Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15775
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Priscila Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T16:06:24Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T16:06:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15775 | - |
dc.description.abstract | O Projeto Bairro-escola Nova Iguaçu, que funcionou nos anos de 2006 a 2010, na gestão do Prefeito Lindberg Farias do Partido dos Trabalhadores (PT), foi uma política pública educacional que tinha como principal objetivo transformar os diversos espaços dos bairros em grandes salas de aula, buscando valorizar não só os aspectos educacionais como também reconhecer a importância de valores sociais, culturais, morais e éticos na formação do ser humano. Foi, também, um projeto de intervenção urbana que teve como seu pontapé inicial e como linha de chegada a busca pela educação integral. Seu principal pressuposto foi o reconhecimento de que as pessoas se educam na cidade, em suas redes sociais, nos lugares, territórios onde vivem. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a implementação e as consequências da descontinuidade dessa política pública de educação, tendo como campo de pesquisa a Escola Municipal Professora Anna Maria Ramalho, localizada no centro do bairro Miguel Couto em Nova Iguaçu. Para percorrer esse caminho, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, análise documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas. O eixo central desse novo programa de atuação do poder público, era construir uma política que valorizasse profundamente a educação pública incentivando a criação de um espaço escolar integrado à comunidade. O Projeto Bairro-escola foi considerado pelos seus idealizadores como uma política bem-sucedida, porém a superficialidade das ações para a sua implantação e a descontinuidade dessa política revelaram suas limitações e resultados modestos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Cidade Educadora | pt_BR |
dc.subject | Projeto Bairro-escola | pt_BR |
dc.subject | Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.subject | Miguel Couto | pt_BR |
dc.subject | Public Policies | pt_BR |
dc.subject | Educating City | pt_BR |
dc.subject | Project Bairro-escola | pt_BR |
dc.title | O projeto bairro-escola em Nova Iguaçu: análise da implementação e da descontinuidade em Miguel Couto | pt_BR |
dc.title.alternative | The Nova Iguaçu Project bairro-escola: analysis of implementation and discontinuity at Miguel Couto | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | The Nova Iguaçu School District Project, which operated from 2006 to 2010, under Mayor Lindberg Farias of the Workers' Party (PT), was a public educational policy whose main objective was to transform the various spaces of the neighborhoods into large classrooms, seeking to value not only educational aspects but also recognize the importance of social values, cultural, moral and ethical aspects in the formation of the human being. It was also an urban intervention project that had as its kickoff and as the finish line the search for comprehensive education. Its main assumption was the recognition that people educate themselves in the city, in their social networks, in the places, territories where they live. This work has as general objective to analyze the implementation and consequences of the discontinuity of this public education policy, having as research field the Municipal School Professor Anna Maria Ramalho, located in the center of the Miguel Couto neighborhood in Nova Iguaçu. To follow this path, the methodology used was bibliographic review, documentary analysis, field research and semi-structured interviews. The central axis of this new program of action of the public authorities was to build a policy that deeply valued public education by encouraging the creation of a school space integrated with the community. The Neighborhood- school Project was considered by its creators as a successful policy, but the superficiality of the actions for its implementation and the discontinuity of this policy revealed its limitations and modest results. | en |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, André Santos da | - |
