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dc.contributor.authorSantos, Aguinaldo Pereira dos-
dc.date.accessioned2024-09-20T15:17:57Z-
dc.date.available2024-09-20T15:17:57Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Aguinaldo Pereira dos. A construção do conhecimento científico em sala de aula através das experiências e do cotidiano dos alunos. 2023. 54 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18212-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo a utilização da metodologia ativa – Aprendizagem baseada em projeto (ABP) - no Ensino de Ciência/Química para aluno da Rede Pública de Ensino do Município do Rio de Janeiro. O trabalho foi realizado aplicando-se uma sequência didática e a construção de uma balança de dois de pratos utilizando cano de água de PVC tipo de cola e prato de marmitex para trabalhar o conteúdo de “Matéria e Energia” além da Inclusão Social. Após a construção das balanças pelos alunos, elas foram utilizadas para a consolidação dos conceitos de matéria, corpo, objeto, energia, misturas homogênea e heterogênea, densidade etc, sendo aplicadas na realização de medidas de massas e volume, nos estados sólido e liquido. A utilização da ABP permitiu trabalhar o conteúdo da disciplina e analisar a relação interpessoal aluno-aluno e aluno- professor, uma importante temática da educação do século XXI da BNCC. A metodologia ativa ABP favoreceu abordar o conteúdo didático de modo prático-experimental, além de trabalhar a realidade do aluno. Para que isso ocorresse foram aplicados dois questionários: SOCIOECONÔMICO E CULTURAL e ESPAÇO NÃO FORMAL. O primeiro formulário analisou os fatores socioeconômico e cultural que influenciam diretamente a aprendizagem do aluno carente. Já o segundo, abordou temáticas relacionadas ao Ensino de Ciências, em espaços públicos e espaço de ensino não formal, no município do Rio de Janeiro, com o intuito de mostrar como é a realidade do aluno nos bairros carentes. Assim, a aprendizagem baseada em projeto visa o trabalho prático-experimental que leva o aluno a assumir um papel protagonista na construção da sua aprendizagem, incluindo-se alunos(as) com deficiência intelectual. A metodologia adotada neste trabalho permitiu que os alunos colocassem “a mão na massa”, através da experimentação e a psicomotricidade, além de trabalhar um pouco de História da Ciência, Filosofia e a Química, para conduzir- lhe o saber científico. A conclusão foi que a aquisição do conhecimento apoiada na história da ciência, através de uma educação não formal e uma metodologia de abordagem prático-experimental, possibilita ao aluno sair do analfabetismo científico para um saber científico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectConstructivismpt_BR
dc.subjectNon-formal educationpt_BR
dc.titleA construção do conhecimento científico em sala de aula através das experiências e do cotidiano dos alunospt_BR
dc.title.alternativeThe construction of scientific knowledge in the classroom through students’ experiences and daily livesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research aims to use the active methodology – Project-Based Learning (PBL) – in the Teaching of Science/Chemistry for students from the Public Education Network of the Municipality of Rio de Janeiro. The work was carried out by applying a didactic sequence and the construction of a two-pan scale using a glue-type PVC water pipe and a marmitex plate to work on the content of “Matter and Energy” in addition to Social Inclusion. After the students built the scales, they were used to consolidate the concepts of matter, body, object, energy, homogeneous and heterogeneous mixtures, density, etc., being applied to carry out mass and volume measurements, in solid and liquid states. The use of PBL allowed us to work on the content of the subject and analyze the student- student and student-teacher interpersonal relationship, an important theme of 21st century education at BNCC. The active ABP methodology favored approaching the didactic content in a practical-experimental way, in addition to working with the student's reality. For this to occur, two questionnaires were applied: SOCIOECONOMIC AND CULTURAL and NON-FORMAL SPACE. The first form analyzed the socioeconomic and cultural factors that directly influence the learning of disadvantaged students. The second addressed themes related to Science Teaching, in public spaces and non-formal teaching spaces, in the city of Rio de Janeiro, with the aim of showing what the reality of students in needy neighborhoods is like. Thus, project-based learning aims at practical- experimental work that leads the student to take a leading role in the construction of their learning, including students with intellectual disabilities. The methodology adopted in this work allowed students to get their hands dirty, through experimentation and psychomotricity, in addition to working a little on the History of Science, Philosophy and Chemistry, to guide them to scientific knowledge. The conclusion was that the acquisition of knowledge supported by the history of science, through non-formal education and a practical-experimental methodology, allows the student to move from scientific illiteracy to scientific knowledge.en
dc.contributor.advisor1Santos, Andressa Esteves de Souza dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7841-484Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512588830326615pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Vanessa Gomes Kelly-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6680233984756706pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Andressa Esteves de Souza dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7841-484Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512588830326615pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Andrea Rosane da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9890558976739328pt_BR
dc.contributor.referee3Herbst, Marcelo Hawrylak-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1609235573836042pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Química em Rede Nacionalpt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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