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Tipo do documento: Dissertação
Título: Êxitos e obstáculos na implementação dos jogos didáticos como uma estratégia de ensino na prática docente
Autor: Coelho, Aloisio Diogo Martins
Orientador(a): Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues dos
Primeiro membro da banca: Santos, Claudio Eduardo Rodrigues dos
Segundo membro da banca: Castilho, Roberto Barbosa de
Terceiro membro da banca: Bernardes, Bauer de Oliveira
Palabras clave: Jogos Didáticos;Química;Ensino Médio;Didactic Games;Chemistry;High School
Área(s) do CNPq: Química
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 20-dic-2022
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Química
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
Citación: COELHO, Aloisio Diogo Martins. Êxitos e obstáculos na implementação dos jogos didáticos como uma estratégia de ensino na prática docente. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.
Resumen: A aprendizagem em Química se caracteriza por meio do entendimento de uma linguagem específica, como também apropriada para descrever os fenômenos naturais. Algumas das abordagens de ensino mais comuns são palestras, modelagem, exercícios práticos, resolução de problemas, estudos de caso, demonstração, autoaprendizagem e tutoriais. Há muitas maneiras de ensinar, mas o aluno tem que estar motivado e ter a capacidade de prestar atenção. Em muitas áreas de aprendizagem, o aspecto lúdico pode ser útil. Pode ajudar a reforçar o conteúdo, ajudando os alunos a socializar, ajudando a criatividade e a cooperação/competição. O professor seria então mais um facilitador do processo de aprendizagem, em vez de um detentor autoritário do conhecimento. Participar de jogos focados coloca o aluno em um cenário que facilita sua motivação. Os jogos desenvolvidos individualmente ou em grupo podem permitir que o aluno seja o protagonista de sua aprendizagem. Desse modo, o presente trabalho apresentou a relevância da implementação de jogos didáticos em sala de aula a partir de autores clássicos e contemporâneos, por meio de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, realizada através de livros, artigos acadêmicos, periódicos e sites especializados quanto ao tema escolhido, onde as palavras-chave introduzidas foram: jogo didático, estratégia didática, ciências e Química. A partir disso, foi possível observar uma robustez teórica no assunto, também foi possível selecionar os principais jogos didáticos que foi desenvolvido nos últimos anos no cenário nacional, e além disso, por meio de um questionário elaborado foi possível observar que a maioria dos docentes não aplicam o jogo didático como uma estratégia de ensino aprendizagem, então foram discutidas as causas da não utilização desta ferramenta e também os seus êxitos.
Abstract: Learning in Chemistry is characterized by understanding a specific language, as well as appropriate to describe natural phenomena. Some of the most common teaching approaches are lectures, modeling, hands-on exercises, problem solving, case studies, demonstration, self-study, and tutorials. There are many ways to teach, but the student has to be motivated and have the ability to pay attention. In many areas of learning, the playful aspect can be helpful. It can help reinforce content, helping students to socialize, helping creativity and cooperation/competition. The teacher would then be more of a facilitator of the learning process, instead of an authoritative holder of knowledge. Participating in focused games places the student in a scenario that facilitates their motivation. Games developed individually or in groups can allow the student to be the protagonist of their learning. In this way, the present work presented the relevance of implementing didactic games in the classroom from classic and contemporary authors, through a bibliographical research, of a qualitative nature, carried out through books, academic articles, periodicals and specialized websites regarding to the chosen theme, where the keywords introduced were: didactic game, didactic strategy, science and Chemistry. From this, it was possible to observe a theoretical robustness in the subject, it was also possible to select the main didactic games that were developed in the last years in the national scenario, and in addition, through a questionnaire elaborated it was possible to observe that the majority of the professors did not apply the didactic game as a teaching-learning strategy, then the reasons for not using this tool and also its successes were discussed.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15732
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

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