Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17664
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dc.contributor.authorFranceschi, Wilker Marcos-
dc.date.accessioned2024-07-26T14:04:49Z-
dc.date.available2024-07-26T14:04:49Z-
dc.date.issued2022-07-04-
dc.identifier.citationFRANCESCHI, Wilker Marcos. A nossa história em quadrinhos: O ensino de história local através de histórias em quadrinhos. 2022. 221 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17664-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo refletir acerca da possibilidade de desenvolvimento de histórias em quadrinhos, por parte dos professores de história, para serem utilizadas como ferramentas didático-pedagógicas no processo de ensino- aprendizagem de história local. Acreditamos que o caráter sui generis das HQs, que alia a linguagem textual e imagética, tem um grande potencial didático-pedagógico, sendo capaz de tornar a aprendizagem muito mais estimulante e prazerosa para os alunos da Educação Básica. Tal problemática se faz pertinente, devido ao desinteresse de grande parte dos alunos pela disciplina de história, a qual muitos ainda associam à simples narrativa de eventos do passado, cujo objetivo é a memorização de datas, nomes e eventos considerados importantes pela narrativa histórica tradicional. O público-alvo de nossa proposta são os professores de história da Educação Básica que desejam incrementar sua prática docente através da utilização da linguagem quadrinística. Posto isto, para alcançarmos nosso objetivo e desenvolvermos uma nova proposta metodológica que venha a contribuir ao ensino de história local recorremos a um vasto referencial teórico que engloba diversos autores das áreas de “ensino de história”, “história local” e “história em quadrinhos”. Como pontuado por Paulo Freire, para que o processo de aprendizagem seja mais eficaz e prazeroso, é fundamental que que levemos em consideração os conhecimentos prévios trazidos por nossos alunos. Isto posto, consideramos que ao verem retratadas nas páginas de uma HQ as paisagens, imagens, personagens e histórias próximas a eles, os nossos alunos poderão, então, se perceberem como agentes históricos, aumentando assim o seu interesse pelas aulas de história. Diante de tal conclusão, desenvolvemos um tutorial cujo objetivo é orientar como os professores de História da Educação Básica poderão desenvolver pesquisas de história local e, posteriormente, adaptá-las para a linguagem quadrinística.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
dc.subjectHistória Localpt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectLocal Historypt_BR
dc.titleA nossa história em quadrinhos: O ensino de história local através de histórias em quadrinhospt_BR
dc.title.alternativeOur history in comics: teaching local history through comicsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis work aimed to reflect on the possibility of developing comics, by history teachers, to be used as didactic-pedagogical tools in the teaching-learning process of local history. We believe that the sui generis character of comics, which combines textual and imagery language, has a great didactic-pedagogical potential, being able to make learning process much more stimulating and pleasurable for Basic Education students. This problem is pertinent, due to the lack of interest of most students in the discipline of history, which many still associate with the simple narrative of events from the past, whose objective is the memorization of dates, names and events considered important by the traditional historical narrative. The target audience of our proposal is the history teachers of Basic Education who want to increase their teaching practice through the use of comic book language. That said, in order to achieve our objective and develop a new methodological proposal that will contribute to the teaching of local history, we resort to a vast theoretical framework that encompasses several authors in the areas of "teaching history", "local history" and "comics”. As pointed out by Paulo Freire, for the learning process to be more effective and enjoyable, it is essential that we take into account the prior knowledge brought by our students. That said, we believe that by seeing the landscapes, images, characters and stories close to them portrayed on the pages of a comic, our students will then be able to perceive themselves as historical agents, thus increasing their interest in history classes. In view of this conclusion, we developed a tutorial whose objective is to guide how Basic Education History teachers can develop local history research and, later, adapt them to the comic book language.en
dc.contributor.advisor1Teixeira, Rebeca Gontijo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0522023633864556pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Rebeca Gontijo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0522023633864556pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, José Costa D'Assunção-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7367148951589975pt_BR
dc.contributor.referee3Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9487332055549431pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7579980083761163pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
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