Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15597
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso do GeoGebra em sala de aula como proposta para facilitar a aprendizagem dos números complexos |
Título(s) alternativo(s): | The use of Geogebra in the classroom as a proposal to facilitate the learning of complex numbers |
Autor(es): | Matos, Marcos Guedes de |
Orientador(a): | Pereira, Orlando dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Orlando dos Santos |
Segundo membro da banca: | Oliveira Júnior, Montauban Moreira de |
Terceiro membro da banca: | Freire, Emerson Souza |
Palavras-chave: | Education;Complex numbers;Technology in Learning;Educação;Números complexos;Tecnologia na Aprendizagem;GeoGebra |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Data do documento: | 31-Ago-2016 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | MATOS, Marcos Guedes de. O uso do Geogebra em sala de aula como proposta para facilitar a aprendizagem dos números complexos. 2016. 116 f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016. |
Resumo: | A proposta deste trabalho é mostrar que é possível trabalhar conteúdos matemáticos com o auxílio de fatores tecnológicos presentes no cotidiano do aluno, como celulares e tablets, fazendo uso de um software mundialmente conhecido e premiado, o GeoGebra. E para atingir este objetivo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com professores da rede estadual de ensino que atuam no município de Paracambi-RJ. Além disso, experiências foram desenvolvidas com dois grupos, formados por alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves, localizado no Município de Paracambi-RJ, aplicando metodologias distintas a cada grupo, a fim de estudar os resultados obtidos. |
Abstract: | The purpose of this paper is to show that you can work mathematical content with the aid of technological devices in the student's daily life, such as phones and tablets, making use of a world-renowned and award-winning software, GeoGebra. And to achieve this goal, we developed a qualitative research with teachers from state schools operating in the municipality of Paracambi-RJ. In addition, experiments were developed with two groups formed by students of the 3rd year of high school State College President Rodrigues Alves, located in the municipality of Paracambi-RJ, applying different methodologies for each group, in order to study the results. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15597 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016 - Marcos Guedes de Matos.pdf | Documento principal | 2.74 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.