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Tipo do documento: Dissertação
Title: Utilização de realidade aumentada para o ensino de Estereoisomeria no Ensino Médio
Other Titles: Use of augmented reality for teaching stereoisomery in High School
Authors: Rocha, Luís Felipe Lage da
Orientador(a): Santos, André Marques dos
Primeiro membro da banca: Santos, André Marques dos
Segundo membro da banca: Santos, Claudio Eduardo Rodrigues dos
Terceiro membro da banca: Pereira, Ana Carolina Callegario
Quarto membro da banca: Gomes, Maria de Fátima Teixeira
Quinto membro da banca: Suzart, Luciano Ramos
Keywords: Isomeria;ensino de química;objetos virtuais de aprendizagem;tecnologias de informação e comunicação;Isomerism;chemistry teaching;Virtual Learning Objects;Information and Communication Technologies
Área(s) do CNPq: Química
Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Jan-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Química
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
Citation: ROCHA, Luís Felipe Lage da. Utilização de realidade aumentada para o ensino de Estereoisomeria no Ensino Médio. 2021. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
Abstract: A educação sempre foi o principal motor no desenvolvimento de padrões para sociedade. Por esse motivo, os professores sofrem a pressão para evoluir e modernizar suas aulas em um processo em que a tecnologia e a conectividade estejam presentes em todo momento. Como os “Smartphones” e “tablets” são cada vez mais comuns em salas de aula, deve-se utilizar as possibilidades que estes aparelhos permitem e transformem as aulas. Um dos recursos permitidos são os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) que transmitem uma motivação extra aos alunos. O OVA deste trabalho trata-se de um aplicativo de visualização de moléculas em Realidade Aumentada para o ensino de Estereoisomeria no Ensino Médio. Tendo em consideração que uma das dificuldades, ou a maior delas, no conteúdo de estereoisomeria, é a visualização das moléculas fora do papel ou quadro. Este trabalho foi realizado com ajuda de outros professores voluntários e de graduandos de todas as regiões do Brasil que responderam remotamente formulários de avaliação para o desenvolvimento deste app. Todas as animações utilizadas neste trabalho para o OVA foram criadas com software gratuito e serão disponibilizados através de um link do Google Drive. Após a avaliação do produto por meio de questionários eletrônicos constatou-se que a ferramenta tem potencial para auxiliar no ensino-aprendizado de estereoisomeria, auxiliando a visualização tridimensional das moléculas e sendo assim de melhor compreensão por parte dos alunos. É importante a continuação do estudo da realidade aumentada em forma de OVA não somente para quimica como também para demais disciplinas do ensino médio.
Abstract: Education has always been the main driver in the development of standards for society. For this reason, teachers are under pressure to evolve and modernize their classes in a process in which technology and connectivity are always present. As “Smartphones” and “tablets” are more and more common in classrooms, one should use the possibilities that these devices allow and transform the classes. One of the allowed features is the Virtual Learning Objects (OVAs) that convey extra motivation to students. The OVA of this work is an application of visualization of molecules in Augmented Reality for the teaching of Stereoisomery in High School. Bearing in mind that one of the difficulties, or the biggest one, in the stereoisomeric content, is the visualization of the molecules outside the paper or board. This work was carried out with the help of other volunteer teachers and graduates from all regions of Brazil who remotely answered assessment forms for the development of this app. All the animations used in this work for OVA were created with free software and will be made available through a Google Drive link. After evaluating the product using electronic questionnaires, it was found that the tool has the potential to assist in the teaching-learning of stereoisomers, helping the three-dimensional visualization of the molecules and thus being better understood by the students. It is important to continue the study of augmented reality in the form of OVA not only for chemistry but also for other high school subjects.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15734
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

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