Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15849
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Portugal, Carla Gomes dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T00:43:56Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16T00:43:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.citation | PORTUGAL, Carla Gomes dos Santos. Química em todos os sentidos: uma abordagem contextualizada do Ensino de Química. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15849 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Química muitas vezes é pouco atrativo para os alunos devido à dificuldade de relacionar a teoria com a prática. Nesse sentido é preciso que o professor utilize estratégias pedagógicas que permitam contextualizar suas aulas com o cotidiano dos alunos. O presente trabalho buscou na temática plantas medicinais propor a montagem de um Circuito Móvel Sensorial utilizando ferramentas metodológicas que podem contribuir para melhorar a compreensão dos conteúdos teóricos sobre indicadores ácido-base e funções orgânicas para os alunos do Ensino Médio. As etapas da pesquisa despertaram o interesse dos alunos nas aulas onde os conteúdos foram apresentados de forma contextualizada e relacionados com o cotidiano. O uso de metodologias alternativas em sala de aula despertou nos alunos o interesse e a participação nas atividades propostas construindo conhecimentos através de uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | pt_BR |
dc.subject | Medicinal plants | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | pt_BR |
dc.title | Química em todos os sentidos: uma abordagem contextualizada do Ensino de Química | pt_BR |
dc.title.alternative | Chemistry in all senses: a contextualized approach to Chemistry Teaching | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | Chemistry teaching is often unattractive for students due to the difficulty of relating theory to practice. In this sense, teachers need to use pedagogical strategies that allow their classes to be contextualized with the students' daily lives. The present work sought in the thematic medicinal plants to propose the assembly of a Sensory Mobile Circuit using methodological tools that can contribute to improve the understanding of the theoretical contents on acid-base indicators and organic functions for high school students. The stages of the research aroused the interest of the students in the classes where the contents were presented in a contextualized way and related to the daily life. The use of alternative methodologies in the classroom aroused the students' interest and participation in the proposed activities, building knowledge through meaningful learning. | en |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Andressa Esteves de Souza dos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-7841-484X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1512588830326615 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Almeida, Vanessa Gomes Kelly | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6680233984756706 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Andressa Esteves de Souza dos | - |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Rosangela Vidal de Souza | - |
dc.contributor.referee3 | Queiroz, Edileuza Dias de | - |
dc.contributor.referee4 | Santos, Claudio Eduardo Rodrigues dos | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0007-4297-0178 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2593889210965083 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, E. C. S. et al. Contextualização do Ensino de Química: Motivando alunos de Ensino Médio. X Encontro de Extensão, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2008. ALMEIDA, Célio dos Santos; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; SOUZA, Anderson de Oliveira. O uso de indicadores ácido-base naturais no ensino de Química: uma revisão. Research, Society And Development, [S.L.], v. 9, n. 9, p. 175997243, 15 ago. 2020. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7243. ALVES, R. Conversas Com Quem Gosta De Ensinar. São Paulo, Cortez, 1980. Editora e Editora Autores Associados. ANGOTTI, J. A. P.; AUTH, M. A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p.15- 27, 2001. ARRUDA, M. R. E.; BARBOSA, E. K. S.; SILVA, C. F.; VINHAS, G. M. Avaliação de extratos de antocianinas como indicadores de pH obtidos por diferentes métodos. Brazilian Journal of Food Research, Campo Mourão, v. 10 n. 3, p. 87-100, 2019. AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1. p. 1-13, 2001. AULER, D. Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): modalidades, problemas e perspectivas em sua implementação no ensino de física. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 6., 1998, Florianópolis. Resumos... Florianópolis, 1998. AUSUBEl, D. A cognitive structure view of word and concept meaning. In R.C. Anderson e D. Ausubel. Readings in the Psychology of Cognition. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1965. AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 2 ª edição,1980. BAPTISTA, G. C. S. & EL-HANI, C. N. Investigação etnobiológica e ensino de biologia: uma experiência de inclusão do conhecimento de alunos agricultores na sala de aula de biologia. Ensino de Ciências – Pesquisas e Reflexões. Holos Ed., 2006. BARROS, D. S; ALMEIDA, J. S. M; FELICIO, J. G. O solo como tema gerador para a abordagem dos conceitos de ácidos e bases. COSEMP, 2017, p 694-702. BADKE, M. R.; BUDÓ, M. L. D.; SILVA, F. M.; RESSEL, L. B. 2011. Plantas medicinais: o saber sustentado na prática do cotidiano popular. Revista Escola Anna Nery, 15(1), p.132-139. BARNES, M. & MARCUS, C. C. Healing gardens: therapeutic benefits and design recommendations. John Wiley and Sons Ed., 1999. BEDIN, E. Filme, Experiência e Tecnologia no Ensino de Ciências Química: uma sequência didática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, 2019 BICHO, V. A.; Queiroz, L. C. S.; Ramos G. C. A experimentação na educação de jovens e adultos: uma prática significativa no processo de ensino aprendizagem. Scientia Plena, v. 12, n. 06, p. 1-8, 2016. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acessado: 01.10.2022. BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>. Acessado: 01.10.2022. ______. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. BRENELLI, R. S. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. BORGES, T. A.; PAIVA, S. R. Utilização de Jardim Sensorial como recurso didático. Revista Metáfora Educacional. n. 7, p. 27-32. 2009. CAAMAÑO, A. La educación Ciencia-Tecnologia-Sociedad: una necesidad en el diseño del nuevo currículo de ciencias. Alambique: didáctica de las ciencias experimentales, Barcelona, v.2, n.3, p. 4-6, Enero 1995. CANHETE, Marcus Vinicius Urbinatti. Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de Ciências. – Curitiba, 2011. CASARIN, Nelson Elinton Fonseca. Família e aprendizagem escolar. 2007. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. CHAMORRO, M. C. (coord.) Didáctica de las Matemáticas para Primaria. Madrid: Pearson Educación, 2003. CHASSOT, A. (2008). Fazendo educação em ciências em um curso de pedagogia com inclusão de saberes populares no currículo. Química Nova na Escola, 27, 9-12. CLARKE, G. As exposições vistas pelos olhos dos visitantes – a chave para o sucesso da comunicação em museus. In: Anais SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE IMPLANTAÇÃO DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS, Rio de Janeiro, 2002. DA CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, São Paulo,[s. L.], v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012. DAYRELL, J. A escola faz juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 105-1128, out. 2007. FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. DE. Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, p. 101–106, 2009. FREIRE, P.. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa. 43ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. FUCHS, B. (2014). The writing is on the wall: using Padlet for whole-class engagement. Loex Quarterly, 40(4), 7 (http://uknowledge.uky.edu/libraries_facpub/240, recuperado em 05, julho, 2021). GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, v. 4, n. 1, p. 44-45, 2002. GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola. v. 10, p. 43-49, 1999. GONDIM, M. S. D. C.; MÓL, G. D. S. (2008). Saberes populares e ensino de ciências: possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Química Nova na Escola, 30, 3-9. GOMES, C. A. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre. Artmed, 2002. GONCALVES PEREIRA, S. B.; CRESPAN, E. dos R.; PRICINOTTO, G.; SOARES, S. S.; MARCINIUK, L. L. Reflexões sobre o ensino de química em espaços não formais de educação / Reflections on the teaching of chemistry in non-formal spaces of education. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 34179–34192, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n4-057. