Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15744
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Análise da metodologia de aprendizagem baseada em projeto no ensino de química aplicada a mostra brasileira de foguetes no colégio estadual profissionalizante de administração |
Other Titles: | Analysis of the project-based learning methodology in applied chemistry teaching at the Brazilian rocket show at the state professional college of administration |
Authors: | Mendes, Sérgio Henrique dos santos |
Orientador(a): | Castilho, Roberto Barbosa de |
Primeiro coorientador: | Bauerfeldt, Glauco Favilla |
Primeiro membro da banca: | Castilho, Roberto Barbosa de |
Segundo membro da banca: | Miranda, Jussara Lopes de |
Terceiro membro da banca: | Santos, André Marques dos |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de |
Quinto membro da banca: | Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues dos |
Keywords: | PBL;Métodos de aprendizagem colaborativa;Ensino tradicional versus ensino progressista;Mostra brasileira de foguetes;PBL;collaborative learning methods;traditional versus progressive teaching;Brazilian rocket show |
Área(s) do CNPq: | Química |
Idioma: | por |
Issue Date: | 15-May-2020 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Química |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
Citation: | MENDES, Sérgio Henrique dos santos. Análise da metodologia de aprendizagem baseada em projeto no ensino de química aplicada a mostra brasileira de foguetes no colégio estadual profissionalizante de administração. 2020. 77 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. |
Abstract: | Este projeto de pesquisa está inserido na linha dos trabalhos que buscam compreender a conjunção entre a Educação Profissional e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) ou Project-Based Learning (PBL). Optou-se por utilizar o método misto de estudo (quantitativa e qualitativa), de acordo com Creswell (2017). Seu objetivo visa comparar os resultados alcançados no processo de ensino e aprendizagem entre a ABP e o ensino tradicional e se é possível aplicar a metodologia de projetos ao ensino de química em turmas de primeira série do ensino médio profissionalizante em administração em um Colégio Estadual da zona oeste do Estado do Rio de Janeiro. Envolve uma revisão de literatura sobre a ABP e um estudo de caso na Unidade Escolar, com coleta de dados por análise de documentos e observação participante. Um dos produtos resultante das atividades dos alunos no curso é um livro de contos infantis (Brincando com a Química), expondo uma abordagem científica. A combinação entre um projeto interdisciplinar e metodologias ativas gera, dentre outros resultados, a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem por parte dos alunos e sua preparação adequada para o mercado de trabalho. Os resultados são descritos neste estudo e as conclusões demonstraram que o processo mostrou alunos com bom domínio dos assuntos aplicados ao projeto colocando-os a favor desse novo modelo de aprendizagem, pois além de descontrair facilita compreender os conteúdos curriculares aplicados a disciplina de química. Neste contexto, a conciliação entre a metodologia da aprendizagem baseada em projetos e à formação profissional podem gerar práticas docentes inovadoras, superando limitações dos modelos tradicionais de ensino |
Abstract: | This research project is inserted in the line of works that seek to understand the conjunction between Professional Education and Project-Based Learning (PBL) or Project-Based Learning (PBL). It was decided to use the mixed study method (quantitative and qualitative), according to Creswell (2017). Its objective is to compare the results achieved in the teaching and learning process between ABP and traditional education and whether it is possible to apply the methodology of projects to teaching chemistry in first-grade classes in vocational high school in administration at a State College in the area west of the State of Rio de Janeiro. It involves a literature review on PBL and a case study at the School Unit, with data collection through document analysis and participant observation. One of the products resulting from the students' activities in the course is a children's storybook (Playing with Chemistry), exposing a scientific approach. The combination of an interdisciplinary project and active methodologies generates, among other results, the reflection on the learning process by the students and their adequate preparation for the job market. The results are described in this study and the conclusions showed that the process showed students with a good command of the subjects applied to the project, putting them in favor of this new learning model, because in addition to relaxing, it facilitates understanding the curricular contents applied to the discipline of chemistry. In this context, the conciliation between the project-based learning methodology and professional training can generate innovative teaching practices, overcoming limitations of traditional teaching models |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15744 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Sérgio Henrique dos Santos Mendes.pdf | 2020 - Sérgio Henrique dos Santos Mendes | 1.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.