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dc.contributor.authorFreitas, Clayton Gomide de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:21:51Z-
dc.date.available2023-12-22T03:21:51Z-
dc.date.issued2019-10-02
dc.identifier.citationFREITAS, Clayton Gomide de. Ensino de Química em espaços não formais. Uma abordagem acerca da temática “Energia e Química Ambiental”. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15739-
dc.description.abstractNeste trabalho avaliou-se a ação da abordagem da temática “Energia e Química Ambiental” no ensino e aprendizagem de Química em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio do CESA, localizado na Lapa, bairro da região central do Rio de Janeiro. A dinâmica de trabalho foi inspirada na didática pedagógica histórico-crítica de João Luiz Gasparin. Inicialmente foi aplicado um questionário diagnóstico, com dez questões, para reconhecer o nível de informações que os alunos continham. Observou-se que 80% dos 75 estudantes avaliados desconheciam termos como: sustentabilidade, Química Ambiental e biodiversidade. Por outro lado, tinham certa familiaridade com tópicos como: reciclagem, poluição e impacto ambiental. As estratégias adotadas foram definidas para possibilitar um tratamento mais refinado dos assuntos desconhecidos. Como plano de trabalho traçou-se então um planejamento contendo quatro subtemas, um para cada bimestre, são eles: água, poluição, energia e sustentabilidade. Adotou-se como ações pedagógicas estratégicas para o trabalho o ensino em ambientes não formais, o uso de metodologia por projetos e a realização de atividades diversificadas em espaços formais. Os locais escolhidos como ambientes não formais foram o Museu do Amanhã, Casa da ciência-UFRJ e a Floresta da Tijuca. Entre as ações realizadas por projetos em ambientes formais, destacam-se as aulas expositivas realizadas tanto em sala de aula quanto no Laboratório de Ciências do CESA, filmes, videoaulas e aplicação de questionários diagnóstico e avaliativo. No quarto bimestre, o enfoque foi em atividades lúdicas, tais como: projetos de experimentos, maquetes, mural interativo, poesias, músicas, produção de vídeos e visitas experienciais. Os alunos trabalharam na Feira Cultural do Meio Ambiente, com participação da comunidade escolar, onde puderam expor os produtos obtidos nas ações da Aprendizagem por Projetos. Ainda no âmbito desta pesquisa, foi promovida a criação e apresentação de uma peça teatral intitulada “O despertar para o amanhã”, que se apresenta também como produto desta pesquisa. O resultado das diversas ações realizadas nos ambientes não formais e formais foi demonstrado satisfatório em relação ao interesse dos alunos pelos temas, pelas visitas, pela disciplina e retenção dos conhecimentos. Recomenda-se a adoção desta abordagem a fim de atingir a motivação entre os alunos para a aprendizagem de Química.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuímica ambientalpor
dc.subjectEspaços não formaispor
dc.subjectEnsino por projetospor
dc.titleEnsino de química em espaços não formais. Uma abordagem acerca da temática “Energia e Química Ambiental”por
dc.title.alternativeChemistry teaching in spaces of non-formal education. An approach on the theme “Energy and Environmental Chemistry”eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this work, an approach of the theme "Energy and Environmental Chemistry" was evaluated in the chemistry teaching and learning process in three classes of the first year of high school in CESA, located in Lapa, neighborhood of central Rio de Janeiro city. The work was inspired by João Luiz Gasparin's historical-critical pedagogical didactics. Initially, a diagnostic questionnaire with ten questions was applied in order to recognize the level of information that the students had as background. 80% of the 75 students evaluated were unaware of terms such as sustainability, Environmental Chemistry and biodiversity. On the other hand, they had some familiarity with topics such as recycling, pollution and environmental impact. The strategies adopted from this point on were defined to allow a more refined treatment of unknown subjects. As a work plan, a scheme of four sub-themes, one for each quarter, was outlined: water, pollution, energy and sustainability. The following pedagogical actions were adopted: teaching in spaces of non-formal education, and the choice for project-based learning and the accomplishment of diversified activities in formal spaces. The chosen spaces for non-formal education were: Museu do Amanhã, Casa da ciência-UFRJ and the Tijuca Forest. Among the actions carried out by projects in formal spaces are the expository classes held both in the classroom and at the CESA Science Laboratory, films, video lessons and application of diagnostic and evaluative questionnaires. In the fourth quarter, the focus was on playful activities, such as: experimental projects, models, interactive mural, poetry, music, video production and experiential visits. The students worked at the Cultural Environment Fair, with the participation of the school community, where they could exhibit the products obtained in the Learning by Projects actions. Also within the scope of this research, the creation and presentation of a play entitled “Awakening to Tomorrow” was promoted, which is also presented as a product of this research. The result of the various actions carried out in nonformal and formal environments was shown to be satisfactory in relation to the students' interest in the themes, visits, discipline and retention of knowledge. It is recommended to adopt this approach in order to achieve motivation among students for learning chemistryeng
