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dc.contributor.authorCarvalho, Joyce Gomes de-
dc.date.accessioned2024-02-10T01:44:54Z-
dc.date.available2024-02-10T01:44:54Z-
dc.date.issued2019-11-13-
dc.identifier.citationCARVALHO, Joyce Gomes. Tão perto e ainda tão distante - as percepções de estudantes secundaristas de escolas públicas de Seropédica-Rj sobre o ingresso no Ensino Superior. 2019, 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15819-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar as expectativas de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública estadual de Seropédica a respeito de suas projeções quanto ao ingresso no Ensino Superior, e mapear possíveis expectativas no que tange ao interesse em ingressar na UFRRJ. Nesse sentido buscou-se desenvolver uma análise quantitativa, baseada na aplicação de questionários para realização do perfil socioeconômico desses estudantes e mapeamento de dados referente a questões relativas ao ingresso na universidade; e, qualitativa, a partir da realização de entrevistas com ingressos da UFRRJ oriundos dessas escolas. A fim de atender aos objetivos propostos, foi de grande relevância a análise das trajetórias escolares, dos processos de exclusão de segmentos populares quanto ao ingresso no Ensino Superior no Brasil no contexto das políticas de expansão e acesso as universidades públicas nos últimos quinze anos. Ainda, buscou-se analisar a relação que as redes de sociabilidades, construídas por estudantes pertencentes a segmentos populares em suas trajetórias, repercutiram no processo de ingresso na universidade. As representações apresentadas em narrativas de professores e diretores das unidades escolares que compõe o universo de estudo, frequentemente associam seus estudantes a imagem de um jovem desinteressado pelos estudos, e também pelo ingresso no Ensino Superior. No entanto, os dados coletados em campo apontam para uma realidade distinta dessas narrativas, onde fazer faculdade aparecer como interesse circunstancial e circunstanciado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino Médio; Seropédicapt_BR
dc.subjectUFRRJpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleTão perto e ainda tão distante - as percepções de estudantes secundaristas de escolas públicas de Seropédica-Rj sobre o ingresso no Ensino Superiorpt_BR
dc.title.alternativeSo close and yet so far - the perceptions of high school students from public schools in Seropédica-RJ about entering Higher Educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research aimed to analyze the expectations of students in the third year of high school in the state public network of Seropédica regarding their projections regarding admission to Higher Education, and to map possible expectations regarding the interest in joining UFRRJ. In this sense, we sought to develop a quantitative analysis, based on the application of questionnaires to carry out the socioeconomic profile of these students and data mapping referring to questions related to entering the university; and, qualitatively, based on interviews with UFRRJ students coming from these schools. In order to meet the proposed objectives, the analysis of school trajectories, the processes of exclusion of popular segments regarding entry into Higher Education in Brazil in the context of expansion policies and access to public universities in the last fifteen years was of great relevance. Still, we sought to analyze the relationship that the sociability networks, built by students belonging to popular segments in their trajectories, had repercussions in the process of entering the university. The representations presented in the narratives of teachers and directors of the school units that make up the universe of study, often associate their students with the image of a young person uninterested in studies, and also in entering Higher Education. However, the data collected in the field point to a reality different from these narratives, where making college appear as a circumstantial and circumstantial interest.en
dc.contributor.advisor1Castro, Elisa Guaraná de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2414343494751533pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Elisa Guaraná de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2414343494751533pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Nalayne Mendonça-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851975078166981pt_BR
dc.contributor.referee3Novaes, Regina Cèlia Reyes-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1777-6783pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4659182276807502pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1198-4730pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1886971902669499pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
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dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
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