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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15732
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coelho, Aloisio Diogo Martins | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:21:49Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:21:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-20 | |
dc.identifier.citation | COELHO, Aloisio Diogo Martins. Êxitos e obstáculos na implementação dos jogos didáticos como uma estratégia de ensino na prática docente. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15732 | - |
dc.description.abstract | A aprendizagem em Química se caracteriza por meio do entendimento de uma linguagem específica, como também apropriada para descrever os fenômenos naturais. Algumas das abordagens de ensino mais comuns são palestras, modelagem, exercícios práticos, resolução de problemas, estudos de caso, demonstração, autoaprendizagem e tutoriais. Há muitas maneiras de ensinar, mas o aluno tem que estar motivado e ter a capacidade de prestar atenção. Em muitas áreas de aprendizagem, o aspecto lúdico pode ser útil. Pode ajudar a reforçar o conteúdo, ajudando os alunos a socializar, ajudando a criatividade e a cooperação/competição. O professor seria então mais um facilitador do processo de aprendizagem, em vez de um detentor autoritário do conhecimento. Participar de jogos focados coloca o aluno em um cenário que facilita sua motivação. Os jogos desenvolvidos individualmente ou em grupo podem permitir que o aluno seja o protagonista de sua aprendizagem. Desse modo, o presente trabalho apresentou a relevância da implementação de jogos didáticos em sala de aula a partir de autores clássicos e contemporâneos, por meio de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, realizada através de livros, artigos acadêmicos, periódicos e sites especializados quanto ao tema escolhido, onde as palavras-chave introduzidas foram: jogo didático, estratégia didática, ciências e Química. A partir disso, foi possível observar uma robustez teórica no assunto, também foi possível selecionar os principais jogos didáticos que foi desenvolvido nos últimos anos no cenário nacional, e além disso, por meio de um questionário elaborado foi possível observar que a maioria dos docentes não aplicam o jogo didático como uma estratégia de ensino aprendizagem, então foram discutidas as causas da não utilização desta ferramenta e também os seus êxitos. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Jogos Didáticos | por |
dc.subject | Química | por |
dc.subject | Ensino Médio | por |
dc.subject | Didactic Games | eng |
dc.subject | Chemistry | eng |
dc.subject | High School | eng |
dc.title | Êxitos e obstáculos na implementação dos jogos didáticos como uma estratégia de ensino na prática docente | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Learning in Chemistry is characterized by understanding a specific language, as well as appropriate to describe natural phenomena. Some of the most common teaching approaches are lectures, modeling, hands-on exercises, problem solving, case studies, demonstration, self-study, and tutorials. There are many ways to teach, but the student has to be motivated and have the ability to pay attention. In many areas of learning, the playful aspect can be helpful. It can help reinforce content, helping students to socialize, helping creativity and cooperation/competition. The teacher would then be more of a facilitator of the learning process, instead of an authoritative holder of knowledge. Participating in focused games places the student in a scenario that facilitates their motivation. Games developed individually or in groups can allow the student to be the protagonist of their learning. In this way, the present work presented the relevance of implementing didactic games in the classroom from classic and contemporary authors, through a bibliographical research, of a qualitative nature, carried out through books, academic articles, periodicals and specialized websites regarding to the chosen theme, where the keywords introduced were: didactic game, didactic strategy, science and Chemistry. From this, it was possible to observe a theoretical robustness in the subject, it was also possible to select the main didactic games that were developed in the last years in the national scenario, and in addition, through a questionnaire elaborated it was possible to observe that the majority of the professors did not apply the didactic game as a teaching-learning strategy, then the reasons for not using this tool and also its successes were discussed. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues dos | |
dc.contributor.referee1 | Santos, Claudio Eduardo Rodrigues dos | |
dc.contributor.referee2 | Castilho, Roberto Barbosa de | |
dc.contributor.referee3 | Bernardes, Bauer de Oliveira | |
dc.creator.ID | 095.561.947-54 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Química | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | ALBUQUERQUE, T. F. S. & SILVA, A. M. Metodologia do Ensino de Química Através da Ludicidade. Disponível em: http://www.abq.org.br/simpequi/2006/trabalhos/11-102- t1.htm. ALFAGEME, B. Apriendendo Habilidades com Videojuegos. 2002. Disponível em:<www.revistacomunicar.com/verpdf.php?numero=19&articulo=19-2002-20> ALMEIDA, Michely. Jogos da memória para o ensino do corpo humano em Ciências e Biologia. 2013. 90f. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira, 2013. ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. ANTUNES, Celso. O Jogo e a Educação Infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir, fascículo 15. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003, 4ª edição. AQUINO, S.; JESUS BORGES, M. P. O ensino de ciências e a importância da metodologia para a aprendizagem: Uma experiência vivida em estágio na cidade de Fortim. In: I SIMPÓSIO DE PESQUISA, 2009: Aracati. 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