Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSobral, Marcela de Marco-
dc.date.accessioned2024-08-15T16:18:50Z-
dc.date.available2024-08-15T16:18:50Z-
dc.date.issued2021-04-27-
dc.identifier.citationSOBRAL, Marcela de Marco. Comunidades intencionais: experiências significativas na relação com a ComVivência Pedagógica. 2021. 275 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17725-
dc.description.abstractEsta tese, concentra-se em conhecer os aspectos subjetivos de pessoas que vivem em comunidades intencionais (CI), para perceber quem são, quais as suas visões de mundo, satisfação com a vida, desenvolvimento espiritual, motivações e as transformações percebidas; e relacionar com percepções e práticas dos educadores ambientais, para estabelecer relações das experiências significativas destes comunitários, e observar aspectos relevantes que podem vir a ser valorizados na formação de Educadores Ambientais por meio da proposição da ComVivência Pedagógica. Para isso, foi realizada uma análise sistemática sobre comunidades intencionais e conduzida uma investigação exploratória, voltada a desvelar percepções de comunitários e educadores, usando um método misto, com inquérito por questionário e entrevistas semiestruturadas, visando a complementaridade dos dados. Os resultados mostram que os comunitários se enquadram em uma visão de mundo integrativa, com elevado nível de desenvolvimento espiritual e de satisfação com a vida, relativamente mais altos do que os encontrados nos educadores ambientais. Há alguma semelhança em dimensões relacionadas à efetivação de estratégias que visavam o desenvolvimento pessoal em ambos os grupos, como a meditação. Dentre as intencionalidades que impulsionaram os comunitários à vida comunitária encontram-se elementos de promoção de uma vida sustentável de ligação com a natureza, de desenvolvimento pessoal e de outros seres humanos, o pertencimento e a união de esforços para construir um mundo melhor, o que gerou impactos positivos em diversos aspectos de suas vidas comunitárias. Elementos que buscamos relacionar aos princípios formativos da proposta em construção da ComVivência Pedagógica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectComunidades intencionaispt_BR
dc.subjectExperiência significativapt_BR
dc.subjectComVivência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectIntentional communitiespt_BR
dc.subjectsignificant experiencept_BR
dc.subjectPedagogical Livingpt_BR
dc.titleComunidades intencionais: experiências significativas na relação com a ComVivência Pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeIntentional communities: significant experiences in the relationship with the “ComVivência Pedagógica”en
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThis thesis, focuses on knowing the subjective aspects of people living in intentional communities (IC), to understand who they are, what are their worldviews, life satisfaction, spiritual development, motivations and perceived transformations; and relate with perceptions and practices of environmental educators, to establish relationships of significant experiences of these communities, and observe relevant aspects that may be valued in the training of Environmental Educators through the proposition of “ComVivência Pedagógica”. To this end, a systematic analysis of intentional communities was carried out and an exploratory research was conducted, aimed at unveiling the perceptions of community members and educators, using a mixed method, with a survey by questionnaire and semi-structured interviews, with a view to complementing the data. The results show that the community members fit into an integrative worldview, with a high level of spiritual development and life satisfaction, relatively higher than those found among environmental educators. There is some similarity in dimensions related to the implementation of strategies aimed at personal development in both groups, such as meditation. Among the intentionalities that drove community members towards community life are elements of the promotion of a sustainable life in connection with nature, of personal development and of other human beings, of belonging and of joining forces to build a better world, which generated positive impacts in several aspects of their community life. Elements that we seek to relate to the formative principles of the proposal under construction of the “ComVivência Pedagógica”.en