dc.contributor.advisor1Bauerfeldt, Glauco Favilla
dc.contributor.advisor1IDCPF: 069.023.487-23por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1876040291299143por
dc.contributor.referee1Bauerfeldt, Glauco Favilla
dc.contributor.referee1IDCPF: 069.023.487-23por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1876040291299143por
dc.contributor.referee2Moreira, Leonardo Maciel
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0543-9085por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4169284823457467por
dc.contributor.referee3Bernardo, José Roberto da Rocha
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3912-5786por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5591902114392229por
dc.creator.IDCPF: 818.756.906-97por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5048946805636370por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBEHRENS, M. A. Paradigmas da Complexidade: Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. PCNs, parte específica de Ensino de Química. Brasília: MEC, 2002. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Lei n. 9.795/1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321 Acessado em: 10 agosto. 2018. CÔRTES JÚNIOR; Lailton Passos. As Representações Sociais de Química Ambiental: contribuições para a formação de bacharéis e professores de Química. PhD Thesis: Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. COSTA NETO, P. R.: Rossi, L.F.S.; Zagonel, G. F.; Ramos, L.P.; Química Nova, 2000. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. DIAS, G. F.; Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004. FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. FROHLICH, Fernanda Carolina; SILVA, Camila Silveira da. A Química em espaços de educação não formal: uma análise dos museus de ciências da região sul do Brasil. UTFPR, 2017. FURTADO, Janine Dorneles. Os caminhos da Educação Ambiental nos espaços formais de ensino-aprendizagem: qual o papel da política nacional de educação ambiental?. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Universidade Federal do Rio Grande Campus Carreiros. Rio Grande: Rio Grande do Sul, 2009. GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. In: São Paulo em Perspectiva, v.14, n. 2, São Paulo, 2000 GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3 Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. HERNANDEZ, F; VENTURA, M. Transgressão e Mudança na Educação. Porto Alegre: ArtMed, 1998. LIBERATO, P. A.; Avaliação da aprendizagem no ensino de Química: Práticas e concepções sob a perspectiva docente. Monografia, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2015. 78 MANAHAN, S. E.; Química Ambiental. Tradução: Felix Nonnenmacher; revisão técnica. Wilson de Figueiredo Jardim. 9 Ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. MORIN, E.; A cabeça bem feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. 16 ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2009. MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química para o ensino médio: Volume único. São Paulo: Scipione, 2002. NOVAIS, V.L.D.; A relação da escola com a formação do professor de Ensino Fundamental e Médio: da grade ao caleidoscópio. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. PERRENOUD, P.; Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. SOARES, E.; OLIVEIRA, B.; MEDEIROS, F.; SILVA, H.; GOMES, M.; FREITAS, R.; QUADROS, A. Mostra de Ciências: a Educação Não Formal promovendo o engajamento dos estudantes para a Ciência Química. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. UFBA, 2012. SOARES, Érico Augusto Rodrigues, et al. Mostra de Ciências: a Educação Não Formal promovendo o engajamento dos estudantes para a Ciência Química. XVI ENEQ/X EDUQUI-ISSN: 2179-5355, 2013. ZABALA, A.; A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.por
dc.subject.cnpqQuímicapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69114/2019%20-%20Clayton%20Gomide%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5608
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-05-04T20:06:35Z No. of bitstreams: 1 2019 - Clayton Gomide de Freitas.pdf: 2523272 bytes, checksum: 1d057018df44160e82e2c1927daac2b1 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-04T20:06:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Clayton Gomide de Freitas.pdf: 2523272 bytes, checksum: 1d057018df44160e82e2c1927daac2b1 (MD5) Previous issue date: 2019-10-02eng
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