Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17646
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFurtado, Suéle Máximo-
dc.date.accessioned2024-07-19T16:00:20Z-
dc.date.available2024-07-19T16:00:20Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationFURTADO, Suéle Máximo. Práticas docentes e alfabetização científica no contexto pandêmico: reflexões sobre narrativas de professoras alfabetizadoras de classes populares. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em educação em ciências e matemática), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17646-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema narrativas de professoras alfabetizadoras de classes populares em tempos de pandemia, e como assunto as práticas docentes e a alfabetização científica no contexto pandêmico a partir dessas narrativas. Aborda as dificuldades e possibilidades educacionais, especificamente nas práticas pedagógicas de alfabetização na língua materna e alfabetização científica no atual cenário pandêmico ocasionado pela disseminação do novo coronavírus. O trabalho tem como objetivo principal compreender como um determinado grupo de professoras alfabetizadoras de uma determinada escola pública do município de Angra dos Reis atribuem sentidos às práticas pedagógicas da alfabetização na língua materna e da alfabetização científica no atual contexto pandêmico. A pesquisa reflete sobre as questões da alfabetização e das professoras alfabetizadoras em tempos de pandemia, da importância da alfabetização científica, especialmente, tendo como pano de fundo a pandemia e seus desdobramentos na sociedade. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e apoiada no paradigma indiciário como metodologia de análise dos dados. Foi realizado um levantamento teórico sobre as questões relacionadas ao tema e se estabeleceu um diálogo deste com as concepções de um grupo de professoras alfabetizadoras de classes populares, retratadas através de suas narrativas. Como referencial teórico, esse trabalho realizou ainda uma interlocução com os estudos e pesquisas de Magda Soares, Emilia Ferreiro, Paulo Freire, Attico Chassot, Boaventura de Sousa Santos, Walter Benjamin, dentre outros. Essas escolhas devem- se ao fato dessas autoras e desses autores trabalharem com os assuntos: alfabetização de classes populares; práticas docentes; alfabetização científica; pedagogia na pandemia e narrativas. Esta pesquisa aponta para a necessidade de continuidade das discussões acerca das questões que permeiam a alfabetização científica, a alfabetização na língua portuguesa e a educação das classes populares, bem como as fragilidades a que foram expostas na educação por ocorrência da pandemia de COVID-19.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAlfabetização de classes popularespt_BR
dc.subjectContexto pandêmicopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectNarrativas de professoraspt_BR
dc.subjectLiteracy of popular classespt_BR
dc.subjectPandemic contextpt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectTeacher narrativespt_BR
dc.titlePráticas docentes e alfabetização científica no contexto pandêmico: reflexões sobre narrativas de professoras alfabetizadoras de classes popularespt_BR
dc.title.alternativeTeaching practices and scientific literacy in the pandemic context: reflections on the narratives of literacy teachers from popular classesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research has as its theme narratives of literacy teachers from popular classes in times of pandemic, and as subject the teaching practices and scientific literacy in the pandemic context from the narratives of literacy teachers from popular classes. It addresses the educational difficulties and possibilities, specifically in the pedagogical practices of literacy in the mother tongue and scientific literacy in the current pandemic scenario caused by the spread of the new coronavirus. The main objective of the work is to understand how a certain group of literacy teachers from public schools in the city of Angra dos Reis attributes meanings to the pedagogical practices of literacy in their mother tongue and scientific literacy in the current pandemic context. The research reflects on the issues of literacy and literacy teachers in times of pandemic, the importance of scientific literacy, especially, against the background of the pandemic and its consequences in society. This is a research with a qualitative approach and supported by the evidential paradigm as a data analysis methodology. The methodology used consists of a theoretical survey on issues related to the theme and its dialogue with the conceptions of a group of literacy teachers from popular classes, portrayed through their narratives. As a theoretical reference, this work intends to interlocute with the studies and research of Magda Soares, Emilia Ferreiro, Paulo Freire, Attico Chassot, Boaventura de Sousa Santos, Walter Benjamin, among others. These choices are because these authors and these authors work with the subjects: literacy of popular classes; teaching practices; scientific literacy; pandemic pedagogy and narratives. This research points to the need to continue discussions about the issues that permeate scientific literacy, literacy in the Portuguese language and the education of the popular classes, as well as the weaknesses to which they were exposed in education due to the COVID-19 pandemic.en
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiza Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8903633990618166pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiza Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8903633990618166pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Adriana Alves Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7762675379021738pt_BR
