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dc.contributor.authorAlmeida, Viviane da Silva-
dc.date.accessioned2024-08-07T14:08:33Z-
dc.date.available2024-08-07T14:08:33Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.citationALMEIDA, Viviane da Silva. As comissões de heteroidentificação étnico-racial e a implementação da lei de cotas em duas universidades do sudeste. 2021. 168 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17676-
dc.description.abstractA Lei n. ° 12.711/2012, atualizada pela Lei n.º 13.409/2016, reserva vagas para pretos, pardos e indígenas (chamados PPI’s), dentre outras categorias de cotas, sendo o único recorte em comum de todas elas, ter cursado integralmente o ensino médio em uma instituição de ensino pública. Para pleitear uma vaga nesta subcota étnico-racial, atualmente, é necessário o preenchimento de um formulário em que conste sua autodeclaração étnico-racial condicionada à validação de uma comissão de heteroidentificação étnico-racial, porém, nem sempre foi assim, pois a atuação da referida comissão iniciou há pouco tempo. Anteriormente, o candidato à vaga reservada para negros, somente realizava sua autodeclaração pessoal por escrito, como ainda acontece em algumas universidades federais. Neste contexto, apresentamos como objetivo geral investigar se as comissões de heteroidentificação, criadas pela Portaria Normativa n.º 4 de 2018, contempladas no acesso aos concurso públicos, são referenciadas como mecanismo para implementação da Lei n.º 12.711/2012 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O recorte temporal estabelecido é de 2013 a 2019. A tese tem abordagem qualitativa e apresenta dados quantitativos necessários à elucidação dos fatos. Em relação à sua natureza, é uma pesquisa básica porque busca gerar conhecimentos novos, condizentes ao aprimoramento da pesquisa acadêmico-científica. No que concerne aos objetivos, é uma pesquisa descritiva. Como procedimentos optei pelo estudo dos casos da UFRRJ e da UFOP; a análise documental dos editais, deliberações e orientações normativas no âmbito federal que englobem a implementação da Lei 12.711/2012 e a atuação das comissões de heteroidentificação; a pesquisa ex-post-facto, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário survey e a entrevista semiestruturada. Neste cerne, chegamos ao quantitativo de 14 sujeitos desta pesquisa. Destaco que, para analisar as narrativas dos participantes, decidi por utilizar os elementos da análise do discurso amparada em Rojo (2004) e Orlandi (2013), que deram suporte por compreenderem a linguagem como mediação essencial entre sujeito sem oposição ao contexto sócio histórico dos indivíduos, captando dessa forma, a análise do discurso como um procedimento direcionado para desvelar o dialeto social e os componentes comunicativos como elementos discursivos. Siss (2003, 2005), Carvalho (2020), Pace (2019), Santos (2020a e 2020b), Schwarcz (1993), Otranto (2009) e Bortolanza (2017), Munanga (2008), Gomes (2005), Ball (1993), Ball e Mainardes (2006), Bourdieu e Passeron (2014) foram o aporte teórico principal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAutodeclaraçãopt_BR
dc.subjectHeteroidentificaçãopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectMestiçagempt_BR
dc.subjectUFRRJpt_BR
dc.subjectUFOPpt_BR
dc.subjectSelf-declarationpt_BR
dc.subjectHeteroidentificationpt_BR
dc.subjectCollege educationpt_BR
dc.subjectMiscegenationpt_BR
dc.subjectAutodeclaraciónpt_BR
dc.subjectHeteroidentificaciónpt_BR
dc.subjectEducación superiorpt_BR
dc.subjectMestizajept_BR
dc.titleAs comissões de heteroidentificação étnico-racial e a implementação da lei de cotas em duas universidades do sudestept_BR
dc.title.alternativeThe ethnic-racial heteroidentification committees and the implementation of the quota law in two southeastern universitiesen
dc.title.alternativeLos comités de heteroidentificación étnico-racial y la aplicación de la ley de cuotas en dos universidades del surestees
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe Law no. 12.711 / 2012, updated by Law no. 13.409 / 2016, reserves vacancies for blacks, browns and indigenous people (called PPI's), among other categories of quotas, being the only common feature of them all, having completed full high school education in a public institution. To apply for a vacancy in this ethnic-racial sub-quota, it is currently necessary to fill out a form stating his or her ethnic-racial status, conditioned to the validationt of an ethnic-racial heteroidentification committee, however, this was not always the case, since the performance of this committee started not long ago. Previously, the candidate for the vacancy reserved for blacks, only performed the self-declaration written by himself, as it still happens in some federal universities. In this context, we present as a general objective to investigate whether the heteroidentification commissions, created by Normative Ordinance No. 4 of 2018, included in access to public tenders, are referred to as a mechanism for the implementation of Law No. 12,711 / 2012 at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ ) and at the Federal University of Ouro Preto (UFOP). The established time frame is from 2013 to 2019. The thesis has a qualitative approach and presents quantitative data necessary to elucidate the facts. Regarding its nature, it is a basic research because it seeks to generate new knowledge, consistent with the improvement of academic-scientific research. Concerning