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dc.contributor.authorOliveira, Thiago Rosa Assis de-
dc.date.accessioned2024-07-18T12:40:26Z-
dc.date.available2024-07-18T12:40:26Z-
dc.date.issued2022-01-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thiago Rosa Assis de. Acolhimento institucional de crianças e adolescentes: os desafios da equipe técnica na reinserção familiar. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17638-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo pesquisar o acolhimento institucional de crianças e adolescentes no município de Seropédica-RJ, analisando as causas que levaram ao acolhimento e, principalmente, como se deu a atuação da equipe técnica (psicólogos, assistente sociais e pedagogos.) em busca da reinserção familiar. A metodologia aplicada foi a qualitativa, exploratória e documental. Os participantes foram a equipe técnica da instituição de acolhimento Casa da Criança, localizada no bairro Vera Cruz, município de Seropédica/RJ que recebe crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos. Quanto ao procedimento, foram analisados os dados dos censos do MCA (Módulo Criança e Adolescente) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro que contém informações sobre a população infantojuvenil acolhida em todo o Estado. Também foi aplicado um questionário de forma individual através da plataforma digital do Google Forms, mediante assinatura do Termo de Consentimento livre e Esclarecido, conforme regulamentação do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos, respeitando a dignidade humana e a proteção dos participantes, bem como, os dados e informações obtidos pela pesquisa. Devido ao número pequeno de participantes não houve a necessidade de categorização a posteriori das respostas em frequências simples e percentuais de acordo com análise de conteúdo de Bardin (2011), sendo assim, as respostas foram debatidas em diálogo com o referencial teórico utilizado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAcolhimento Institucionalpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectInstitutional Shelteringpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.titleAcolhimento institucional de crianças e adolescentes: os desafios da equipe técnica na reinserção familiarpt_BR
dc.title.alternativeInstitutional sheltering of children and teenagers: the challenges of the technical team in family reintegrationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis paper aims to research institutional sheltering of children and teenagers of the city of Seropédica in Rio de Janeiro, analysing the causes that lead to sheltering and mainly how was the action of the technical team (psychologists, social workers and pedagogues.) towards family reinsertion. The applied methodology was qualitative, exploratory and documentary. The participants were the technical team of Casa da Criança institutional sheltering situated in Vera Cruz, a neighborhood of Seropedica in Rio de Janeiro which receives children and teenagers from 0 to 17 years old. The procedure was analysing datas from MCA census (Módulo Criança e Adolescente) of the Public Ministry of Rio de Janeiro that holds information about the juvenile population sheltered in the whole state. A questionnaire was also applied individually using the digital platform Google Forms through a signed Informed Consent form, according to the Committee on Ethical Research with Humans regulation, respecting human dignity and the protection of its participants as well as the data and informations obtained through the research. Due to the low number of participants there wasn't any necessity to categorize the answers "a posteriori" in percentual and simples frequency according to Bardin's content analysis (2011), therefore the answers have been discussed in dialogue with the used Theoretical Reference.en
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Sílvia Maria Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Sílvia Maria Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528pt_BR
dc.contributor.referee2Naiff, Luciene Alves Miguez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8033891142878879pt_BR
dc.contributor.referee3Bernardino, Adriana Vasconcelos da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814524868819621pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5634823273106486pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
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dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
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