dc.contributor.advisor1Guimarães, Mauro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4158-313Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Arroz, Ana Margarida Moura de Oliveira-
dc.contributor.referee1Guimarães, Mauro-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4158-313Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Ana Maria Dantas-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Carlos Roberto de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596pt_BR
dc.contributor.referee4Pinto, Vicente Paulo dos Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7127738828178155pt_BR
dc.contributor.referee5Tristão, Martha-
dc.contributor.referee5Lattesttp://lattes.cnpq.br/0202803128513201pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687068379557223pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesAGUILAR, J. Assessing Success in High-Turnover Communities: Communes as Temporary Sites of Learning and Transmission of Values. Journal for the Study of Radicalism, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 35–57, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1353/jsr.2012.0005 ARROZ, A. M. Tribos acadêmicas ou sociedades pós-modernas? epistemologias pessoais na academia. 798 f. 2004. Tese de doutorado. Açores, 2004. ARROZ, Ana Moura. Quantitativo ou qualitativo? Da oposição à integração. Universidade dos Açores: [s. n.], 2012. ARRUDA, B. M. O Fenômeno de Ecovilas no Brasil Contemporâneo. 203 f. 2018. Dissertação de Mestrado - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, 2018. Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc- campinas.edu.br:8080/jspui//handle/tede/1133. Acesso em: 29 set. 2020. AZEVEDO, R. V. P. de M. Vivendo paradigmas alternativos: Experiências in-vitro de sociedades futuras. 129 f. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/12094/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%2 0Mestrado%20Rita%20Azevedo_Vers%c3%a3o%20Final.pdf BARCELOS, M. N. Armadilhas paradigmáticas na educação ambiental: análise em PPPs de escolas públicas do Ensino Médio de uma cidade do interior de Minas Gerais. 64 f. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Lavras, Lavras- MG, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10535. Acesso em: 12 out. 2018. BINDER, M. Taking to the Sea: The Modern Seasteading Movement in the Context of Other Historical Intentional Communities. Indiana Journal of Global Legal Studies, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 765–794, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.2979/indjglolegstu.23.2.0765 BOEIRA, S. L.; KOSLOWSKI, A. A. Paradigma e Disciplina nas Perspectivas de Kuhn e Morin. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 90– 115, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1807-1384.2009v6n1p90 BORELLI, F. C. Consumo responsável sob a perspectiva prático-teórica: Um estudo etnográfico em uma ecovila. 244 f. 2014. Tese de doutorado - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/41/teses/813514.pdf BOSSY, S. The utopias of political consumerism: The search of alternatives to mass consumption. Journal of Consumer Culture, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 179–198, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1469540514526238 BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. de A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, [s. l.], v. 3, n. 11, p. 121– 136, 2011. 233 BRITTO, A. L. R. de. Ecovila como alternativa no mundo contemporâneo. 116 f. 2018. MESTRE EM ARQUITETURA - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34301. Acesso em: 21 jul. 2020. CARVALHO, F. F. de. Eros e comunidade: uma investigação etnográfica sobre o amor livre como ordem social confluente na ecovila de Tamera em Portugal. 269 f. 2016. Dissertação de Mestrado - UFRJ, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://pos.eicos.psicologia.ufrj.br/wp- content/uploads/2016_MEST_Filipe_Freitas_de_Carvalho.pdf CARVALHO, I. C. D. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 411 f. 2001. Tese de doutorado - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/isabel_carvalho17/publication/267421329_a_inven cao_do_sujeito_ecologico_sentidos_e_trajetorias_em_educacao_ambiental/links/56c62 56d08ae8cf828fef852/a-invencao-do-sujeito-ecologico-sentidos-e-trajetorias-em- educacao-ambiental.pdf CARVALHO, I. