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dc.contributor.authorRibeiro, Ademilson Pereira-
dc.date.accessioned2024-09-19T19:08:10Z-
dc.date.available2024-09-19T19:08:10Z-
dc.date.issued2024-03-04-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ademilson Pereira. A utilização da inferência como estratégia de leitura de notícias para a formação de leitores reflexivos frente ao fenômeno das fake news. Seropédica. 2024. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18198-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como foco a relevância da utilização da inferência como estratégia de leitura em notícias capaz de potencializar a formação de leitores reflexivos frente ao fenômeno das fake news. Nesse sentido, o objetivo principal desta proposta de trabalho é analisar produções científicas que direcionem os estudos da referida temática de forma mais aprofundada, permitindo que as conclusões advindas desta pesquisa, contribuam para a elaboração de um caderno de atividades didáticas capaz de melhorar o desempenho dos alunos no que tange à leitura crítica deste gênero textual digital tão típico do atual momento histórico (Coutinho; Lisbôa, 2011). No que se refere ao aporte teórico, a presente pesquisa se fundamenta nos pressupostos da Linguística Cognitiva, orientanda pela didática metacognitiva (Ribeiro, 2003), em sintonia com teóricos internacionais e nacionais, como propõem Palomanes (2018), fundamentada nos estudos de Flavell (1987), Brown (1978), Flavell e Wellman (1977); Boruchovitch e Gomes (2019) fundamentadas nos estudos de Bandura (1996) e Zimmerman (1998), além dos estudos de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008, 2010). Quanto aos procedimentos metodológicos, através da pesquisa bibliográfica, apoiada por autores como Gil (2007), Severino (2007), Lakatos e Marconi (2003), foram mapeados e analisados artigos científicos, dissertações e outras formas de trabalhos acadêmicos, o que viabilizou a construção da fundamentação teórica desta pesquisa, a identificação das contradições da referida temática, a descoberta de repostas para as perguntas elaboradas, e finalmente, a formulação das conclusões acerca do estudo realizado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectInferênciapt_BR
dc.subjectNotíciaspt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectInferencept_BR
dc.subjectNewspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectMetacognitionpt_BR
dc.titleA utilização da inferência como estratégia de leitura de notícias para a formação de leitores reflexivos frente ao fenômeno das fake newspt_BR
dc.title.alternativeThe use of inference as a news reading strategy for the formation of reflective readers in the face of the appearance of fake newsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis dissertation focus on the relevance of using inference as a news reading strategy capable of enhancing the formation of reflective readers in the face of the fake news phenomenon. In this sense, the main objective of this work proposal is to analyze scientific productions that direct the studies of the aforementioned theme in a deeper way, allowing the conclusions arising from this research to contribute to the elaboration of a notebook of didactic activities capable of improving the performance of students. Students regarding the critical reading of this digital textual genre so typical of the current historical moment (Coutinho; Lisbôa, 2011). With regard to the theoretical contribution, the present research is based on the assumptions of Cognitive Linguistics, guided by metacognitive didactics (Ribeiro, 2003), in line with international and national theorists, as proposed by Palomanes (2018), based on the studies of Flavell ( 1987), Brown (1978), Flavell and Wellman (1977); Boruchovitch and Gomes (2019) based on studies by Bandura (1996) and Zimmerman (1998), in addition to studies by Bakhtin (2011) and Marcuschi (2008, 2010). As for methodological procedures, through bibliographical research, supported by authors such as Gil (2007), Severino (2007), Lakatos and Marconi (2003), scientific articles, dissertations and other forms of academic work will be mapped and analyzed, which will enable the construction of the theoretical basis of this research, the identification of the contradictions of the mentioned theme, the discovery of answers for the elaborated questions, and finally, the formulation of the conclusions about the carried through study.en
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1IDCPF 017.879.517-82pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Pinto, Deise Cristina de Moraes-
dc.contributor.referee3Ribeiro, Roza Maria Palomanes-
dc.creator.IDCPF 046.552.406-01pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1782230199987200pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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