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27572. Acesso em: 18 apr. 2023. GOKHALE, S.D. A Família Desaparecerá? In: Revista Debates Sociais, Rio de Janeiro, CBSSIS, n. 30, ano XVI, 1980. GUIMARÃES, A. C. Sequência didática sobre soluções para EJA: condições de produção e uso em sala de aula, 2017. Dissertação (Mestrado Profissional de Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. HAMBURGER, M.; HOSTETTMANN, K. Bioactivity in plants: the link between phytochemistry and medicine. Phytochemistry, v. 30, p. 3864-3874, 1991. HEINSELD, B. D. DA SILVA, M. P. R. N. As versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o papel das tecnologias digitais: conhecimento da técnica versus compreensão dos sentidos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 2, p. 668-690, 2018. KALOUSTIAN, S. M. (Org.) Família Brasileira, a Base de Tudo. São Paulo: Cortez, 1988. KISHIMOTO, T.M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1996. LEÃO, J. Identificação, seleção e caracterização de espécies vegetais destinadas à instalação de jardins sensoriais táteis para deficientes visuais, em Piracicaba (SP), Brasil. 136f. Tese apresentada para a obtenção do título de Doutor em Agronomia, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Brasil. 2007. LEÃO, G., DAYRELL, J. T. e REIS, J. B. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade. 2011, v. 32, n. 117. LEE, J.; DURST, R. W.; WROLSTAD, R. E. Determination of total monomeric anthocyanin pigment content of fruit juices, beverages, natural colorants, and wines by the pH differential method: Collaborative study. Journal AOAC International, v. 88, n. 5, p. 1269-1278, 2005. SANTANA, C. M. H., SANTOS, L. C. L., & COSTA, C. J. S. A. Avaliação da aprendizagem e estratégias didáticas na EAD: uma relação indissociável.2015. SILVA, M. D. O. C.; LIBANO, A. (2015). Botânica para os sentidos: preposição de plantas para elaboração de um jardim sensorial SOARES, M. H. F. B.; Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química. 2a. Edição. Goiânia: Kelps, 2015. LOPES, T. J., XAVIER, M. F., QUADRI, M. G. N., & QUADRI, M. B. Antocianinas: uma breve revisão das características estruturais e da estabilidade. Revista Brasileira de Agrociência, 13(3), 291-297. doi: 10.18539/CAST.V13I3.1375. 2007. LÓPEZ O.P.; JIMÉNEZ A.R.; VARGAS F.D. et al. Natural pigments: carotenoids, anthocyanins, and betalains – characteristics, biosynthesis, processing, and stability, Critical Reviews Food Science Nutrition, v.40, n.3, p.173-289, 2000. LORENZI H; MATOS F. J. A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. Nova Odessa: Instituto Plantarum. 2002. 544 p.2002. LURIA, A. R. Cognitive Development: Its Cultural and Social Foundations. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1976. MAHENDRA, F. M. e MARIN, A. H.. Ambiente Familiar e Rendimento Escolar de Adolescentes, Psicologia: Teoria e Pesquisa, 2019, v. 35, e 35nspe9. MARTURANA, E. M. A criança, o insucesso escolar precoce e a família: condições de resiliência e vulnerabilidade. In: MARTURANO, E. M; LOUREIRO, S. R; ZUARDI, A. W. (Org.). Estudos em Saúde Mental. Comissão de Pós-Graduação em Saúde Mental - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 1997. MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. São Paulo: E.P.U, p.110, 2006. MOREIRA, M.A. e MASINI, E.A.F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982. MOREIRA, M. A., MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2006. MOREIRA, M. A., CABALLERO, M. C.; RODRÍGUEZ, M. L. (orgs.). Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, p. 19-44. 1997. MOTA, K. M; MACHADO, T. P. P;CRISPIM, R. P. dos S. Padlet no Contexto Educacional: uma experiência de formação tecnológica de professores. Revista Educacional Interdisciplinar-Redin. v. 6, n. 1, p. 1-8, 2017. MUCIN, D. As TIC no documento BNCC: a química nesse contexto. Trabalho de Conclusão de Curso de graduação apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Química, 2019. MURRAY, T. R. Comparing Theories of Child Development, Third Edition. Belmont, California: Wadsworth Publishing Company, 1993 NASCIMENTO, M. M. A. do. Sequência didática no ensino de química: contextualizando a temática pilhas para turmas do ensino médio regular. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa, 2019. NASCIMENTO, S. S. Um final de semana no zoológico: um passeio educativo? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.04, n.1, 2002. NEWMAN, F.; HOLZMAN, L. Lev Vygotsky cientista revolucionário. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Loyola, 2002, 241p. OSÓRIO, M. G. W. O Jardim Sensorial Como Instrumento Para Educação Ambiental, Inclusão e Formação Humana. 