Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLoureiro, Victor Tarcisio-
dc.date.accessioned2024-07-15T13:07:58Z-
dc.date.available2024-07-15T13:07:58Z-
dc.date.issued2022-06-03-
dc.identifier.citationLOUREIRO, Victor Tarcisio. Biologia e poesia no mesmo caderno: diálogo entre linguagem científica e linguagem literária. 2022. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17620-
dc.description.abstractO histórico afastamento das disciplinas escolares na Educação Básica, e uma consequente disseminação da verticalização no Ensino, produziu uma demanda no ambiente escolar por uma ampliação do diálogo interdisciplinar, visando a uma postura transdisciplinar. O objetivo deste trabalho é o de analisar a contribuição para o processo de ensino-aprendizagem de atividades que aproximem a linguagem científica e a linguagem literária organizadas em um caderno de atividades intitulado Biologia e poesia no mesmo caderno na perspectiva de professores de diversas áreas do conhecimento do Ensino Médio. As propostas pedagógicas encontradas neste caderno estabelecem um diálogo entre o objetivo inter/transdisciplinar deste trabalho e a práxis escolar, utilizando a poesia como elemento unificador dos temas trabalhados em cada proposta. Esse material pedagógico está fundamentado no conceito de Gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin (2016), no estudo das relações entre pensamento e linguagem de Vygotsky (2009), nas reflexões sobre o significado e o sentido na aprendizagem de Cesar Coll (1994), nos conceitos de Silvio Zamboni (2006) sobre um paralelo entre arte e ciência, de Silvio Gallo (2008) e de Edgard Morin (2001) sobre conhecimento e inter/transdisciplinaridade. Esta pesquisa é organizada a partir de uma perspectiva teórico-metodológica de natureza qualitativa considerando a possibilidade de reunir dados obtidos a partir da relação estabelecida entre pesquisador, os sujeitos da pesquisa (professores do Ensino Médio) e o objeto de estudo. O caderno foi apresentado aos seis professores, denominados, aqui, catadores e o questionário enviado através do Google Formulário para a análise do produto Biologia e poesia no mesmo caderno. Este questionário englobou, na primeira seção, perguntas sobre o perfil dos catadores e, na segunda seção, perguntas sobre a natureza metodológica e teórica das atividades propostas. Mais adiante foi feita a análise das respostas obtidas que confirmaram as hipóteses levantadas em torno da importância da inter/transdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem e reiteraram a compreensão do problema proposto inicialmente: o da contribuição da aproximação das linguagens científica e literária para uma melhor compreensão dos conceitos científicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectinterdisciplinarpt_BR
dc.subjecttransdisciplinarpt_BR
dc.subjectgêneros do discursopt_BR
dc.subjectpoesia e conceitos científicospt_BR
dc.subjectinterdisciplinarypt_BR
dc.subjecttransdisciplinarypt_BR
dc.subjectspeech genrespt_BR
dc.subjectpoetry and scientific conceptspt_BR
dc.titleBiologia e poesia no mesmo caderno: diálogo entre linguagem científica e linguagem literáriapt_BR
dc.title.alternativeBiology and poetry in the same notebook, dialogue between scientific language and literary languageen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe historical distancing of school subjects in Basic Education System, and a consequential spread of verticalization in teaching, have been producing a demand in the school environment for na expansion of interdisciplinary dialogue, aiming at a transdisciplinary approach. The objective of this study is that of analyzing the contribution to the teaching-learning process of activities that approach the scientific language and literary language organized in a notebook of activities entitled ‘Biology and Poetry in the same notebook’, from the perspective of teachers from various areas of knowledge in high school. The pedagogical propositions found in this notebook establish a dialogue between the inter/ transdisciplinary objective of this work and the school praxis, using poetry as a unifying element of the themes, worked within each proposal. This teaching material is based on the concept of discourse genres of Mikhail Bakhtin (2016), the study of the relationship between thought and language of Vygotsky (2009), the reflections on the meaning and meaning in learning of Cesar Coll (1994), the concepts of Silvio Zamboni (2006) on a parallel between art and science, Silvio Gallo (2008) and Edgard Morin (2001) on knowledge and inter/transdisciplinarity. This research is organized from a theoretical and methodological perspective of qualitative nature considering the possibility of gathering dataobtained from the relationship established between the researcher, the research subjects (high school teachers) and the object of study. The notebook was presented to the six teachers, named here, 'collectors' and the questionnaire sent through Google Forms for the analysis of the product Biology and Poetry in the Same Notebook. This questionnaire included, in the first section, questions about the profile of the 'collectors' and, in the second section, about the methodological and theoretical nature of the proposed activities. Later, through the analysis of the obtained answers, the raised hypotheses about the importance of inter- and trans-disciplinarity in teaching-learning process was confirmed and reiterated the understanding of the problem, proposed initially: the contribution of the scientific language's approach to literary language, for a better understanding of scientific concepts.pt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Ligia Cristina Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142740238721919pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Ligia Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142740238721919pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Guilherme Orsolon de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615679818466715pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Luiza Alves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8903633990618166pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.relation.referencesBAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2009. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016. CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011. CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. COLL, César. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 1994. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8. ed. Ijuí: Unijuí, 2000. DOMINGUES, Ivan. Humanidade inquieta. [Entrevista concedida a] Revista Diversa. Diversa, Universidade Federal de Minas Gerais, ano 1, no. 2, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010. GALLO, Silvio Educação e interdisciplinaridade. Campinas: Revista de Educação, no 1, 1994. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E.; FERREIRA, Marcia S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2009. MINAYO, Maria C. de S. Ciências, Técnica e Arte: O Desafio da Pesquisa Social. In Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 20. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2012. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015. NOVO Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. PATY, Michel. Pensamento Racional e criação científica em Poincaré. Vol. 8, no. 2. São Paulo: Revista Scientia Studia – abril/junho 2010. PAZ, Octavio. O Arco e a lira. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. 38 VYGOTSKY, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 2006.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Victor Tarcisio Loureiro.pdf3.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.