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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de química em espaços não formais. Uma abordagem acerca da temática “Energia e Química Ambiental”
Otros títulos: Chemistry teaching in spaces of non-formal education. An approach on the theme “Energy and Environmental Chemistry”
Autor: Freitas, Clayton Gomide de
Orientador(a): Bauerfeldt, Glauco Favilla
Primeiro membro da banca: Bauerfeldt, Glauco Favilla
Segundo membro da banca: Moreira, Leonardo Maciel
Terceiro membro da banca: Bernardo, José Roberto da Rocha
Palabras clave: Química ambiental;Espaços não formais;Ensino por projetos
Área(s) do CNPq: Química
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 2-oct-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Química
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
Citación: FREITAS, Clayton Gomide de. Ensino de Química em espaços não formais. Uma abordagem acerca da temática “Energia e Química Ambiental”. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumen: Neste trabalho avaliou-se a ação da abordagem da temática “Energia e Química Ambiental” no ensino e aprendizagem de Química em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio do CESA, localizado na Lapa, bairro da região central do Rio de Janeiro. A dinâmica de trabalho foi inspirada na didática pedagógica histórico-crítica de João Luiz Gasparin. Inicialmente foi aplicado um questionário diagnóstico, com dez questões, para reconhecer o nível de informações que os alunos continham. Observou-se que 80% dos 75 estudantes avaliados desconheciam termos como: sustentabilidade, Química Ambiental e biodiversidade. Por outro lado, tinham certa familiaridade com tópicos como: reciclagem, poluição e impacto ambiental. As estratégias adotadas foram definidas para possibilitar um tratamento mais refinado dos assuntos desconhecidos. Como plano de trabalho traçou-se então um planejamento contendo quatro subtemas, um para cada bimestre, são eles: água, poluição, energia e sustentabilidade. Adotou-se como ações pedagógicas estratégicas para o trabalho o ensino em ambientes não formais, o uso de metodologia por projetos e a realização de atividades diversificadas em espaços formais. Os locais escolhidos como ambientes não formais foram o Museu do Amanhã, Casa da ciência-UFRJ e a Floresta da Tijuca. Entre as ações realizadas por projetos em ambientes formais, destacam-se as aulas expositivas realizadas tanto em sala de aula quanto no Laboratório de Ciências do CESA, filmes, videoaulas e aplicação de questionários diagnóstico e avaliativo. No quarto bimestre, o enfoque foi em atividades lúdicas, tais como: projetos de experimentos, maquetes, mural interativo, poesias, músicas, produção de vídeos e visitas experienciais. Os alunos trabalharam na Feira Cultural do Meio Ambiente, com participação da comunidade escolar, onde puderam expor os produtos obtidos nas ações da Aprendizagem por Projetos. Ainda no âmbito desta pesquisa, foi promovida a criação e apresentação de uma peça teatral intitulada “O despertar para o amanhã”, que se apresenta também como produto desta pesquisa. O resultado das diversas ações realizadas nos ambientes não formais e formais foi demonstrado satisfatório em relação ao interesse dos alunos pelos temas, pelas visitas, pela disciplina e retenção dos conhecimentos. Recomenda-se a adoção desta abordagem a fim de atingir a motivação entre os alunos para a aprendizagem de Química.
Abstract: In this work, an approach of the theme "Energy and Environmental Chemistry" was evaluated in the chemistry teaching and learning process in three classes of the first year of high school in CESA, located in Lapa, neighborhood of central Rio de Janeiro city. The work was inspired by João Luiz Gasparin's historical-critical pedagogical didactics. Initially, a diagnostic questionnaire with ten questions was applied in order to recognize the level of information that the students had as background. 80% of the 75 students evaluated were unaware of terms such as sustainability, Environmental Chemistry and biodiversity. On the other hand, they had some familiarity with topics such as recycling, pollution and environmental impact. The strategies adopted from this point on were defined to allow a more refined treatment of unknown subjects. As a work plan, a scheme of four sub-themes, one for each quarter, was outlined: water, pollution, energy and sustainability. The following pedagogical actions were adopted: teaching in spaces of non-formal education, and the choice for project-based learning and the accomplishment of diversified activities in formal spaces. The chosen spaces for non-formal education were: Museu do Amanhã, Casa da ciência-UFRJ and the Tijuca Forest. Among the actions carried out by projects in formal spaces are the expository classes held both in the classroom and at the CESA Science Laboratory, films, video lessons and application of diagnostic and evaluative questionnaires. In the fourth quarter, the focus was on playful activities, such as: experimental projects, models, interactive mural, poetry, music, video production and experiential visits. The students worked at the Cultural Environment Fair, with the participation of the school community, where they could exhibit the products obtained in the Learning by Projects actions. Also within the scope of this research, the creation and presentation of a play entitled “Awakening to Tomorrow” was promoted, which is also presented as a product of this research. The result of the various actions carried out in nonformal and formal environments was shown to be satisfactory in relation to the students' interest in the themes, visits, discipline and retention of knowledge. It is recommended to adopt this approach in order to achieve motivation among students for learning chemistry
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15739
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

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