the objectives, it is a descriptive research. As procedures I opted for the case study, the cases of UFRRJ and UFOP; the documentary analysis of public notices, deliberations and normative guidelines at the federal level, which includes the implementation of Law 12.711 / 2012 and the performance of heteroidentification committees; ex-post-facto research, bibliographic research and action research. The data collection instruments used here were the survey questionnaire and the semi-structured interview. At this core, I came to the number of 14 subjects in this research. I emphasize that in order to analyze the participants' narratives, I chose to use the discourse analysis elements supported by Rojo (2004) and Orlandi (2013), who supported it by understanding language as an essential mediation between subjects without opposition to the individuals' socio-historical context, capturing in this way, the analysis of the discourse as a procedure aimed at unveiling the social dialect, and the communicative components as discursive elements. Siss (2003, 2005), Carvalho (2020), Pace (2019), Santos (2020a e 2020b), Schwarcz (1993), Otranto (2009) e Bortolanza (2017),Munanga (2008), Gomes (2005), Ball (1993), Ball and Mainardes (2006), Bourdieu and Passeron (2014) were the main theoretical contribution.en
dc.description.abstractOtherLa Ley no. 12.711 / 2012, actualizado por la Ley no. 13.409 / 2016, reserva de vacantes para negros, marrones e indígenas (denominados PPI's), entre otras categorías de cupos, siendo el único rasgo común de todos ellos, habiendo completado la educación completa. escuela secundaria en una institución de educación pública. Para postularse a un lugar en este subcupo étnico-racial, actualmente es necesario llenar un formulario en el que se indique su condición étnico-racial, condicionado a la actuación de un comité de heteroidentificación étnico-racial, sin embargo, esto no siempre fue caso, ya que no hace mucho se inició la actuación de dicho comité. Previamente, el candidato a la vacante reservada para negros, solo realizaba la autodeclaración escrita por él mismo, como todavía ocurre en algunas universidades federales. En este contexto, presento como objetivo general investigar si las comisiones de heteroidentificación, creadas por la Ordenanza Normativa no. 4 de 2018, incluidos en el acceso a licitaciones públicas, se denominan mecanismo para la implementación de la Ley no. 12.711 / 2012 en la Universidad Federal Rural de Río. de Janeiro (UFRRJ) y en la Universidad Federal de Ouro Preto (UFOP). El plazo establecido es de 2013 a 2019. La tesis tiene un enfoque cualitativo y presenta los datos cuantitativos necesarios para dilucidar los hechos. En cuanto a su naturaleza, es investigación básica porque busca generar nuevo conocimiento, consistente con el perfeccionamiento de la investigación académico-científica. En cuanto a los objetivos, se trata de una investigación descriptiva. Como procedimientos elegi el estudio de los casos de UFRRJ y UFOP; el análisis documental de avisos públicos, deliberaciones y lineamientos normativos a nivel federal, que incluyen la implementación de la Ley 12.711 / 2012 y la actuación de comisiones de heteroidentificación; investigación ex-post-facto, investigación bibliográfica e investigación-acción. Los instrumentos de recolección de datos utilizados aquí en este trabajo fueron el cuestionario de encuesta y la entrevista semiestructurada. En este núcleo, llegué al número de 14 sujetos de esta investigación. Destacamos que para analizar las narrativas de los participantes, optamos por utilizar los elementos de análisis del discurso apoyados por Rojo (2004) y Orlandi (2013), quienes lo apoyaron entendiendo el lenguaje como una mediación esencial entre sujetos sin oposición a los indivíduos al contexto socio-histórico, capturando de esta manera, el análisis del discurso como un procedimiento destinado a develar el dialecto social, y los componentes comunicativos como elementos discursivos. Siss (2003, 2005), Carvalho (2020), Pace (2019), Santos (2020a y 2020b), Schwarcz (1993), Otranto (2009) y Bortolanza (2017), Munanga (2008), Gomes (2005), Ball (1993), Ball y Mainardes (2006), Bourdieu y Passeron (2014) fueron el principal aporte teórico.es
dc.contributor.advisor1Siss, Ahyas-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6465-5952pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745461007466177pt_BR
dc.contributor.referee1Siss, Ahyas-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6465-5952pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745461007466177pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Monica de Souza Nunes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0917-3437pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7436821208759848pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Adilson Pereira dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7027-1055pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8540887895255246pt_BR
dc.contributor.referee4Pace, Angela Ferreira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8417641945793996pt_BR
dc.contributor.referee5Costa, Ana Valéria de Figueiredo da-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-5029-3276pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6434170770324585pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3307254819818603pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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