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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas docentes e alfabetização científica no contexto pandêmico: reflexões sobre narrativas de professoras alfabetizadoras de classes populares
Título(s) alternativo(s): Teaching practices and scientific literacy in the pandemic context: reflections on the narratives of literacy teachers from popular classes
Autor(es): Furtado, Suéle Máximo
Orientador(a): Oliveira, Luiza Alves de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Luiza Alves de
Segundo membro da banca: Costa, Adriana Alves Fernandes
Terceiro membro da banca: Mattos, Luciana Antunes de
Palavras-chave: Alfabetização de classes populares;Contexto pandêmico;Alfabetização científica;Narrativas de professoras;Literacy of popular classes;Pandemic context;Scientific literacy;Teacher narratives
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 24-Fev-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: FURTADO, Suéle Máximo. Práticas docentes e alfabetização científica no contexto pandêmico: reflexões sobre narrativas de professoras alfabetizadoras de classes populares. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em educação em ciências e matemática), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema narrativas de professoras alfabetizadoras de classes populares em tempos de pandemia, e como assunto as práticas docentes e a alfabetização científica no contexto pandêmico a partir dessas narrativas. Aborda as dificuldades e possibilidades educacionais, especificamente nas práticas pedagógicas de alfabetização na língua materna e alfabetização científica no atual cenário pandêmico ocasionado pela disseminação do novo coronavírus. O trabalho tem como objetivo principal compreender como um determinado grupo de professoras alfabetizadoras de uma determinada escola pública do município de Angra dos Reis atribuem sentidos às práticas pedagógicas da alfabetização na língua materna e da alfabetização científica no atual contexto pandêmico. A pesquisa reflete sobre as questões da alfabetização e das professoras alfabetizadoras em tempos de pandemia, da importância da alfabetização científica, especialmente, tendo como pano de fundo a pandemia e seus desdobramentos na sociedade. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e apoiada no paradigma indiciário como metodologia de análise dos dados. Foi realizado um levantamento teórico sobre as questões relacionadas ao tema e se estabeleceu um diálogo deste com as concepções de um grupo de professoras alfabetizadoras de classes populares, retratadas através de suas narrativas. Como referencial teórico, esse trabalho realizou ainda uma interlocução com os estudos e pesquisas de Magda Soares, Emilia Ferreiro, Paulo Freire, Attico Chassot, Boaventura de Sousa Santos, Walter Benjamin, dentre outros. Essas escolhas devem- se ao fato dessas autoras e desses autores trabalharem com os assuntos: alfabetização de classes populares; práticas docentes; alfabetização científica; pedagogia na pandemia e narrativas. Esta pesquisa aponta para a necessidade de continuidade das discussões acerca das questões que permeiam a alfabetização científica, a alfabetização na língua portuguesa e a educação das classes populares, bem como as fragilidades a que foram expostas na educação por ocorrência da pandemia de COVID-19.
Abstract: This research has as its theme narratives of literacy teachers from popular classes in times of pandemic, and as subject the teaching practices and scientific literacy in the pandemic context from the narratives of literacy teachers from popular classes. It addresses the educational difficulties and possibilities, specifically in the pedagogical practices of literacy in the mother tongue and scientific literacy in the current pandemic scenario caused by the spread of the new coronavirus. The main objective of the work is to understand how a certain group of literacy teachers from public schools in the city of Angra dos Reis attributes meanings to the pedagogical practices of literacy in their mother tongue and scientific literacy in the current pandemic context. The research reflects on the issues of literacy and literacy teachers in times of pandemic, the importance of scientific literacy, especially, against the background of the pandemic and its consequences in society. This is a research with a qualitative approach and supported by the evidential paradigm as a data analysis methodology. The methodology used consists of a theoretical survey on issues related to the theme and its dialogue with the conceptions of a group of literacy teachers from popular classes, portrayed through their narratives. As a theoretical reference, this work intends to interlocute with the studies and research of Magda Soares, Emilia Ferreiro, Paulo Freire, Attico Chassot, Boaventura de Sousa Santos, Walter Benjamin, among others. These choices are because these authors and these authors work with the subjects: literacy of popular classes; teaching practices; scientific literacy; pandemic pedagogy and narratives. This research points to the need to continue discussions about the issues that permeate scientific literacy, literacy in the Portuguese language and the education of the popular classes, as well as the weaknesses to which they were exposed in education due to the COVID-19 pandemic.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17646
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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