dc.contributor.advisor1ID | 098.642.507-95 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-0547-5550 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2627389248313918 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, André Santos da | - |
dc.contributor.referee1ID | 098.642.507-95 | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-0547-5550 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2627389248313918 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Clézio dos | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-8491-1802 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3525247325350570 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno | - |
dc.contributor.referee3ID | 018.754.207-46 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6419381506694839 | pt_BR |
dc.creator.ID | 039.353.734-06 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0289651562542719 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.relation.references | ARAÚJO, Emílio et.al. Governo Lindberg: entre a escola cidadã e a exclusão educacional. Nova Iguaçu, CEAPE, 2006, 129 p. ARENDT, H. O que é Política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. AVILEZ, Carlos Rodrigo. Bairro-escola: da prática à reflexão. In:. WERNER, Claudia Maria Lima, OLIVEIRA, Floriano José Godinho de. RIBEIRO, Patricia Tavares (Org). Políticas públicas: interações e urbanidades. Rio de Janeiro: Letra capital, 2013. p. 185-199. BRASIL. Lei nº 9694, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. CABEZUDO, A. Cidade Educadora: uma proposta para os governos locais. In: GADOTTI, M.; PADILHA, P. R. e CABEZUDO, A. (Orgs.). Cidade Educadora, princípios e experiências. São Paulo: Cortez, 2004. CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, v. 25, p. 227-247, 2005. CALLAI, Helena Copetti. Escola, cotidiano e lugar. In: BUITONI, Marísia Margarida Santiago (org.). Coleção explorando o ensino: geografia. Brasília: Ministério da Educação, 2010. Cap. 1. p. 25-42. (Vol.22). CALLAI, Helena Copetti. MORAES, Maristela Maria. Educar para formação cidadã na escola. XIII Coloquio Internacional de Geocrítica: Universitad Barcelona, Barcelona, 2014. CÂMARA Municipal de Nova Iguaçu. Disponível em: https://www.cmni.rj.gov.br/site/. Acesso em: 24/nov/ 2021. CARLOS, Ana Fani A. Espaço e tempo na metrópole. São Paulo: Contexto, 2001. CARLOS, Ana Fani A. I VERDAGUER, Carles Carreras. Urbanização e mundialização: estudos sobre a metrópole. Contexto, 2004. CASTRO, Carmem Lúcia Freitas de. GONTIJO, Cynthia Rúbia Braga. Dicionário de Políticas Públicas. Barbacena: EDUEMG, 2012. CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS. Disponível em http://www2.cmevora.pt/aec/Downloads/Cartadascidadeseducadoras.pdf. Acesso em 30/nov/2019. DIMENSTEIN, G. Bairro-escola: uma experiência de reaprendizado na rua. In: PINSKY, J. (Org.). Práticas de cidadania. São Paulo: Contexto, 2004. DIMENSTEIN, G. Tirar os muros entre viver, aprender, ser e fazer. São Paulo. Cadernos Cenpec, n. 2. 2006. p. 86-90. FAURE, Edgar. Aprender a ser. São Paulo: Difusão Editorial do Livro, 1974. 70 FOGAÇA, Azuete. LAVINAS, Lena. Bairro-escola: o fracasso de uma boa ideia. Caxambu: 35º Encontro Anual da ANPOCS. 2011. FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. _________. Política e educação: ensaios. 5. ed, São Paulo, Cortez, 2001. GADOTTI, Moacir. A escola que na cidade educa. São Paulo. Cadernos Cenpec, n.1. 2006. p. 133-139. __________. Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. Instituto Paulo Freire, SP, 2007. GREGORY, Derek. SMITH, Graham. MARTIN, Roy. Geografia Humana: sociedade, espaço e ciência social. São Paulo: Editora Zahar, 1996. GOMES, Marcos Vinícius. Para além dos muros da escola: caminhos para compreensão da educação na cidade. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. GOHN, M. da G. Educação não formal e cultura política. São Paulo: Cortez, 1999. GOHN, M. da G. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2009. GOHN, M. da G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. HÖFLING. Eloisa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Caderno Cedes, ano XXI, nº 55, p. 30-41, novembro/2001. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/ Acesso: 01/dez/2019. INOJOSA, Rose Marie. Sinergia em políticas e serviços públicos: desenvolvimento social com intersetorialidade. Cadernos Fundap, São Paulo, n. 22, p. 102-110, 2001. CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008. LAVINAS, Lena. (coord) Bairro-Escola: inovação na estruturação da rede de proteção local em Nova Iguaçu. Relatório Parcial I. jan./março, 2008. LAVINAS, Lena. (coord). Bairro-Escola: inovação na estruturação da rede de proteção local em Nova Iguaçu. Relatório Parcial II. jun, 2008. LAVINAS, Lena. (coord). Bairro-Escola: inovação na estruturação da rede de proteção local em Nova Iguaçu. Relatório Parcial III: screening, amostra e survey. Dez, 2008. LAVINAS, Lena. (coord). Bairro-Escola: inovação na estruturação da rede de proteção local em Nova Iguaçu. Relatório Parcial IV: análise descritiva dos resultados do survey do Programa Bairro- Escola em Nova Iguaçu. Jan, 2009. 71 LAVINAS, Lena. (coord). Bairro-Escola: inovação na estruturação da rede de proteção local em Nova Iguaçu. Relatório Parcial V: avaliação sobre o processo de implementação do Bairro-Escola: Parceiros e Diretoras das escolas envolvidas com o Programa. Jun, 2009. LEFEBVRE, Henri. A Re-produção das relações de produção. (tradução da 1ª parte de La survie du capitalisme). Porto, Edições Escorpião, 1973. MACHADO, Andréa; GOMES, Marcelo. Belford Roxo e Nova Iguaçu: disputa pelo bairro Miguel Couto. 2009. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/rio/belford-roxo-nova-iguacudisputa- pelo-bairro-miguel-couto-386852.html. Acesso em: 19/ jun/ 2021. MEDEIROS FILHO, Barnabé; GALIANO, Mónica Beatriz. Bairro-escola: uma nova geografia do aprendizado. São Paulo: Tempo D'Imagem, 2005. MELLO, Guiomar Namo de. Políticas públicas de educação. Estudos Avançados, v. 5, n. 13, p. 7- 47, 1991. NANNI, Giovanni; SANTOS FILHO, José Camilo dos. Importância da avaliação das políticas públicas educacionais. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 18, n. 1, jan./jun. 2016. p. 125-138 NOVA IGUAÇU, Prefeitura da Cidade de. Bairro-Escola: fazendo de Nova Iguaçu uma cidade educadora. Encarte. Nova Iguaçu: 2006. PREFEITURA de Nova Iguaçu. Disponível em: https://www.novaiguacu.rj.gov.br/. Acesso em: 19/nov/2021. SANTOS, M. O espaço do cidadão. 7ª ed. São Paulo: Edusp, 2007. SANTOS, Thiago Alves Luiz dos. Inovações e desafios do Programa Bairro Escola de Nova Iguaçu/Rj. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. SOARES, M. T. S. Conceito Geográfico de Bairro e Sua Exemplificação na Cidade do Rio de Janeiro. In: BERNARDES, L. M. C.; SOARES, M. T. S. Rio de Janeiro: Cidade e Região. Rio de Janeiro: Biblioteca Carioca, 1990. P. 105-120. SOARES, M. T. S. Bairro, bairros suburbanos e subcentros In: BERNARDES, L. M. C.; SOARES, M. T. S. Rio de Janeiro: Cidade e Região. Rio de Janeiro: Biblioteca Carioca, 1990. p. 121-138. SOARES, M. T. S. Nova Iguaçu: Absorção de uma célula urbana pelo Grande Rio. Rio de Janeiro. In Revista Brasileira de Geografia, vol 24, n.2, abril-jun de 1962. ROCHA, André Santos da. Baixada Fluminense: representações espaciais e disputas de legitimidades na composição territorial municipal. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009. ROCHA, André Santos da. Seletividade espacial das políticas públicas e o território urbano; algumas reflexões. Geo UERJ – Ano 14, nº23, vol, 1, 2012, p.99-113. 72 ROCHA, André Santos da. “Nós não temos nada a ver com a Baixada!” - problemáticas de uma representação hegemônica na composição do território. Recôncavo - Revista de História da UNIABEU, v. 3, p. 1-22, 2013. SILVA, Jailson de Souza. GOULART, Maria Antonia. Bairro Escola: a experiência da educação integral em Nova Iguaçu. Rio de Janeiro: Observatório de favelas, 2011. VIANA, A. L. D. Novos riscos, a cidade e a intersetorialidade das políticas públicas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 32, n. 2, p. 23 a 33, 1998. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/7697. Acesso em: 8/nov/2021 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Geografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Priscila Martins de Oliveira.pdf | 7.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.