Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15597
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMatos, Marcos Guedes de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:41Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:41Z-
dc.date.issued2016-08-31
dc.identifier.citationMATOS, Marcos Guedes de. O uso do Geogebra em sala de aula como proposta para facilitar a aprendizagem dos números complexos. 2016. 116 f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15597-
dc.description.abstractA proposta deste trabalho é mostrar que é possível trabalhar conteúdos matemáticos com o auxílio de fatores tecnológicos presentes no cotidiano do aluno, como celulares e tablets, fazendo uso de um software mundialmente conhecido e premiado, o GeoGebra. E para atingir este objetivo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com professores da rede estadual de ensino que atuam no município de Paracambi-RJ. Além disso, experiências foram desenvolvidas com dois grupos, formados por alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves, localizado no Município de Paracambi-RJ, aplicando metodologias distintas a cada grupo, a fim de estudar os resultados obtidos.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectComplex numberseng
dc.subjectTechnology in Learningeng
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectNúmeros complexospor
dc.subjectTecnologia na Aprendizagempor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.titleO uso do GeoGebra em sala de aula como proposta para facilitar a aprendizagem dos números complexospor
dc.title.alternativeThe use of Geogebra in the classroom as a proposal to facilitate the learning of complex numberseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe purpose of this paper is to show that you can work mathematical content with the aid of technological devices in the student's daily life, such as phones and tablets, making use of a world-renowned and award-winning software, GeoGebra. And to achieve this goal, we developed a qualitative research with teachers from state schools operating in the municipality of Paracambi-RJ. In addition, experiments were developed with two groups formed by students of the 3rd year of high school State College President Rodrigues Alves, located in the municipality of Paracambi-RJ, applying different methodologies for each group, in order to study the results.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.advisor1ID032.136.676-09por
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee2Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.referee3Freire, Emerson Souza
dc.creator.ID106.549.587-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140907918714494por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7100/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20038/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26361/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32746/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39178/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45560/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51948/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58354/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1642
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-05-12T19:15:41Z No. of bitstreams: 1 2016 - Marcos Guedes de Matos.pdf: 2810699 bytes, checksum: 5df934a2d6cc5b3422a4a09a634ed143 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-12T19:15:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Marcos Guedes de Matos.pdf: 2810699 bytes, checksum: 5df934a2d6cc5b3422a4a09a634ed143 (MD5) Previous issue date: 2016-08-31eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Marcos Guedes de Matos.pdfDocumento principal2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.