2018. PATZLAFF, R.G., PEIXOTO, A.L. 2009. A pesquisa em etnobotânica e o retorno do conhecimento sistematizado à comunidade: um assunto complexo. Revista História, Ciências, Saúde, 6 (1): p.237-246 PELIZZARI, A.; KRIEGL, M. L.; BARON, M. P.; FINCK, N. T. L.; DOROCINSKI, S. I. Teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba, v. 2, nº 1, p. 37-42, jul. 2001/jul. 2002. PEREIRA, M. A. A importância do ensino de Ciências: Aprendizagem Significativa na superação do fracasso escolar. Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE – 2008), SEED, Estado do Paraná. 2008. POGGE, A.; YAGER, R. E. Citizen groups’ perceived importance of the major goals for school science. Science Education, New York, v. 71, n. 2, p. 221-227, 1987. RABELLO, E.T.; PASSOS, J. S. Vygotsky e o desenvolvimento humano. Disponível em <https://josesilveira.com/wp-content/uploads/2018/07/Artigo-Vygotsky-e-o- desenvolvimentohumano. pdf>. Acesso em 10 de junho de 2022. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky. Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis (RJ): Vozes, 1995. REZENDE, F. A.M.; CARVALHO, C. V. M.; GONTIJO, L. C.; SOARES, M. H. F. B. RAIO QUIZ: Discussão de Um Conceito de Propriedade Periódica por Meio de Um Jogo Educativo. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 41, n. 3, p.248-258, ago. 2008. RONCA, Antonio Carlos Caruso. Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 2, n. 3, p. 91-95, dez. 1994. SAENZ, Iasmin Dantas Sá. Os sentidos da escola: o cotidiano escolar e a sociabilidade juvenil. In: VI Simpósio Estadual de formação de professores de Sociologia. Londrina, 2013. Disponível em:< http://www.uel.br/projetos/lenpes/ pages/arquivos/VI-SSSociologia/ trabalhos/textos/TEXTO%2002%20-%20%20 IAS MIN.pdf.> Acesso em: 10 mai. 2022 SANTOS, M. E. Encruzilhadas de mudança no limiar do século XXI: co-construção do saber científico e da cidadania via ensino CTS de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas... Valinhos, 1999. SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 1997. SANTOS, A. N.; LOPES, E. T. 2017. Ensino de ciências para surdos numa perspectiva de inclusão escolar: um olhar sobre as publicações brasileiras no período entre 2000 e 2015. Revista Debates em Educação, 9 (18):183-203. SILVA, P.B.; AGUIAR, L.H.; MEDEIROS, C.F. O Papel do Professor na Produção de Medicamentos Fitoterápicos. Revista Química Nova na Escola, n.11, p.19-23, 2000. SILVA, T. S. et al. Semeando saberes. Revista Práxis: saberes da extensão, v. 7, n. 16, p. 83-91, 2019. SOARES, M. H. B., CAVALHEIRO, É. T. G., & ANTUNES, P. A. (2001). Aplicação de extratos brutos de flores de quaresmeira e azaléia e da casca de feijão preto em volumetria ácido-base. Um experimento para cursos de análise quantitativa. Revista Química Nova, 24(3), 408-411. doi: 10.1590/S0100-40422001000300019 SUPATMI, S., SETIAWAN, A., & RAHMAWATI, Y. (2019). Student’s misconceptions of acidbase titration assessments using a two-tier multiple-choice diagnostic test. African Journal of Chemistry Education, 9(1), 18-37. Recuperado de https://www.ajol.info/index.php/ajce/article/view/183074 TERCI, D. B. L.; ROSSI, A. V. Indicador natural de pH: usando papel ou solução? Química Nova, v. 25, n. 4, p. 684-688, 2002. TEIXEIRA, P. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento CTS no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/TKjrc7wZ7bCSnC8HHbMt46s/# Acesso em: 09/08/2022 VALE, J. M. F. do. Educação científica e sociedade. In: NARDI, R. (Org.). Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 1-7. VASCONCELLOS, Deborah. Vidal; GOMES, Maria Margarida; FERREIRA, Marcia Serra A fotossíntese em livros acadêmicos e escolares. In: Anais II ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA – Formação de professores de biologia: articulando universidade e escola, Niterói, 13 a 15 ago, 2003. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. VYGOTSKY, L. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978. VON LINSINGEN, I., "A educação tecnológica numa perspectiva CTS: convergências curriculares", en Revista de Ensino de Engenharia, vol. 22, núm. 2. 2003. YOUNG, Michael. Superando a crise na teoria do currículo: uma abordagem baseada no conhecimento. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.3, nº.2, p.225-250, jun. 2013. YUNES, R. A.; PEDROSA, R. C.; CECHINEL, F. V. Fármacos e fitoterápicos: a necessidade do desenvolvimento da indústria de fitoterápicos e fitofármacos no brasil. Quím. Nova. v. 24, n. 1, p. 147-152, 2001. ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. DA S.; DE OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, 11, 2008. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Química | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Carla Gomes dos Santos Portugal.Pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.