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dc.contributor.authorSampaio, Luciano da Rocha
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:34Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:34Z-
dc.date.issued2020-07-30
dc.identifier.citationSAMPAIO, Luciano da Rocha. A compreensão do conhecimento associado ao raciocínio (lógico) matemático: sala de aula x aplicação cotidiana. 2020. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15586-
dc.description.abstractDesde os primórdios da humanidade, o homem investiga e tece propostas sobre como se dá o processo no qual o ser adquire e constrói seu conhecimento. Diversas formulações e teorias que vão de Sócrates a Gardner ajudaram a contribuir de alguma forma para se determinar, por exemplo, através dos Parâmetros Curriculares Nacionas, os PCN, princípios norteadores para auxiliar a escola e os professores a compreenderem como e o que é aconselhado adotar no que tange os procedimentos balisadores no sistema de aprendizagem. A influência da evolução das frentes tecnológicas impulsionaram a circulação de muita informação advinda de diversas direções e tal fato aparenta ter criado uma lacuna educacional: ao mesmo tempo que propicia liberdade e passividade demasiadas ao indivíduo aluno lhe tirando interesse e papel de responsabilidade, cerceia e pressiona o professor contra a parede lhe induzindo como sendo praticamente o único e grande responsável por todo o processo de formação. O resultado desta situação aparece, em avaliações frequentemente realizadas, com baixos índices que indicam a degradação na aquisição do conhecimento matemático. Portanto, estas são as apreciações feitas por este trabalho o qual, visando deixar alguma contribuição para o meio educacional, apresenta uma proposta doravante denominada CIC – Construção Inversa Contextual, a qual consiste em apresentar um ponto de vista distinto a ser utilizado na prática de sala de aula para fomentar o raciocínio matemático real; e, ainda propõe uma ideia de questões simples sobre conceitos básicos e fundamentais da Matemática para que sirva de inspiração para o professor poder entender melhor que muitas vezes a dificuldade está no elementar e que, com ajustes singelos em sua prática diária, é possível começar a reverter o quadro atual.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoriaspor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRaciocíniopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectTheorieseng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectReasoningeng
dc.subjectTeachereng
dc.titleA compreensão do conhecimento associado ao raciocínio (lógico) matemático: sala de aula x aplicação cotidianapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherSince the beginnings of mankind, man investigates and makes proposals on how the process occurs to the human beings acquire and build their knowledge. Several formulations and theories relating from Socrates to Gardner have helped to contribute in some way to determine, for example, through National Educational Parameters Guidelines, in Brazil known as PCN, guiding principles to assist the school and teachers to understand how and what is advised to adopt regarding the guiding procedures in the apprenticeship system. The influence of evolution of the technological fronts boosted the circulation of a lot of information coming from multiple directions and this fact seems to have created an educational gap that as provides too much freedom and passivity to the individual, student, removing interest and responsibility from him, as restrains and traps the teacher against the wall, inducing him to be practically the only and great responsible for the entire formation process. The result of this situation appears, in evaluations frequently carried out, with low indexes that indicate the degradation in the acquisition of mathematical knowledge. Therefore, these are the appraisals made by this work which, in order to make some contribution to the educational environment, presents a proposal henceforth called CIC - Contextual Inverse Construction, which consists of presenting a different point of view to be used in the classroom practice foster real mathematical reasoning; and, still proposes an idea of simple questions about basic and fundamental concepts of Mathematics so that it serves as inspiration for the teacher to be able to better understand that often the difficulty is in the elementary and that, with simple adjustments in his daily practice, it is possible to begin to reverse the current scenario.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.advisor1ID032.136.676-09por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664por
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee2Félix, Luciano Vianna
dc.contributor.referee3Lambert, Wanderson José
dc.creator.ID105.517.577-60por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3380796045607161por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6216
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-17T15:30:27Z No. of bitstreams: 1 2020 - Luciano da Rocha Sampaio.pdf: 1921655 bytes, checksum: 043cc670012a0bf98e41221880c1e738 (MD5)eng
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