Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15595
Tipo do documento: Dissertação
Title: Possibilidade de interação entre a Matemática e a Arte no Ensino Fundamental: uma proposta de atividade em sala de aula
Other Titles: Possibility of interaction between Mathematics and Art in Elementary Education: an activity proposal classroom
Authors: Rodrigues, Mírian de Sousa
Orientador(a): Pereira, Orlando dos Santos
Primeiro membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Segundo membro da banca: Fontes Júnior, Edivaldo Figueiredo
Terceiro membro da banca: Freire, Emerson Souza
Keywords: Education;Interdisciplinary;Geometry Teaching;Educação;Interdisciplinaridade;Ensino de Geometria;Piet Mondrian
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 31-Aug-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: RODRIGUES, M.S. Possibilidade de interação entre a matemática e a arte no ensino fundamental: Uma proposta de atividade em sala de aula. 2016. 45 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2016.
Abstract: O processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de Artes e Matemática no âmbito do Ensino Fundamental enfrenta uma série de difculdades. Essas dificuldades vivenciadas por professores e alunos no contexto escolar enfatizam a necessidade de repensarmos as práticas pedagógicas que envolvem essas disciplinas. A proposta deste trabalho é refletir sobre possibilidades interdisciplinares entre Artes e Matemática, reconhecendo, em particular, as contribuições que uma abordagem deste tipo pode auxiliar no aprendizado de Geometria no Ensino Fundamental. Para isso foi utilizada a análise da obra “Composição em Vermelho, Amarelo e Azul” do artista plático Piet Mondrian como ponto de partida para elaboração de uma atividade pedagógica que promovesse o diálogo entre Artes e Geometria. Através do processo de leitura de imagem e da discussão de conceitos geométricos, propomos uma atividade pedagógica voltada para o 6º ano do Ensino Fundamental. Em caráter complementar e com um olhar qualitativo, aplicamos a atividade proposta a um grupo de alunos dessa série da Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, da rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro.
Abstract: The process of teaching and learning in the disciplines of Arts and Mathematics in the Elementary School faces a number of diffculties. These difficulties experienced by teachers and students in the school context emphasize the need to rethink the pedagogical practices involving these disciplines. The purpose of this paper is to discuss interdisciplinary possibilities of Arts and Mathematics, recognizing in particular the contributions that such an approach can help in Geometry learning in Elementary School. For this analysis was used the work "Composition in Red, Yellow and Blue" of artist plastic Piet Mondrian as starting point for developing a pedagogical activity that promotes dialogue between Art and Geometry. Through the image reading process and discussion of geometric concepts, we propose a pedagogical activity for the 6th year of Elementary School. In a complementary character and qualitative look, we apply the proposed activity to a group of students of this series of the Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, from the municipal education network of the city of Rio de Janeiro.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15595
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Mírian de Sousa Rodrigues.pdfDocumento principal830.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.