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dc.contributor.authorSampaio, Ana Alice Kulina Simon Esteves-
dc.date.accessioned2024-09-24T12:23:30Z-
dc.date.available2024-09-24T12:23:30Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Ana Alice Kulina Simon Esteves. Aprender de longe com o novo perto: janelas de conversas com as crianças sobre ensino online em tempos de pandemia. 2023. 147 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18225-
dc.description.abstractEssa tese se situa no campo dos estudos da criança, que tem articulações com as questões da educação online realizada no período de pandemia de Covid-19 e nas consequências nas vidas das crianças que diante do desafio posto, se puseram a produzir suas próprias compreensões. Essas crianças que, quando levadas à escola, assumem o papel de aluno e com isso uma série de características que os levam a dividir, para além das culturas infantis, as culturas escolares. Esta pesquisa pretendeu contribuir para a análise da experiência brasileira de educação online decorrente da pandemia de COVID-19 a partir da perspectiva de alguns dos sujeitos envolvidos: as crianças. Quais são as narrativas dessessujeitos para as práticas adotadas como alternativapedagógica ao isolamento social imposto aos sujeitos na tentativa de se preservarem vivos? Temos por pressupostos teóricos a indissolubidade das três esferas da cultura: ética, estética e epistemologia e o não álibi para a existência, já que o sujeito responde por seus atos, para tanto nos fundamentamos na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin e seus colaboradores. Nosso aporte teórico se funda em três grandes eixos, os estudos da infância (SARMENTO; CORSARO), a educação online (SANTAELLA; LÉVY; SANTOS) e os estudos do cotidiano (CERTEAU; FERRAÇO). Nossa pesquisa trata de um grupo específico de sujeitos, logo produz uma compreensão do processo,dentre tantas outras dentro da perspectiva bakhtiniana. Apoiamo-nos em Bakhtin (2011), para quem a especificidade das ciências humanas precisa considerar a relação entre o pesquisador e os sujeitos expressivos, falantes. Na pesquisa, precisamos nos dirigir ao outro; não nos cabe enquanto pesquisadoras perguntar a nós mesmas ou a terceiros, na presença de um objeto mudo, coisa morta; a fala se dirige especificamente àquele que pretendemos conhecer. Assim, conversar com o outro é a melhor maneira de compreenderos sentidos que ele atribui aos seus enunciados. E se outros são crianças? Da mesma forma. Esse olhar para a vida cotidiana é o que nos interessa, pois nos traz a compreensão de que o enunciado não deve ser considerado apenas em sua estrutura linguística, mas em sua historicidade. Se busco compreender o que as crianças enunciam é preciso fazê-lo a partir das enunciações delas,pois, como sujeitos e, permanecendo sujeitos, não podem tornar-se mudos, ou seja, como pesquisadora, não posso enunciar pelas crianças. Nessa interação nos interessa tanto a construção da compreensão que pressupõe a alternância dos sujeitos do discurso e onde ambos apresentam capacidade de resposta. Nossa pesquisa traz então as conversas com as crianças e com os autores que nos apoiam nas reflexões teóricas e ainda com o outro presumido, aquele que se apresenta no grande tempo ou no grande diálogo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectConversapt_BR
dc.subjectCronotopopt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação na Pandemiapt_BR
dc.subjectConversationpt_BR
dc.subjectChronotopept_BR
dc.subjectOthernesspt_BR
dc.subjectInfancypt_BR
dc.subjectEducation in the Pandemicpt_BR
dc.subjectConversaciónpt_BR
dc.subjectcronotopopt_BR
dc.subjectAlteridadpt_BR
dc.subjectInfanciapt_BR
dc.subjectEducación en la Pandemiapt_BR
dc.titleAprender de longe com o novo perto: janelas de conversas com as crianças sobre ensino online em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeLearning from afar with the new close: windows of conversations with children about online teaching in times of a pandemicen
dc.title.alternativeAprendiendo de lejos con el nuevo cierre: ventanas de conversaciones con niños sobre la enseñanza en línea en tiempos de pandemiaes
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThis thesis is located in the field of child studies, which has connections with the issues of online education carried out in the period of the Covid-19 pandemic and the consequences in the lives of children who, in the face of the challenge posed, began to produce their own understandings. These children who, when taken to school, assume the role of a student and with that a series of characteristics that lead them to divide, in addition to children's cultures, school cultures. This research intended to contribute to the analysis of the Brazilian experience of online education resulting from the COVID-19 pandemic from the perspective of some of those involved: children. What are the narratives of these subjects for the practices adopted as a pedagogical alternative to the social isolation imposed on subjects in an attempt to preserve themselves alive? We have as theoretical requests the indissolubility of the three spheres of culture: ethics, aesthetics and epistemology and the non-alibi for existence, since the subject responds for his actions, for which we base ourselves on the Philosophy of Language by Mikhail Bakhtin and his collaborators. Our theoretical contribution is based on three major axes, childhood studies (SARMENTO; CORSARO), online education (SANTAELLA; LÉVY; SANTOS) and daily life studies (CERTEAU; FERRAÇO). Our research deals with a specific group of subjects, thus producing an understanding of the process, among many others within the Bakhtinian perspective. We rely on Bakhtin (2011), for whom the specificity of human sciences needs to consider the relationship between the researcher and expressive, speaking subjects. In research, we need to address the other; it is not up to us as researchers to ask ourselves or others, in the presence of a mute object, a dead thing; speech is specifically addressed to the one we intend to know. Thus, talking to the other is the best way to understand the meanings he attributes to his utterances. What if others are children? In the same way. This look at everyday life is what interests us, as it brings us the understanding that the utterance should not be considered only in its linguistic structure, but in its historicity. If I seek to understand what children enunciate, it is necessary to do so from their enunciations, because, as subjects and, remaining subjects, they cannot become mute, that is, as a researcher, I cannot enunciate for children. In this interaction, we are so interested in the construction of understanding that presupposes the alternation of the subjects of the discourse and where both present responsiveness. Our research then brings conversations with the children and with the authors who support us in the theoretical reflections and also with the presumed other, the one that presents itself in the great time or in the great dialogue.en
dc.description.abstractOtherEsta tesis se ubica en el campo de los estudios infantiles, que se vincula con los temas de educación en línea realizados en el período de la pandemia del Covid-19 y las consecuencias en la vida de los niños que, ante el desafío planteado, comenzaron a producir. Sus propios entendimientos. Esos niños que al ser llevados a la escuela asumen el rol de alumno y con ello una serie de características que los llevan a dividir, además de las culturas infantiles, las culturas escolares. Esta investigación pretendió contribuir al análisis de la experiencia brasileña de educación en línea resultante de la pandemia de COVID-19 en la perspectiva de algunos de los sujetos involucrados: los niños. ¿Cuáles son las narrativas de estos sujetos para las prácticas adoptadas como alternativa pedagógica al aislamiento social impuesto a los sujetos en un intento por mantenerse vivos? Tenemos como presupuestos teóricos la indisolubilidad de las tres esferas de la cultura: ética, estética y epistemología y la no coartada de la existencia, ya que el sujeto responde por sus actos, para lo cual nos basamos en la Filosofía del Lenguaje de Mijaíl Bajtín y sus colaboradores Nuestra contribución teórica se basa en tres grandes ejes, los estudios de la infancia (SARMENTO; CORSARO), la educación en línea (SANTAELLA; LÉVY; SANTOS) y los estudios de la vida cotidiana (CERTEAU; FERRAÇO). Nuestra investigación se ocupa de un grupo específico de temas, produciendo así una comprensión del proceso, entre muchos otros dentro de la perspectiva bakhtiniana. Nos apoyamos en Bakhtin (2011), para quien la especificidad de las ciencias humanas necesita considerar la relación entre el investigador y los sujetos expresivos y hablantes. En la investigación, necesitamos dirigirnos al otro; no nos corresponde a nosotros como investigadores preguntarnos a nosotros mismos oa los demás, ante un objeto mudo, una cosa muerta; el discurso se dirige específicamente a aquel que pretendemos conocer. Así, hablar con el otro es la mejor manera de comprender los significados que atribuye a sus enunciados. ¿Y si los demás son niños? De la misma forma. Esta mirada a la cotidianidad es lo que nos interesa, pues nos lleva a comprender que el enunciado no debe ser considerado sólo en su estructura lingüística, sino en su historicidad. Si busco comprender lo que los niños enuncian, es necesario hacerlo desde sus enunciaciones, porque, como sujetos y sujetos restantes, no pueden enmudecer, es decir, como investigadora, no puedo enunciar para los niños. En esta interacción, nos interesa tanto la construcción de la comprensión que presupone la alternancia de los sujetos del discurso y donde ambos presentan receptividad. Nuestra investigación trae entonces conversaciones con los niños y con los autores que nos apoyan en las reflexiones teóricas y también con el presunto otro, el que se presenta en el gran tiempo o en el gran diálogo.es
dc.contributor.advisor1Motta, Flavia Miller Naethe-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8538-8865pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134pt_BR
dc.contributor.referee1Motta, Flavia Miller Naethe-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8538-8865pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Carlos Roberto de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596pt_BR
dc.contributor.referee3Lopes, Ana Lucia Adriana Costa e-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7565706864526618pt_BR
dc.contributor.referee4Fernandes, Natália-
dc.contributor.referee5Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-8767-7203pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6964418709270791pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1058-2932pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4138396385806796pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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