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo, SP: Cortez Editora, 2004. (Docência em formação). CASEY, K.; LICHROU, M.; O’MALLEY, L. Unveiling Everyday Reflexivity Tactics in a Sustainable Community. Journal of Macromarketing, [s. l.], v. 37, n. 3, p. 227– 239, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0276146716674051 CHALQUIST, C. Review of Integral Ecology: Uniting Multiple Perspectives on the Natural World by Sean Esbjörn-Hargens and Michael Zimmerman. Ecopsychology, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 153–157, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1089/eco.2011.0017 CHEN, G.; BAO, J.; HUANG, S. (Sam). Developing a Scale to Measure Backpackers’ Personal Development. Journal of Travel Research, [s. l.], v. 53, n. 4, p. 522–536, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0047287513500392 CHEN, G.; HUANG, S. Toward a theory of backpacker personal development: Cross- cultural validation of the BPD scale. Tourism Management, [s. l.], v. 59, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.09.017 COSTA, B. B. O papel da educação na cooptação ideológica em Gramsci e Freire. Filosofia e Educação, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 338–341, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i1.8635539 CUNNINGHAM. Exploring the efficacy of consensus-based decision-making: A pilot study of the Cloughjordan Ecovillage, Ireland. International Journal of Housing Markets and Analysis, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 233–253, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJHMA-06-2013-0040 DE WITT, A. Climate change and the clash of worldviews: an exploration of how to move forward in a polarized debate: with mike hulme, “(still) disagreeing about climate change: which way forward?” Zygon®, [s. l.], v. 50, n. 4, p. 906–921, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1111/zygo.12226 234 DE WITT, A. et al. A new tool to map the major worldviews in the Netherlands and USA, and explore how they relate to climate change. Environmental Science & Policy, [s. l.], v. 63, p. 101–112, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.envsci.2016.05.012 DE WITT, A. Transformative Solutions for Sustainable Well-Being. In: MARQUES, J. (org.). Handbook of Engaged Sustainability. Cham: Springer International Publishing, 2018. p. 1–30. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-53121- 2_12-3. Acesso em: 20 abr. 2020. DE WITT, A. Worldviews and the transformation to sustainable societies. An exploration of the cultural and psychological dimensions of our global environmental challenges. 364 f. 2013. Tese de doutorado - Utrecht University, Holanda, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.13140/RG.2.1.4492.8406 DELANEY, C. The Spirituality Scale: Development and Psychometric Testing of a Holistic Instrument to Assess the Human Spiritual Dimension. Journal of Holistic Nursing, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 145–167, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0898010105276180 DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo, S.P: Editora Gaia, 1992. DIAS, M. A. et al. Os sentidos e a relevância das ecovilas: na construção de alternativas societárias sustentáveis. Ambiente & Sociedade, [s. l.], v. 20, n. 3, p. 79–96, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc0083v2032017 DIENER, E. et al. The Satisfaction With Life Scale. Journal of Personality Assessment, [s. l.], v. 49, n. 1, p. 71–75, 1985. Disponível em: https://doi.org/10.1207/s15327752jpa4901_13 EISMAN, L. B.; BRAVO, M. P. C.; PINA, F. H. Métodos de Investigación em Psicopedagogia. Madrid: McGraw-Hill, 1998. ERGAS, C. A Model of Sustainable Living: Collective Identity in an Urban Ecovillage. Organization & Environment, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 32–54, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1086026609360324 ERGAS, C.; CLEMENT, M. T. Ecovillages, Restitution, and the Political-Economic Opportunity Structure: An Urban Case Study in Mitigating the Metabolic Rift. Critical Sociology, [s. l.], v. 42, n. 7–8, p. 1195–1211, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0896920515569085 ESBJORN-HARGENS, S. Integral education by design: how integral theory informs teaching, learning, and curriculum in a graduate program. ReVision, [s. l.], v. 28, n. 3, p. 21–30, 2006. FARIA, J. de S. Pesquisa-formação em Educação Ambiental on-line: experiências e saberes em rede. 211 f. 2021. Tese de doutorado - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-Nova Iguaçu/RJ, 2021. 