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Tipo do documento: Dissertação
Título: O projeto bairro-escola em Nova Iguaçu: análise da implementação e da descontinuidade em Miguel Couto
Título(s) alternativo(s): The Nova Iguaçu Project bairro-escola: analysis of implementation and discontinuity at Miguel Couto
Autor(es): Oliveira, Priscila Martins de
Orientador(a): Rocha, André Santos da
Primeiro membro da banca: Rocha, André Santos da
Segundo membro da banca: Santos, Clézio dos
Terceiro membro da banca: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
Palavras-chave: Políticas públicas;Cidade Educadora;Projeto Bairro-escola;Nova Iguaçu;Miguel Couto;Public Policies;Educating City;Project Bairro-escola
Área(s) do CNPq: Geografia
Idioma: por
Data do documento: 23-Fev-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Resumo: O Projeto Bairro-escola Nova Iguaçu, que funcionou nos anos de 2006 a 2010, na gestão do Prefeito Lindberg Farias do Partido dos Trabalhadores (PT), foi uma política pública educacional que tinha como principal objetivo transformar os diversos espaços dos bairros em grandes salas de aula, buscando valorizar não só os aspectos educacionais como também reconhecer a importância de valores sociais, culturais, morais e éticos na formação do ser humano. Foi, também, um projeto de intervenção urbana que teve como seu pontapé inicial e como linha de chegada a busca pela educação integral. Seu principal pressuposto foi o reconhecimento de que as pessoas se educam na cidade, em suas redes sociais, nos lugares, territórios onde vivem. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a implementação e as consequências da descontinuidade dessa política pública de educação, tendo como campo de pesquisa a Escola Municipal Professora Anna Maria Ramalho, localizada no centro do bairro Miguel Couto em Nova Iguaçu. Para percorrer esse caminho, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, análise documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas. O eixo central desse novo programa de atuação do poder público, era construir uma política que valorizasse profundamente a educação pública incentivando a criação de um espaço escolar integrado à comunidade. O Projeto Bairro-escola foi considerado pelos seus idealizadores como uma política bem-sucedida, porém a superficialidade das ações para a sua implantação e a descontinuidade dessa política revelaram suas limitações e resultados modestos.
Abstract: The Nova Iguaçu School District Project, which operated from 2006 to 2010, under Mayor Lindberg Farias of the Workers' Party (PT), was a public educational policy whose main objective was to transform the various spaces of the neighborhoods into large classrooms, seeking to value not only educational aspects but also recognize the importance of social values, cultural, moral and ethical aspects in the formation of the human being. It was also an urban intervention project that had as its kickoff and as the finish line the search for comprehensive education. Its main assumption was the recognition that people educate themselves in the city, in their social networks, in the places, territories where they live. This work has as general objective to analyze the implementation and consequences of the discontinuity of this public education policy, having as research field the Municipal School Professor Anna Maria Ramalho, located in the center of the Miguel Couto neighborhood in Nova Iguaçu. To follow this path, the methodology used was bibliographic review, documentary analysis, field research and semi-structured interviews. The central axis of this new program of action of the public authorities was to build a policy that deeply valued public education by encouraging the creation of a school space integrated with the community. The Neighborhood- school Project was considered by its creators as a successful policy, but the superficiality of the actions for its implementation and the discontinuity of this policy revealed its limitations and modest results.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15775
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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