiste em uma sequência didática que aborda algumas propriedades operatórias logarítmicas. Sua intenção é inspirar práticas docentes inovadoras que promovam investigação e autonomia do aluno, para que a produção do seu conhecimento matemático seja, realmente, significativa e sólida. Trazemos, ainda, um guia de discussões que podem apoiar o professor na implementação dessas atividades. Dessa forma, almejamos contribuir na construção de um caminho de inovação do ensino de matemática, que abrace as potências e contorne as limitações.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação, Logaritmospor
dc.subjectProposta de abordagempor
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectInformation and Communication Technologieseng
dc.subjectLogarithms, Approach Proposaleng
dc.titleUma proposta de metodologia de ensino de logaritmos através da tecnologiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPreparing tomorrow's teachers to use technology is one of the most important issues in today's teacher education programs. After all, the advent of the democratization of digital access through the use of smartphones, as well as the need arising from remote teaching during the Covid-19 pandemic, brought new and irreversible possible paths. Given this scenario, this work aims to address some different, broad and specific aspects of the relationship between technology, education and the teaching of logarithms. For this purpose, we go through the tensions that involve technology and school, the historical and formal conceptions of the concept of logarithms and the possibilities of innovations in the context of the mathematics classroom. The approach of this research was not conceived only in the literary field. In addition to bibliographic surveys, in response to the concerns that arose from the dialogue with these authors, we bring a possible script for using the Geogebra software for teaching logarithms. The script consists of a didactic sequence that addresses some logarithmic operative properties. Its intention is to inspire innovative teaching practices that promote investigation and student autonomy, so that the production of their mathematical knowledge is really meaningful and solid. We also bring a discussion guide that can support the teacher in the implementation of these activities. In this way, we aim to contribute to the construction of a path of innovation in mathematics teaching, which embraces the powers and circumvents limitations.eng
dc.contributor.advisor1Felix, Luciano Vianna
dc.contributor.advisor1ID110.684.027-50por
dc.contributor.referee1Felix, Luciano Vianna
dc.contributor.referee2Forte, Vinicius Leal do
dc.contributor.referee3Spreafico, Marcos Vinicius Pereira
dc.creator.ID118.181.757-97por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1284986449477597por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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