235 FERREIRA, H. S. A formação de educadores ambientais na “ComVivência” pedagógica com os saberes da terra. 143 f. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-Nova Iguaçu/RJ, 2016. FREIRE, P. Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. E-book. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 23a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. E-book. FUNDAÇÃO LEMANN. O que é a BNCC? - Notícia. [S. l.], 2020. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/o-que-e-a-bncc. Acesso em: 11 maio 2020. GADOTTI, M. Pedagogia da terra. São Paulo, SP: Editora Fundação Peirópolis, 2000. (Brasil cidadão). GEN. Ecovillages. [S. l.], 2012. Disponível em: https://ecovillage.org/projects/. Acesso em: 28 abr. 2020. GIBBS, J. Planet of the Humans | By Jeff Gibbs, Executive Producer Michael Moore. [S. l.], 2020. Disponível em: https://planetofthehumans.com/. Acesso em: 11 maio 2020. GÓMEZ, G. R.; FLORES, J. G.; JIMÉNEZ, E. G. Metodologia de la investigacion qualitativa. Madrid: Aljibe, 1996. GÓMEZ-ULLATE GARCÍA DE LEÓN, M. Contracultura y asentamientos alternativos en la España de los 90: un estudio de antropología social. 421 f. 2007. Tese de doutorado - [Universidad Complutense de Madrid], Vicerrectorado de Cultura, Deporte y Política Social, Madrid, 2007. GRANIER, N. B. Experiências de “ComVivência Pedagógica” a partir de outras epistemologias em processos formativos de educadores ambientais. 167 f. 2017. - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-Nova Iguaçu/RJ, 2017. GRANIER, N. B. Experiências de “com-vivência pedagógica” como possibilidade de construção de outras epistemologias para formação de educadores ambientais. In: , 2015, PUCPR. EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação. PUCPR: [s. n.], 2015. p. 22903–22912. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21072_11007.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021. GRINDE, B. et al. Quality of Life in Intentional Communities. Social Indicators Research, [s. l.], v. 137, n. 2, p. 625–640, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11205-017-1615-3 GRUN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 2011. GUERRA, I. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo - sentidos e formas de uso. Estoril: Principia Editora, 2006. 236 GUIMARÃES, M. A Formacao de Educadores Ambientais. Campinas, SP: Papirus, 2004. GUIMARÃES, M. Caminhos da educação ambiental: da forma a ação. Campinas, SP: Papirus, 2011. GUIMARÃES, M. Intervenção educacional: do “de grão em grão a galinha enche o papo” ao “tudo junto ao mesmo tempo agora”. In: FERRARO JUNIOR, L.F. (ORG). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA. Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p. 191–199. GUIMARÃES, M. Pesquisa e processos formativos de educadores ambientais na radicalidade de uma crise civilizatória. Pesquisa em Educação Ambiental, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 58–66, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.18675/2177- 580X.vol13.n1.p58-66 GUIMARÃES, M. Processos formativos do educador ambiental: a práxis de intervenção numa (Com)Vivência Pedagógica. In: , [s. d.]. Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. [S. l.]: EdUECE, [s. d.]. p. 5829– 5839. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro2/PROCESSOS%20FORMATIVOS%20D O%20EDUCADOR%20AMBIENTAL%20A%20PR%C3%81XIS%20DE%20INTER VEN%C3%87%C3%83O%20NUMA%20COM%20VIV%C3%8ANCIA%20PEDAG %C3%93GICA.pdf GUIMARÃES, M.; GRANIER, N. B. Educação ambiental e os processos formativos em tempos de crise. Revista Diálogo Educacional, [s. l.], v. 17, n. 55, p. 1574–1597, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS06 GUIMARÃES, M.; GRANIER, N. B.; KLEIN, A. L. A “ComVivência Pedagógica” para a formação de educadores ambientais no Caminho de Santiago. Revista Sergipana de Educação Ambiental, [s. l.], v. 9, p. 1–12, 2020. GUIMARÃES, M.; MEDEIROS, H. Q. de. Outras epistemologias em Educação Ambiental: o que aprender com os saberes tradicionais dos povos indígenas. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [s. l.], p. 50–67, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5959 GUIMARÃES, M.; MEDEIROS, H. Q. de. Outras epistemologias em Educação Ambiental: o que aprender com os saberes tradicionais dos povos indígenas. