Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15849
Tipo do documento: Dissertação
Título: Química em todos os sentidos: uma abordagem contextualizada do Ensino de Química
Título(s) alternativo(s): Chemistry in all senses: a contextualized approach to Chemistry Teaching
Autor(es): Portugal, Carla Gomes dos Santos
Orientador(a): Santos, Andressa Esteves de Souza dos
Primeiro coorientador: Almeida, Vanessa Gomes Kelly
Primeiro membro da banca: Santos, Andressa Esteves de Souza dos
Segundo membro da banca: Araújo, Rosangela Vidal de Souza
Terceiro membro da banca: Queiroz, Edileuza Dias de
Quarto membro da banca: Santos, Claudio Eduardo Rodrigues dos
Palavras-chave: Ensino de Química;Plantas medicinais;Aprendizagem significativa;Chemistry teaching;Medicinal plants;Meaningful learning
Área(s) do CNPq: Educação
Química
Idioma: por
Data do documento: 28-Jul-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: PORTUGAL, Carla Gomes dos Santos. Quí­mica em todos os sentidos: uma abordagem contextualizada do Ensino de Quí­mica. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Resumo: O ensino de Química muitas vezes é pouco atrativo para os alunos devido à dificuldade de relacionar a teoria com a prática. Nesse sentido é preciso que o professor utilize estratégias pedagógicas que permitam contextualizar suas aulas com o cotidiano dos alunos. O presente trabalho buscou na temática plantas medicinais propor a montagem de um Circuito Móvel Sensorial utilizando ferramentas metodológicas que podem contribuir para melhorar a compreensão dos conteúdos teóricos sobre indicadores ácido-base e funções orgânicas para os alunos do Ensino Médio. As etapas da pesquisa despertaram o interesse dos alunos nas aulas onde os conteúdos foram apresentados de forma contextualizada e relacionados com o cotidiano. O uso de metodologias alternativas em sala de aula despertou nos alunos o interesse e a participação nas atividades propostas construindo conhecimentos através de uma aprendizagem significativa.
Abstract: Chemistry teaching is often unattractive for students due to the difficulty of relating theory to practice. In this sense, teachers need to use pedagogical strategies that allow their classes to be contextualized with the students' daily lives. The present work sought in the thematic medicinal plants to propose the assembly of a Sensory Mobile Circuit using methodological tools that can contribute to improve the understanding of the theoretical contents on acid-base indicators and organic functions for high school students. The stages of the research aroused the interest of the students in the classes where the contents were presented in a contextualized way and related to the daily life. The use of alternative methodologies in the classroom aroused the students' interest and participation in the proposed activities, building knowledge through meaningful learning.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15849
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 - Carla Gomes dos Santos Portugal.Pdf3.24 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.