dc.contributor.referee3Mattos, Luciana Antunes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1351045662643231pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6728311655601285pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.relation.referencesANGRA DOS REIS. Angra contra o coronavírus. Boletim Epidemiológico – 7 de abril de 2020. de 2020. Angra dos Reis: 2020. Disponível em: < http://coronavirus.angra.rj.gov.br/noticia.asp?vid_noticia=59163>. Acessado em: 30 jul. 2020. _____. Angra contra o coronavírus. Boletim Epidemiológico – 06 de setembro de 2020. Angra dos Reis: 2020. Disponível em: https://www.angra.rj.gov.br/noticia.asp?vid_noticia=60608&indexsigla=imp. Acessado em: 06 de set. 2020. _____. Angra decreta ações de prevenção ao novo coronavírus. Angra dos Reis: 2020. Disponível em: < https://www.angra.rj.gov.br/noticia.asp?IndexSigla=imp&vid_noticia=58088>. Acessado em: 29 jul. 2020. _____. Boletim Oficial do município de Angra dos Reis – Ano: 2020. Angra dos Reis: 2020. Disponível em: < http://www.angra.rj.gov.br/boletim-oficial.asp?indexsigla=imp>. Acessado em: 30 de jul. 2020. ______. Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis Ano XVI - n° 1153 - 31 de Março de 2020. Angra dos Reis: 2020. Disponível em: < http://www.angra.rj.gov.br/downloads/bo/BO-1153_de_31-03-2020.pdf>. Acessado em: 30 de jul. 2020. ______. Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis Ano XVI - n° 1158 - 07 de Abril de 2020. Angra dos Reis: 2020. Disponível em: < http://www.angra.rj.gov.br/downloads/bo/BO-1158_de_07-04-2020.pdf>. Acessado em: 30 de jul. 2020. ______. Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis Ano XVI - n° 1168 - 05 de Maio de 2020. Angra dos Reis: 2020. Disponível em: < https://angra.rj.gov.br/downloads/bo/BO- 1168_de_05-05-2020.pdf>. Acessado em: 30 de jul. 2020. ______. Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis Ano XVI - n° 1160 - 14 de Abril de 2020. Angra dos Reis: 2020. Disponível em: < https://angra.rj.gov.br/downloads/bo/BO- 1160_de_14-04-2020.pdf>. Acessado em: 30 de jul. 2020. AZEVÊDO, Alessandro Augusto de. O que a pandemia interpela aos professores e professoras. Natal: Editora Feito em Casa, Abril, 2020. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4a ed. São Paulo: Martins Fontes, (Coleção biblioteca universal), 2003. BRANDI, Arlete Terezinha Esteves; GURGEL, Célia Margutti do Amaral. A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação. Ciência e Educação. São Paulo, v. 8, n°1, p.113-125, 2002. BRASIL. Diário Oficial da União – Edição Extra. Brasília - DF, 1 de abril de 2020. Disponível 102 em:<http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=600&pagina=1&data=0 1/04/2020&totalArquivos=1>. Acessado em: 30 de jul. 2020. _______.MEC. CNE. Parecer CNE/CP No: 11/2020. Brasília-DF: 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391- pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192>. Acessado em: 30 jul. 2020. BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. Ensaio obtido em Walter Benjamin – Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 114-119. BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, Universidade de São Paulo. São Paulo, v.28, n.1, p. 11-30, jan./jun. 2002. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8° ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2018. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para inclusão social. Revista brasileira de educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós- Graduação em Educação, Jan/Fev/Mar/Abr 2003. FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. 1° ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30° ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GARCIA, Regina Leite; OLIVEIRA, Anne Marie Milon; SAMPAIO, Carmen Sanches; PEREZ, Carmen Lúcia Vidal; ZACCUR, Edwiges; ESTEBÁN, Maria Teresa. Alfabetização dos alunos das classes populares: ainda um desafio. 7° ed. São Paulo: Cortez, 2012. GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. de Frederico Carotti. São Paulo: Cia. das Letras, 1989. IBGE. Angra dos Reis: população. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/angra-dos-reis/panorama>. Acessado em: 06 de setembro de 2020. KRASILCHIK, Myriam. Reformas e Realidade: o caso do ensino das ciências, Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, 14(1), p. 85-93, jan/mar, 2000. LARROSA, Jorge. Experiência e Alteridade em educação, Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011. MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança - pedagogia científica. 1a ed. São Paulo: Kírion, 2017. NEVES, Iara Conceição Bitencourt; SOUZA, Jusamara Vieira; SCHÃFFER, Neiva Otero; GUEDES, Paulo Coimbra; KLÜSENER, Renita. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 4° ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001. 103 PRADO, Guilherme do Val Toledo; FERREIRA, Cláudia Roberta; FERNANDES, Carla Helena. Narrativa Pedagógica e memoriais de formação: Escrita dos profissionais da educação? Revista Teias v. 12 • n. 26 • 143-153 • set./dez. 2011 – Jovens, territórios e práticas educativas. RIBEIRO, Darcy. Sobre o óbvio. Rio de Janeiro, Editora Guanabara,1986. Disponível em: < http://www.biolinguagem.com/ling_cog_cult/ribeiro_1986_sobreoobvio.pdf>. Acessado em: 06 de setembro de 2020. OPAS. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Brasília, DF, Brasil. 27 de julho de 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19 &Itemid=875>. Acessado em: 28 jul. 2020. _______. OMS declara que novo tipo de coronavírus não constitui emergência de saúde pública de importância internacional. Brasília, DF, Brasil. 06 de setembro de 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6096:oms- declara-que-novo-tipo-de-coronavirus-nao-constitui-emergencia-de-saude-publica-de- importancia-internacional&Itemid=812>. Acessado em: 06 set. 2020. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, Abril, 2020. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Revista Brasileira de Educação No 25. Jan /Fev /Mar /Abr 2004. UFF - IEAR. Monitoramento da Costa Verde – COVID-19. Angra dos Reis: 2020. Disponível em: <http://iear.uff.br/coronavirus/monitoramento/#angra>. Acessado em: 30 jul. 2020.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Suéle Máximo Furtado.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.