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Tipo do documento: Tese
Título: Comunidades intencionais: experiências significativas na relação com a ComVivência Pedagógica
Título(s) alternativo(s): Intentional communities: significant experiences in the relationship with the “ComVivência Pedagógica”
Autor(es): Sobral, Marcela de Marco
Orientador(a): Guimarães, Mauro
Primeiro coorientador: Arroz, Ana Margarida Moura de Oliveira
Primeiro membro da banca: Guimarães, Mauro
Segundo membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Terceiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Quarto membro da banca: Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Quinto membro da banca: Tristão, Martha
Palavras-chave: Educação Ambiental;Comunidades intencionais;Experiência significativa;ComVivência Pedagógica;Environmental Education;Intentional communities;significant experience;Pedagogical Living
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 27-Abr-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: SOBRAL, Marcela de Marco. Comunidades intencionais: experiências significativas na relação com a ComVivência Pedagógica. 2021. 275 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.
Resumo: Esta tese, concentra-se em conhecer os aspectos subjetivos de pessoas que vivem em comunidades intencionais (CI), para perceber quem são, quais as suas visões de mundo, satisfação com a vida, desenvolvimento espiritual, motivações e as transformações percebidas; e relacionar com percepções e práticas dos educadores ambientais, para estabelecer relações das experiências significativas destes comunitários, e observar aspectos relevantes que podem vir a ser valorizados na formação de Educadores Ambientais por meio da proposição da ComVivência Pedagógica. Para isso, foi realizada uma análise sistemática sobre comunidades intencionais e conduzida uma investigação exploratória, voltada a desvelar percepções de comunitários e educadores, usando um método misto, com inquérito por questionário e entrevistas semiestruturadas, visando a complementaridade dos dados. Os resultados mostram que os comunitários se enquadram em uma visão de mundo integrativa, com elevado nível de desenvolvimento espiritual e de satisfação com a vida, relativamente mais altos do que os encontrados nos educadores ambientais. Há alguma semelhança em dimensões relacionadas à efetivação de estratégias que visavam o desenvolvimento pessoal em ambos os grupos, como a meditação. Dentre as intencionalidades que impulsionaram os comunitários à vida comunitária encontram-se elementos de promoção de uma vida sustentável de ligação com a natureza, de desenvolvimento pessoal e de outros seres humanos, o pertencimento e a união de esforços para construir um mundo melhor, o que gerou impactos positivos em diversos aspectos de suas vidas comunitárias. Elementos que buscamos relacionar aos princípios formativos da proposta em construção da ComVivência Pedagógica.
Abstract: This thesis, focuses on knowing the subjective aspects of people living in intentional communities (IC), to understand who they are, what are their worldviews, life satisfaction, spiritual development, motivations and perceived transformations; and relate with perceptions and practices of environmental educators, to establish relationships of significant experiences of these communities, and observe relevant aspects that may be valued in the training of Environmental Educators through the proposition of “ComVivência Pedagógica”. To this end, a systematic analysis of intentional communities was carried out and an exploratory research was conducted, aimed at unveiling the perceptions of community members and educators, using a mixed method, with a survey by questionnaire and semi-structured interviews, with a view to complementing the data. The results show that the community members fit into an integrative worldview, with a high level of spiritual development and life satisfaction, relatively higher than those found among environmental educators. There is some similarity in dimensions related to the implementation of strategies aimed at personal development in both groups, such as meditation. Among the intentionalities that drove community members towards community life are elements of the promotion of a sustainable life in connection with nature, of personal development and of other human beings, of belonging and of joining forces to build a better world, which generated positive impacts in several aspects of their community life. Elements that we seek to relate to the formative principles of the proposal under construction of the “ComVivência Pedagógica”.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17725
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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