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dc.contributor.authorFonte, Adriana da Silva Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-09-19T21:15:43Z-
dc.date.available2024-09-19T21:15:43Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationFONTE, Adriana da Silva Rodrigues. Mapas mentais nas aulas de Geografia do ensino fundamental II: representando o espaço do cotidiano na Escola Municipal Professora Iramar da Costa Lima Miguel em Nova Iguaçu/RJ. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto Multidisciplinar. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ.2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18202-
dc.description.abstractA cartografia é a ciência que estuda diferentes abordagens teórico-metodológicas e técnicas que possibilitam a representação do espaço geográfico. A pesquisa discute as potencialidades da cartografia escolar, levando em consideração mais especificamente, a linguagem da construção e uso de mapas mentais no ensino de geografia, os quais auxiliam no processo de aprendizagem dos conceitos geográficos trabalhados de forma reflexiva e crítica, considerando o contexto social, econômico e culturais no qual alunos(as) e a escola estão inseridos. Além disso, a abordagem cartográfica do mapa mental permite uma expressão subjetiva do espaço através dos desenhos, que representam o espaço com um menor grau de abstração da realidade, podendo facilitar o processo de aprendizagem discente. Neste contexto, a escola pública de educação básica na sociedade brasileira, tem como função social preservar a equidade e formação básica do cidadão, deve oferecer as habilidades e competências necessárias para o seu desenvolvimento de forma integral. A pesquisa tem como objetivo geral analisar como a cartografia escolar é ensinada a partir da representação do espaço por meio dos mapas mentais, produzidos por estudantes do 6º ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Professora Iramar da Costa Lima Miguel, em Nova Iguaçu, RJ. A metodologia da pesquisa é qualitativa, valorizando a subjetividade e a aprendizagem do aluno, tendo como aporte para a fundamentação teórica-metodológica pesquisadores e pesquisadoras da cartografia escolar e do ensino de geografia, documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como Proposta Curricular do Município de Nova Iguaçu (PCMNI) e do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Unidade escolar, levando-se em consideração a discussão sobre a importância de se conhecer o lugar, o bairro onde se vive, no caso de estudo, o bairro do Riachão, em Nova Iguaçu, RJ. Nos resultados, verificamos que a utilização de desenhos pictóricos é favorável ao processo de aprendizagem da linguagem cartográfica, especialmente para aqueles alunos em processo de alfabetização da linguagem gráfica, primeiro por serem mais lúdicos e também por possuirem uma representação espacial mais próxima do mundo real/concreto, possibilitando assim uma maior compreensão, bem como, a troca de conhecimentos e o interesse pelo tema. Os mapas mentais realizados ao expressarem o cotidiano, as vivências dos alunos e alunas participantes da pesquisa, propiciam a interdisciplinaridade de vários componentes curriculares a partir dos mapas mentais desenvolvidos. A diversidade apresentada exposta nos mapas mentais do trajeto de casa para a escola, possibilitou conhecer o lugar, o bairro onde se vive e também o sentimento de pertencimento, assim como o entendimento de situações que ocorrem no lugar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectensino fundamental IIpt_BR
dc.subjectcartografia escolarpt_BR
dc.subjectmapas mentaispt_BR
dc.subjectNova Iguaçupt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectelementary school IIpt_BR
dc.subjectschool cartographypt_BR
dc.subjectmental mapspt_BR
dc.titleMapas mentais nas aulas de Geografia do ensino fundamental II: representando o espaço do cotidiano na Escola Municipal Professora Iramar da Costa Lima Miguel em Nova Iguaçu/RJpt_BR
dc.title.alternativeMind maps in Geography classes in elementary school II: representing the space of everyday life at Escola Municipal Professora Iramar da Costa Lima Miguel in Nova Iguaçu/RJen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherCartography is the science that studies different theoretical-methodological and technical approaches that enable the representation of geographic space. The research discusses the potential of school cartography, taking into consideration more specifically, the language of construction and use of mental maps in geography teaching, which assist in the learning process of geographic concepts worked in a reflective and critical way, considering the social context, economic and cultural in which students and the school are inserted. Furthermore, the cartographic approach of the mental map allows a subjective expression of space through drawings, which represent space with a lower degree of abstraction from reality, which can facilitate the student learning process. In this context, the public basic education school in Brazilian society has the social function of preserving equity and basic training of citizens and must offer the skills and competencies necessary for their integral development. The research has the general objective of analyzing how school cartography is taught based on the representation of space through mental maps, produced by students in the 6th year of elementary school II at Escola Municipal Professora Iramar da Costa Lima Miguel, in Nova Iguaçu, RJ. The research methodology is qualitative, valuing subjectivity and student learning, having as a contribution to the theoretical-methodological foundation researchers of school cartography and geography teaching, normative documents such as the National Common Curricular Base (BNCC), as well as a Curricular Proposal of the Municipality of Nova Iguaçu (PCMNI) and the Political Pedagogical Project (PPP) of the school unit, taking into consideration the discussion about the importance of knowing the place, the neighborhood where one lives, in the case study, the Riachão neighborhood, in Nova Iguaçu, RJ. In the results, we verified that the use of pictorial drawing is favorable to the process of learning cartographic language, especially for those students in the process of literacy in graphic language, firstly because they are more playful and also because they have a spatial representation closer to the real world/ concrete, thus enabling greater understanding, as well as the exchange of knowledge and interest in the topic. The mental maps created by expressing the daily life and experiences of the students participating in the research, provide the interdisciplinarity of various curricular components based on the mental maps developed. The diversity presented in the mental maps of the journey from home to school made it possible to get to know the place, the neighborhood where one lives and also the feeling of belonging, as well as the understanding of situations that occur in the place.en
dc.contributor.advisor1Santos, Clézio dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8491-1802pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525247325350570pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Clézio dos-
dc.contributor.referee2Fiori, Sérgio Ricardo-
dc.contributor.referee3Carmo, Waldirene Ribeiro do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0696233146733247pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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