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Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma proposta de intervenção para consolidação de habilidades e competências em matemática no âmbito da avaliação Conhecer
Other Titles: An intervention proposal to consolidate mathematical skills and competences in the scope of the Conhecer assessment
Authors: Marins, Ramiro
Orientador(a): Pereira, Orlando dos Santos
Primeiro membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Segundo membro da banca: Oliveira Junior, Montauban Moreira de
Terceiro membro da banca: Freire, Emerson Souza|
Keywords: Habilidades matemáticas;avaliação Conhecer;atividades lúdicas;Math skills;evaluation Conhecer;playful learning
Área(s) do CNPq: Matemática
Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Sep-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: MARINS, Ramiro. Uma proposta de intervenção para consolidação de habilidades e competências em matemática no âmbito da avaliação Conhecer. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: Este trabalho abordou habilidades matemáticas identificadas, no âmbito da avaliação Conhecer, como insuficientes ou pouco desenvolvidas em alunos concluintes do Ensino Médio em doze turmas de uma escola da rede estadual de educação do Rio de Janeiro. Essa avaliação se constitui em um instrumento quantitativo usado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) para aferição da qualidade da educação, a partir da mensuração de habilidades e competências das áreas de Língua Portuguesa e Matemática. O objetivo geral foi propor uma intervenção pontual nessas habilidades identificadas, utilizando para isso atividades lúdicas e atividades que envolvam situações-problemas integrando tais habilidades com os atuais conteúdos previstos no currículo para a série em questão. A metodologia utilizada buscou explorar uma investigação acerca da importância das habilidades matemáticas para os alunos concluintes da educação básica, assim como a importância da avaliação como um dos instrumentos de intervenção disponível na educação. Essa pesquisa teve como justificativa as possíveis dificuldades apresentadas em se integrar determinados conteúdos da matemática previstos em momentos distintos da educação básica, o que pode desestimular a ação do docente na intervenção para recuperação de habilidades tidas como essenciais para o prosseguimento da vida acadêmica e/ou profissional após a conclusão do ensino médio, como ficou evidenciado na pesquisa realizada com docentes que é tratada no capítulo 2 deste trabalho. Com isso, esse trabalho buscou responder à seguinte questão: é possível desenvolver habilidades previstas para serem trabalhadas em séries anteriores, de forma a não comprometer o programa previsto para a atual fase de desenvolvimento? Para o desenvolvimento dos argumentos que compõem este trabalho foram utilizados como referencial teórico autores como Hoffmann, Perrenoud, Luckesi, Pires, entre outros, e também os documentos legais previstos na legislação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Refletir sobre a importância das habilidades matemáticas para a vida em sociedade, assim como os instrumentos disponíveis para a identificação de possíveis falhas na aquisição dessas habilidades, permite que os envolvidos na trajetória da educação enxerguem a necessidade da avaliação continuada, reavaliação e recuperação do aprendizado. Através do desenvolvimento deste estudo, e com as atividades de intervenção propostas no final deste trabalho, foi possível observar a possibilidade de integração de diversos conteúdos da matemática na educação básica, buscando o resgate de habilidades pouco desenvolvidas sem o prejuízo de desenvolvimento das novas habilidades previstas.
Abstract: This research analyzed mathematical skills considered insufficient or underdeveloped (according to Conhecer test) in high school students from twelve classes of a public school in the state of Rio de Janeiro. This assessment is a quantitative instrument used by the State Education Secretariat of Rio de Janeiro (SEEDUC / RJ) to measure the quality of education, based on the measurement of skills and competences in the areas of Portuguese and Mathematics. The main objective was to propose an intervention in these identified mathematical skills using for that playful learning and problem situations. The methodology used here explored an investigation on the importance of mathematical skills for high school students, as well as the importance of tests as one of the intervention instruments in education. The justification for carrying out this research was the possible difficulties to integrate certain mathematical content from different moments of basic education which can discourage the teacher action in the intervention to recover skills considered essential for the continuation of academic and/or professional life after completing high school, as evidenced in the research carried out with teachers covered in chapter 2 of this work. This work aimed to answer a question: Is it possible to develop the skills that are expected to be worked on in the previous years, without, however, compromising the program from the current stage of development? For the development of the arguments in the present work, authors such as Hoffmann, Perrenoud, Luckesi, Pires, among others, were used as a theoretical framework, as well as the legal documents from Brazilian legislation, such as the “Common National Curricular Base” and the “Law of National Education Guidelines and Bases ”. Reflecting on the importance of mathematical skills for life in society, as well as the instruments available for the identification of possible failures in the acquisition of these skills, allows those involved in the educational trajectory to see the need for continuous assessment, reevaluation and recovery of learning. Through this research, and with the intervention activities proposed here, it was possible to observe the possibility of integrating different mathematical contents in basic education, seeking to rescue skills that are still underdeveloped without prejudice to the development of new skills.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15591
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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