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dc.contributor.authorMachado, Susiane Ferreira-
dc.date.accessioned2024-07-22T13:52:15Z-
dc.date.available2024-07-22T13:52:15Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationMACHADO, Susiane Ferreira. O ambiente das águas: construção de sentidos sobre percepção ambiental e riscos na escola municipal fazenda alpina em Santa Rita, Teresópolis (RJ). 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17648-
dc.description.abstractA experiência prévia com uma atividade pedagógica de mapas falados do trajeto casa-escola realizados em 2014 para investigar a percepção ambiental sobre o espaço vivido por parte de alunos e alunas de uma escola localizada em Santa Rita, 2o distrito do município de Teresópolis (RJ), local severamente afetado pelo megadesastre ocorrido na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro em 2011, evidenciou sentimentos de medo e não-pertencimento em relação ao lugar, apontando a importância de investigações mais aprofundadas sobre percepção ambiental nas comunidades escolares inseridas em contexto de risco ambiental em Teresópolis. Nesta direção, a presente pesquisa buscou apreender e registrar, com base em entrevistas e análises qualitativas, como os profissionais da Escola Municipal Fazenda Alpina percebem o que intitulamos de “ambiente das águas” e os riscos que os cercam, e quais providências foram tomadas em relação à(s) escola(s) de Teresópolis no que concerne à sua função social frente ao megadesastre de 2011, cotejando com políticas e documentos normativos que regem a educação brasileira (LDB, PCNs, DCNs e BNCC) e as políticas ambientais que podem ser desenvolvidas a partir da escola (PNEA e PNPDEC). Os resultados apontam que apesar de o desastre ainda estar muito presente na memória das profissionais, os riscos ambientais, mesmo fazendo parte dos saberesfazeres compartilhados na escola, são pouco presentes nos discursos em relação a outros problemas ambientais, como a questão da disposição do lixo, associando-se também à ausência de ações sistemáticas no pós-desastre, por parte do poder público, em relação à Educação Ambiental (EA) nas escolas municipais. A análise efetuada sobre a Matriz Curricular evidencia que os conteúdos voltados para os riscos são abordados de forma acrítica e descontextualizada, inexistindo programas e projetos que eduquem a população para proteção e defesa civil a partir da escola, como determina a Lei no 12.608/12 (BRASIL, 2012).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectdesastrept_BR
dc.subjectpercepção ambientalpt_BR
dc.subjectrisco ambientalpt_BR
dc.subjectambiente das águaspt_BR
dc.subjectdisasterpt_BR
dc.subjectenvironmental perceptionpt_BR
dc.subjectenvironmental riskpt_BR
dc.subjectwaterscapept_BR
dc.titleO ambiente das águas: construção de sentidos sobre percepção ambiental e riscos na escola municipal fazenda alpina em Santa Rita, Teresópolis (RJ)pt_BR
dc.title.alternativeThe water environment: construction of meanings about environmental perception and risks in the municipal school fazenda Alpina in Santa Rita, Teresópolis (RJ)en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherInspired by a previous pedagogical experience about environmental risks and its mapping representation in 2014 at Fazenda Alpina School, a rural school in Santa Rita, Teresópolis, Rio de Janeiro State, a place severely affected by the mega-disaster that occurred in the mountainous region of the State of Rio de Janeiro in 2011, the present research aimed to acknowledge and register the environmental perceptions of school professionals about the waterscape, and what repair actions were taken in face of a major social disaster that have occurred in January 2011, comparing with policies and normative documents that govern brazilian education (LDB, PCNs, DCNs and BNCC) and environmental policies that can be developed from the school (PNEA and PNPDEC). The results evidence that although the disaster is still very present in the memory of professionals, environmental risks, even though they are part of the shared know-how at school, are not very present in the discourses in relation to other environmental problems, such as the issue of garbage disposal, also associated with the absence of systematic actions in the post-disaster period, by the public authorities, in relation to Environmental Education (EE) in municipal schools. The analysis carried out on the Curricular Matrix shows that the contents focused on risks are approached in an uncritical and decontextualized way, with no programs and projects that educate the population for protection and civil defense from the school, as determined by Law no 12.608/12 (BRAZIL, 2012).en
dc.contributor.advisor1Castro, Cleber Marques de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9120230107616248pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Peixoto, Maria Naíse de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5970519778075202pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Cleber Marques de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9120230107616248pt_BR
dc.contributor.referee2Richter, Monika-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9435685314161200pt_BR
dc.contributor.referee3Maia, Eduardo José Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505065808955461pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, Sarah Almeida de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7450346383654684pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4749560681794587pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.relation.referencesALVES, Ronaldo Sávio Paes. “SOMOS MAIS QUE MEIA-DÚZIA!” A LUTA POR MORADIA E DIGNIDADE DOS SOBREVIVENTES DA TRAGÉDIA DE JANEIRO DE 2011 EM TERESÓPOLIS, REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO. Revista da JOPIC, v. 2, n. 4, 2019. AMES, Andressa Roseno. Relacionamento ambiental e percepção de risco de desastres em crianças (10-12 anos) da cidade de Cascavel – PR. 2017. 100f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo, 2017. Disponível em:http://tede.unioeste.br/handle/tede/3088 BACCI, Denise de La Corte; PATACA, Ermelinda Moutinho. Educação para a água. Estudos avançados, v. 22, n. 63, p. 211-226, 2008. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BAUMAN, Zygmunt. Miedo líquido - La sociedade contemporánea y sus temores. PAIDÓS, Colección: Estado y Sociedad. Barcelona, Espanã, 2007. BRASIL. Lei 12.608/12. 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