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [s. l.], p. 50–67, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5959 GUIMARÃES, M.; PINTO, V. P. dos S. Alternativas para processos formativos de Educação Ambiental: a proposta da “(Com)Vivência Pedagógica” diante de grandes e radicais desafios. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [s. l.], p. 118–131, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7146 GUIMARÃES, M.; PRADO, C. Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental: Ética e História. in: SILVA, A.M.M. e TIRIBA, L. (orgs). In: DIREITO AO AMBIENTE COMO DIREITO A VIDA. São Paulo: Cortez Editora, 2014. 237 GUTIERREZ, F.; PRADO, C. Livro: Ecopedagogia e Cidadania Planetaria - Francisco Gutierrez Cruz Prado. São Paulo: Cortez: instituto Paulo Freire, 1999. HEDLUND-DE WITT, A. Exploring worldviews and their relationships to sustainable lifestyles: Towards a new conceptual and methodological approach. Ecological Economics, [s. l.], v. 84, p. 74–83, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2012.09.009 HEDLUND-DE WITT, A. Pathways to Environmental Responsibility: A Qualitative Exploration of the Spiritual Dimension of Nature Experience. Journal for the Study of Religion, Nature and Culture, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 154–186, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1558/jsrnc.v7i2.154 HEDLUND-DE WITT, A. The rising culture and worldview of contemporary spirituality: A sociological study of potentials and pitfalls for sustainable development. Ecological Economics, [s. l.], v. 70, n. 6, p. 1057–1065, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2011.01.020 HONG, S.; VICDAN, H. Re-imagining the utopian: Transformation of a sustainable lifestyle in ecovillages. Journal of Business Research, [s. l.], v. 69, n. 1, p. 120–136, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2015.07.026 INGLEHART, R. Public Support for Environmental Protection: Objective Problems and Subjective Values in 43 Societies. PS: Political Science and Politics, [s. l.], v. 28, n. 1, p. 57–72, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.2307/420583 JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, [s. l.], v. 31, n. 2, p. 233–250, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200007 LEFF, E. A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003a. LEFF, E. Pensar a complexidade ambiental. In: A COMPLEXIDADE AMBIENTAL. São Paulo: Cortez, 2003b. LEFF, E.; CABRAL, L. C. Racionalidade ambiental a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. LEHAVI, A. How Property Can Create, Maintain, or Destroy Community. Theoretical Inquiries in Law, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 43–76, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.2202/1565-3404.1208 LESSARD-HÉBERT, M.; GOYETTE, G.; BOUTIN, G. Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2005. LEVIATAN, U. Kibbutzim as a Real-life Utopia: Survival Depends on Adherence to Utopian Values. Psychology and Developing Societies, [s. l.], v. 25, n. 2, p. 249–281, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0971333613500873 LIMA, G. F. da C. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa, [s. l.], v. 35, n. 1, p. 145–163, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100010 238 LOCKYER, J. et al. “We Try to Create the World That We Want”: Intentional Communities Forging Livable Lives in St. Louis. Center for Social Development Washington University in St. Louis, [s. l.], v. 11, n. 02, p. 1–23, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.7936/K7QN668N LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Crítica: princípios teóricos e metodológicos. [s. l.], p. 69, [s. d.]. LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. Ambiente e Educação, [s. l.], v. 8, p. 37–57, 2003. LOUREIRO, C. F. B. et al. (org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez Editora, 2002. MARDACHE, A. C. Intentional Communities in Romania. Precursor stage of community integration. Bulletin of the Transilvania University of Braşov, [s. l.], v. 10 (59), n. 2, Social Sciences, p. 87–92, 2017. MARDACHE, A. C. Intentional communities in Romania. Story of their beginnings. Bulletin of the Transilvania University of Brasov., [s. l.], v. 9, n. 2, Social Sciences, p. 97–104, 2016. MARQUES, E. C. L. et al. Dossiê: métodos e explicações da política. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [s. l.], v. 22, n. 64, p. 140–145, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69092007000200010 MARTÍNEZ-ALIER, J. et al. Sustainable de-growth: Mapping the context, criticisms and future prospects of an emergent paradigm. Ecological Economics, [s. l.], v. 69, n. 9, p. 1741–1747, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2010.04.017 MEC. BNCC - Base Nacional de Conteúdo Curricular. [s. l.], p. 470, 2017. MEIJERING, L. Making a place of their own: Rural intentional communities in Northwest Europe. 149 f. 2006. Tese de doutorado - University of Groningen, Holanda, 2006. Disponível em: https://www.rug.nl/research/portal/publications/making- a-place-of-their-own(9d364624-6b5e-48d9-9662-c8f2fc5c0385).html. Acesso em: 17 abr. 2020. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. [S. l.], 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: 11 abr. 2021. MORÃO, R. C. G. Comunidades intencionais: velhos novos espaços de fuga. 170 f. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Rondônia, [s. l.], 2017. NEPOMUCENO, T. C. Educação ambiental & espiritualidade laica: horizontes de um diálogo iniciático. 2015. text - Universidade de São Paulo, [s. l.], 2015. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-01072015-101326. Acesso em: 1 abr. 2021. 239 O’BRIEN, K. L.; WOLF, J. A values-based approach to vulnerability and adaptation to climate change. WIREs Climate Change, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 232–242, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1002/wcc.30 OLIVEIRA, F. L. de. Triangulação metodológica e abordagem multimétodo na pesquisa sociológica: vantagens e desafios. Ciências Sociais Unisinos, [s. l.], v. 51, n. 2, p. 133-143–143, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.2.03 PARANHOS, R. et al. Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias, [s. l.], v. 18, n. 42, p. 384–411, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/15174522-018004221 PELEGRINI, D. F. Sobre o conceito de paradigma no conceito de Edgar Morin. [s. l.], v. 5, n. 1, Revista Triângulo, p. 57–74, 2012. PIRES, C. do V. Ecoaldeias: construindo alternativas : estudo exploratório do movimento social das ecoaldeias através do global ecovillage network, Tamera e Los Angeles Ecovillage. [s. l.], 2012. Disponível em: https://repositorio.iscte- iul.pt/handle/10071/4991. Acesso em: 24 fev. 2021. QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, <Luc Van. Manual de investigação em ciências sociais. 2a ed. Lisboa: Gradiva, 1998. E-book. REIGOTA, M. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. São Paulo, SP: Cortez Editora, 1999. ROYSEN, R. Desenvolvimento e difusão de práticas sociais sustentáveis no nicho das ecovilas no Brasil : o papel das relações sociais e dos elementos das práticas. 209 f. 2018. Tese de doutorado - Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32820. Acesso em: 1 out. 2020. ROYSEN, R. Ecovilas e a construção de uma cultura alternativa. 2013. Mestrado em Psicologia Social - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.47.2013.tde-31072013-114650. Acesso em: 21 jul. 2020. ROYSEN, R.; MERTENS, F. Difusão de práticas sociais sustentáveis em nichos de inovação social de base: o caso do movimento das ecovilas / Diffusion of Sustainable Social Practices in Grassroots Innovation Niches: The Case of the Ecovillage Movement. ResearchGate, [s. l.], v. 39, p. 275–295, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5380/dma.v39i0.46673 SANTOS JUNIOR, S. J. dos. Zelosamente habitando a terra: ecovilas genuínas, espaço geográfico e a construção de lugares zelosos em contextos contemporâneos de fronteiras paradigmáticas. 415 f. 2016. Tese de doutorado - Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewT rabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3019636 SANTOS, D. G. G. dos. A relação entre o sentimento de pertencimento e a Educação Ambiental. 122 f. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-Nova Iguaçu/RJ, 2018. 240 SARGISSON, L. Friends Have All Things in Common: Utopian Property Relations. The British Journal of Politics and International Relations, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 22– 36, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-856X.2009.00391.x SARKAR, P. R. Neo-humanismo: ecologia, espiritualidade e expansão mental. 2a.ed. Porto Alegre: Publicações Ananda Marga, 2001. SCHETTERT, C. S. S. Descalço na simplicidade transformadora de uma ecovila: uma reflexão de suas práticas na construção de políticas públicas. 