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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tão perto e ainda tão distante - as percepções de estudantes secundaristas de escolas públicas de Seropédica-Rj sobre o ingresso no Ensino Superior
Título(s) alternativo(s): So close and yet so far - the perceptions of high school students from public schools in Seropédica-RJ about entering Higher Education
Autor(es): Carvalho, Joyce Gomes de
Orientador(a): Castro, Elisa Guaraná de
Primeiro membro da banca: Castro, Elisa Guaraná de
Segundo membro da banca: Pinto, Nalayne Mendonça
Terceiro membro da banca: Novaes, Regina Cèlia Reyes
Palavras-chave: Ensino Superior;Ensino Médio; Seropédica;UFRRJ;University education;High school
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Data do documento: 13-Nov-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: CARVALHO, Joyce Gomes. Tão perto e ainda tão distante - as percepções de estudantes secundaristas de escolas públicas de Seropédica-Rj sobre o ingresso no Ensino Superior. 2019, 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as expectativas de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública estadual de Seropédica a respeito de suas projeções quanto ao ingresso no Ensino Superior, e mapear possíveis expectativas no que tange ao interesse em ingressar na UFRRJ. Nesse sentido buscou-se desenvolver uma análise quantitativa, baseada na aplicação de questionários para realização do perfil socioeconômico desses estudantes e mapeamento de dados referente a questões relativas ao ingresso na universidade; e, qualitativa, a partir da realização de entrevistas com ingressos da UFRRJ oriundos dessas escolas. A fim de atender aos objetivos propostos, foi de grande relevância a análise das trajetórias escolares, dos processos de exclusão de segmentos populares quanto ao ingresso no Ensino Superior no Brasil no contexto das políticas de expansão e acesso as universidades públicas nos últimos quinze anos. Ainda, buscou-se analisar a relação que as redes de sociabilidades, construídas por estudantes pertencentes a segmentos populares em suas trajetórias, repercutiram no processo de ingresso na universidade. As representações apresentadas em narrativas de professores e diretores das unidades escolares que compõe o universo de estudo, frequentemente associam seus estudantes a imagem de um jovem desinteressado pelos estudos, e também pelo ingresso no Ensino Superior. No entanto, os dados coletados em campo apontam para uma realidade distinta dessas narrativas, onde fazer faculdade aparecer como interesse circunstancial e circunstanciado.
Abstract: This research aimed to analyze the expectations of students in the third year of high school in the state public network of Seropédica regarding their projections regarding admission to Higher Education, and to map possible expectations regarding the interest in joining UFRRJ. In this sense, we sought to develop a quantitative analysis, based on the application of questionnaires to carry out the socioeconomic profile of these students and data mapping referring to questions related to entering the university; and, qualitatively, based on interviews with UFRRJ students coming from these schools. In order to meet the proposed objectives, the analysis of school trajectories, the processes of exclusion of popular segments regarding entry into Higher Education in Brazil in the context of expansion policies and access to public universities in the last fifteen years was of great relevance. Still, we sought to analyze the relationship that the sociability networks, built by students belonging to popular segments in their trajectories, had repercussions in the process of entering the university. The representations presented in the narratives of teachers and directors of the school units that make up the universe of study, often associate their students with the image of a young person uninterested in studies, and also in entering Higher Education. However, the data collected in the field point to a reality different from these narratives, where making college appear as a circumstantial and circumstantial interest.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15819
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

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