Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15826
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dc.contributor.authorSantos, Rosângela Daiana dos-
dc.date.accessioned2024-02-10T16:09:57Z-
dc.date.available2024-02-10T16:09:57Z-
dc.date.issued2022-12-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Rosângela Daiana dos. Educação Patrimonial: buscando a ressignificação do Museu Municipal de Serranópolis do Iguaçu (PR) com a comunidade e a trajetória histórica do município. 2022. 170 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15826-
dc.description.abstractNesta pesquisa tivemos como objetivo resgatar e valorizar o patrimônio histórico brasileiro pensando estratégias para o uso público do Museu Municipal de Serranópolis do Iguaçu, no Paraná, analisando questões que envolvem a cultura dos objetos que estão presentes em seu acervo e suas relações simbólicas com a comunidade. Realizamos um apanhado histórico sobre o município e uma coleta de dados sobre a participação da comunidade em episódios históricos por meio de formulário on-line, onde procuramos descrever a criação do Museu Municipal, enfocados nas informações, comparando a diversidade de pensamentos e comentários sobre um mesmo episódio, possibilitando as diferentes versões sobre a história através da memória e da identidade social. Debruçamo-nos sobre elementos das políticas públicas nacional e do Estado do Paraná, para expor a preservação do patrimônio cultural e das ações museais voltadas para salvaguarda dos bens materiais e imateriais nacionais/regionais. Além de apresentar as questões metodológicas que abarcam os aspectos da Educação Patrimonial, propondo o diálogo com os conceitos de memória e identidade, principalmente junto ao museu local, levantando questões relativas à conservação, preservação e divulgação dos dados, de modo que a comunidade se aproprie da riqueza histórica que os envolve.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMuseu Municipal de Serranópolis do Iguaçu - PRpt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMunicipal Museum of Serranópolis do Iguaçu - Paraná-Brazilpt_BR
dc.subjectHeritage Educationpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.titleEducação Patrimonial: buscando a ressignificação do Museu Municipal de Serranópolis do Iguaçu (PR) com a comunidade e a trajetória histórica do municípiopt_BR
dc.title.alternativeHeritage Education: seekung to re-signify the Municipal Museum of Serranópolis do Iguaçu (Paraná- Brazil) with the community and the historical trajectory of the municipalitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIn this research, we aim to rescue and value the Brazilian historical heritage by thinking about strategies for the public use of the Municipal Museum of Serranópolis do Iguaçu, in Paraná-Brazil, analyzing issues that involve the culture of the objects that are present in its collection and its symbolic relations with the community. We will carry out a historical overview of the municipality and a collection of data on the community's participation in historical episodes that will take place through an online form, where we try to describe the creation of the Municipal Museum, focused on the information, comparing the diversity of thoughts and comments on the same episode, enabling different versions of history through memory and social identity. We proceeded from elements on national public policies and the state of Paraná, to expose the preservation of cultural heritage and museum actions aimed at safeguarding national / regional material and immaterial goods. In addition to presenting the methodological issues that cover aspects of Heritage Education, proposing a dialogue with the concepts of memory and identity, especially with the local museum, raising questions related to the conservation, preservation, and dissemination of data, so that the community appropriates of the historical richness that surround them.pt_BR
dc.contributor.advisor1Caldas, Marcos José de Araújo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3530-4405pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0462102982176400pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Peixoto, Sílvia Alves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3845785680324672pt_BR
dc.contributor.referee1Caldas, Marcos José de Araújo-
dc.contributor.referee2Cerdera, Fábio Pereira-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues-
dc.contributor.referee4Ramos, Cilcair Lima de Andrade Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230235381025740pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedadept_BR
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