230 f. 2016. Mestrado Profissional em GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, [s. l.], 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewT rabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3719002 SCHIFFER, S. J. “Glocalized” Utopia, Community-Building, and the Limits of Imagination. Utopian Studies, [s. l.], v. 29, n. 1, p. 67–87, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5325/utopianstudies.29.1.0067 SCHMELZER, M. The growth paradigm: History, hegemony, and the contested making of economic growthmanship. Ecological Economics, [s. l.], v. 118, n. C, p. 262–271, 2015. SEGURA, D. de S. B. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. [S. l.]: Annablume, 2001. SIQUEIRA, G. D. M. V. Tensão entre as racionalidades substantiva e instrumental na gestão de ecovilas: Novas fronteiras do campo de estudos. 237 f. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/96361/310442.pdf?sequen ce=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 maio 2019. SIQUEIRA, G. D. Mapeamento de Ecovilas e Comunidades Alternativas do Brasil. In: IRRADIANDO LUZ. 8 out. 2015. Disponível em: https://irradiandoluz.com.br/2015/10/ecovilas-e-comunidades-no-brasil.html. Acesso em: 28 abr. 2020. SOBRAL, M. de M. A importância do pensamento reflexivo crítico e criativo na Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [s. l.], v. 9, n. 2, p. 314–343, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1821 SOBRAL, M. de M. Vivências, perspectivas e receptividade de agricultores açorianos a modos de produção sustentáveis. 149 f. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade dos Açores, Angra do Heroísmo - Portugal, 2009. SORRENTINO, M. De Tbilisi a Thessaloniki: a educação ambiental no Brasil. Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente, [s. l.], 2000. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001173362. Acesso em: 11 maio 2020. 241 SOUZA SANTOS, B. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências*. Revista Crítica de Ciências Sociais, [s. l.], v. 63, p. 237–280, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.4000/rccs.1285 STACH, P. B.; SHENKER, B. Intentional Communities: Ideology and Alienation in Communal Societies. The Antioch Review, [s. l.], v. 45, n. 3, p. 372, 1987. Disponível em: https://doi.org/10.2307/4611775 SULLIVAN, E. (Un)Intentional Community: Power and Expert Knowledge in a Sustainable Lifestyle Community*. Sociological Inquiry, [s. l.], v. 86, n. 4, p. 540–562, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1111/soin.12125 TARNAS, R. Cosmos y Psique - Indicios para una nueva visión del mundo. In: Cosmos y psique - indicios para una nueva visión del mundo. [S. l.]: Atalanta Editorial, 2009. p. 1–122. E-book. TASSARA, E. T. de O.; ARDANS, O. Intervenção psicossocial: desvendando o sujeito histórico e desvelando os fundamentos da educação ambiental crítica. In: FERRARO JUNIOR, L.F. (ORG). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA. Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p. 203– 216. TRISTÃO, M. Tecendo os fios da educação ambiental: o subjetivo e o coletivo, o pensado e o vivido. Educação e Pesquisa, [s. l.], v. 31, n. 2, p. 251–264, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200008 VAN DE GRIFT, E.; VERVOORT, J.; CUPPEN, E. Transition Initiatives as Light Intentional Communities: Uncovering Liminality and Friction. Sustainability, [s. l.], v. 9, n. 3, p. 448, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su9030448 VICDAN, H.; HONG, S. Enrollment of space into the network of sustainability. Marketing Theory, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 169–187, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1470593117732456 VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, [s. l.], v. 22, n. 44, p. 203–220, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.20396/temáticas.v22i44.10977 WAMSLER, C.; BRINK, E. Mindsets for Sustainability: Exploring the Link Between Mindfulness and Sustainable Climate Adaptation. Ecological Economics, [s. l.], v. 151, p. 55–61, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2018.04.029 WATANABE, C. B. Fundamentos Teóricos e Prática da Educação Ambiental. Curitiba - PR: Instituto Federal do Paraná, 2011. E-book. YIN, R. K. Estudo de caso. 2a.ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Marcela de Marco Sobral.pdf5.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.