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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18212
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A construção do conhecimento científico em sala de aula através das experiências e do cotidiano dos alunos |
Otros títulos: | The construction of scientific knowledge in the classroom through students’ experiences and daily lives |
Autor: | Santos, Aguinaldo Pereira dos |
Orientador(a): | Santos, Andressa Esteves de Souza dos |
Primeiro coorientador: | Almeida, Vanessa Gomes Kelly |
Primeiro membro da banca: | Santos, Andressa Esteves de Souza dos |
Segundo membro da banca: | Silva, Andrea Rosane da |
Terceiro membro da banca: | Herbst, Marcelo Hawrylak |
Palabras clave: | Aprendizagem;Construtivismo;Educação não formal;Learning;Constructivism;Non-formal education |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 24-nov-2023 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Química |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Química em Química em Rede Nacional |
Citación: | SANTOS, Aguinaldo Pereira dos. A construção do conhecimento científico em sala de aula através das experiências e do cotidiano dos alunos. 2023. 54 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. |
Resumen: | Esta pesquisa tem como objetivo a utilização da metodologia ativa – Aprendizagem baseada em projeto (ABP) - no Ensino de Ciência/Química para aluno da Rede Pública de Ensino do Município do Rio de Janeiro. O trabalho foi realizado aplicando-se uma sequência didática e a construção de uma balança de dois de pratos utilizando cano de água de PVC tipo de cola e prato de marmitex para trabalhar o conteúdo de “Matéria e Energia” além da Inclusão Social. Após a construção das balanças pelos alunos, elas foram utilizadas para a consolidação dos conceitos de matéria, corpo, objeto, energia, misturas homogênea e heterogênea, densidade etc, sendo aplicadas na realização de medidas de massas e volume, nos estados sólido e liquido. A utilização da ABP permitiu trabalhar o conteúdo da disciplina e analisar a relação interpessoal aluno-aluno e aluno- professor, uma importante temática da educação do século XXI da BNCC. A metodologia ativa ABP favoreceu abordar o conteúdo didático de modo prático-experimental, além de trabalhar a realidade do aluno. Para que isso ocorresse foram aplicados dois questionários: SOCIOECONÔMICO E CULTURAL e ESPAÇO NÃO FORMAL. O primeiro formulário analisou os fatores socioeconômico e cultural que influenciam diretamente a aprendizagem do aluno carente. Já o segundo, abordou temáticas relacionadas ao Ensino de Ciências, em espaços públicos e espaço de ensino não formal, no município do Rio de Janeiro, com o intuito de mostrar como é a realidade do aluno nos bairros carentes. Assim, a aprendizagem baseada em projeto visa o trabalho prático-experimental que leva o aluno a assumir um papel protagonista na construção da sua aprendizagem, incluindo-se alunos(as) com deficiência intelectual. A metodologia adotada neste trabalho permitiu que os alunos colocassem “a mão na massa”, através da experimentação e a psicomotricidade, além de trabalhar um pouco de História da Ciência, Filosofia e a Química, para conduzir- lhe o saber científico. A conclusão foi que a aquisição do conhecimento apoiada na história da ciência, através de uma educação não formal e uma metodologia de abordagem prático-experimental, possibilita ao aluno sair do analfabetismo científico para um saber científico. |
Abstract: | This research aims to use the active methodology – Project-Based Learning (PBL) – in the Teaching of Science/Chemistry for students from the Public Education Network of the Municipality of Rio de Janeiro. The work was carried out by applying a didactic sequence and the construction of a two-pan scale using a glue-type PVC water pipe and a marmitex plate to work on the content of “Matter and Energy” in addition to Social Inclusion. After the students built the scales, they were used to consolidate the concepts of matter, body, object, energy, homogeneous and heterogeneous mixtures, density, etc., being applied to carry out mass and volume measurements, in solid and liquid states. The use of PBL allowed us to work on the content of the subject and analyze the student- student and student-teacher interpersonal relationship, an important theme of 21st century education at BNCC. The active ABP methodology favored approaching the didactic content in a practical-experimental way, in addition to working with the student's reality. For this to occur, two questionnaires were applied: SOCIOECONOMIC AND CULTURAL and NON-FORMAL SPACE. The first form analyzed the socioeconomic and cultural factors that directly influence the learning of disadvantaged students. The second addressed themes related to Science Teaching, in public spaces and non-formal teaching spaces, in the city of Rio de Janeiro, with the aim of showing what the reality of students in needy neighborhoods is like. Thus, project-based learning aims at practical- experimental work that leads the student to take a leading role in the construction of their learning, including students with intellectual disabilities. The methodology adopted in this work allowed students to get their hands dirty, through experimentation and psychomotricity, in addition to working a little on the History of Science, Philosophy and Chemistry, to guide them to scientific knowledge. The conclusion was that the acquisition of knowledge supported by the history of science, through non-formal education and a practical-experimental methodology, allows the student to move from scientific illiteracy to scientific knowledge. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18212 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
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