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dc.contributor.authorRocha, Renata Menezes-
dc.date.accessioned2024-07-25T13:23:05Z-
dc.date.available2024-07-25T13:23:05Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationROCHA, Renata Menezes. Alterações no Perfil das Emissões de Gases de Efeito Estufa a partir da Implantação de Estratégias Circulares no Setor da Moda Fluminense. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17661-
dc.description.abstractO modelo econômico linear, no qual estamos inseridos, caracterizado pelo padrão de extração, produção, consumo e descarte, gera diversos impactos ambientais, dentre eles as mudanças climáticas. A Economia Circular se apresenta como uma alternativa a este modelo, ao buscar a redução do uso de matéria prima, a manutenção de valor agregado do produto no maior tempo possível, além de visar a eliminação de resíduos e a reciclagem. Os produtos de moda são uns dos mais consumidos mundialmente, e contribuem significativamente para mudanças climáticas. O setor da moda é relevante na economia global, brasileira e do estado do Rio de Janeiro, e gera empregos e renda. O presente estudo visou responder se a inclusão de estratégias da Economia Circular pode levar à redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE) do setor da moda do Rio de Janeiro. O trabalho determinou o panorama da indústria da moda no estado do Rio de Janeiro, através da classificação do CNAE e pesquisa no site do DATASEBRAE, posteriormente, por meio de levantamento bibliográfico identificou as estratégias da Economia Circular mais adequadas ao setor da moda. Por fim, com uso de estudo de caso de uma Camisa 100% algodão, analisou as alterações do perfil de emissões de GEE comparando-se o antes e pós a introdução de estratégias da Economia Circular, com uso da ferramenta Análise do Ciclo de Vida (ACV), e software SIMAPRO. Como resultados, o estudo identificou que o setor da moda do Rio de Janeiro é comporto por 93,51% de micro e pequenas empresas, sendo 80,24% empreendimentos comerciais, 16,35% de indústrias e 3,41% de serviços. Além disso, identificou quatro grupos principais de estratégias circulares aplicáveis ao Setor da Moda: fechar o ciclo; estreitar o ciclo; desacelerar o ciclo e regenerar o ciclo. Por meio do estudo de caso, constatou que a pegada de carbono do produto com estratégias circulares é menor que a da produção no modelo linear. Por fim, levantou as necessidades de desenvolvimento da cadeia de valor para implantação de estratégias circulares no setor de moda do Rio de Janeiro, como a implantação de indústria de reciclagem têxteis e necessidade de apoio aos pequenos empreendimentos para superar as barreiras à Economia Circular. Como conclusões pôde-se inferir que as estratégias circulares aplicadas à produtos da moda pode levar à redução de até 60% na pegada de carbono de produtos. A redução das emissões de GEE acontecem principalmente na etapa de produção da matéria-prima. Por fim, recomenda-se a realização de análises comparativas de ACV com outros tipos de produtos e matérias-primas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEconomia Circularpt_BR
dc.subjectACVpt_BR
dc.subjectPegada de carbonopt_BR
dc.subjectRegenerativapt_BR
dc.subjectCircular Economypt_BR
dc.subjectLCApt_BR
dc.subjectCarbon Footprintpt_BR
dc.subjectRegenerativept_BR
dc.titleAlterações no Perfil das Emissões de Gases de Efeito Estufa a partir da Implantação de Estratégias Circulares no Setor da Moda Fluminensept_BR
dc.title.alternativeChanges in the Profile of Greenhouse Gas Emissions from the Implementation of Circular Strategies in Fluminense Fashion Sectoren
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe linear economic model in which we operate, characterized by the pattern of extraction, production, consumption and disposal, generates several environmental impacts, including climate change. The Circular Economy presents itself as an alternative to this model, as it seeks to reduce the use of raw materials, maintain the added value of the product as long as possible, in addition to aiming at the elimination of waste and recycling. Fashion products are one of the most consumed worldwide, and contribute significantly to climate change. The fashion sector is relevant in the global economy, in Brazil and in the state of Rio de Janeiro, and generates jobs and income. The present study aimed to answer whether the inclusion of Circular Economy strategies can lead to a reduction in GHG emissions from the fashion sector in Rio de Janeiro. The work determined the panorama of the fashion industry in the state of Rio de Janeiro, through the classification of the CNAE and research on the DATASEBRAE website, later, through a bibliographic survey, it identified the most appropriate Circular Economy strategies for the fashion sector. Finally, using a case study of a 100% cotton shirt, it analyzed the changes in the profile of GHG emissions, comparing the before and after the introduction of Circular Economy strategies, using the Life Cycle Analysis tool (ACV), and SIMAPRO software. As a result, the study identified that the fashion sector in Rio de Janeiro is comprised of 93.51% of micro and small companies, 80.24% of which are commercial enterprises, 16.35% of industries and 3.41% of services. In addition, it identified four main groups of circular strategies applicable to the Fashion Sector: closing the loop; narrow the cycle; slow down the cycle and regenerate the cycle. Through the case study, it was found that the carbon footprint of the product with circular strategies is smaller than that of production in the linear model. Finally, it raised the need to develop the value chain for the implementation of circular strategies in the fashion sector in Rio de Janeiro, such as the implementation of a textile recycling industry and the need to support small businesses to overcome the barriers to the Circular Economy. As conclusions it could be inferred that circular strategies applied to fashion products can lead to a reduction of up to 60% in the carbon footprint of products. The reduction of GHG emissions occurs mainly in the raw material production stage. Finally, it is recommended to carry out comparative analyzes of LCA with other types of products and raw materials.pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Ednaldo Oliveira dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6217-205Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1002426943626438pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ednaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6217-205Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1002426943626438pt_BR
dc.contributor.referee2Barreto, Renata da Costa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3238-1720pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5200159738020330pt_BR
dc.contributor.referee3Lyra, Gustavo Bastos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9882-7000pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2677800541601144pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6018929718208236pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Florestaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
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dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestalpt_BR
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