Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18225
Tipo do documento: Tese
Título: Aprender de longe com o novo perto: janelas de conversas com as crianças sobre ensino online em tempos de pandemia
Título(s) alternativo(s): Learning from afar with the new close: windows of conversations with children about online teaching in times of a pandemic
Aprendiendo de lejos con el nuevo cierre: ventanas de conversaciones con niños sobre la enseñanza en línea en tiempos de pandemia
Autor(es): Sampaio, Ana Alice Kulina Simon Esteves
Orientador(a): Motta, Flavia Miller Naethe
Primeiro membro da banca: Motta, Flavia Miller Naethe
Segundo membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Terceiro membro da banca: Lopes, Ana Lucia Adriana Costa e
Quarto membro da banca: Fernandes, Natália
Quinto membro da banca: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Palavras-chave: Conversa;Cronotopo;Alteridade;Infância;Educação na Pandemia;Conversation;Chronotope;Otherness;Infancy;Education in the Pandemic;Conversación;cronotopo;Alteridad;Infancia;Educación en la Pandemia
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: SAMPAIO, Ana Alice Kulina Simon Esteves. Aprender de longe com o novo perto: janelas de conversas com as crianças sobre ensino online em tempos de pandemia. 2023. 147 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.
Resumo: Essa tese se situa no campo dos estudos da criança, que tem articulações com as questões da educação online realizada no período de pandemia de Covid-19 e nas consequências nas vidas das crianças que diante do desafio posto, se puseram a produzir suas próprias compreensões. Essas crianças que, quando levadas à escola, assumem o papel de aluno e com isso uma série de características que os levam a dividir, para além das culturas infantis, as culturas escolares. Esta pesquisa pretendeu contribuir para a análise da experiência brasileira de educação online decorrente da pandemia de COVID-19 a partir da perspectiva de alguns dos sujeitos envolvidos: as crianças. Quais são as narrativas dessessujeitos para as práticas adotadas como alternativapedagógica ao isolamento social imposto aos sujeitos na tentativa de se preservarem vivos? Temos por pressupostos teóricos a indissolubidade das três esferas da cultura: ética, estética e epistemologia e o não álibi para a existência, já que o sujeito responde por seus atos, para tanto nos fundamentamos na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin e seus colaboradores. Nosso aporte teórico se funda em três grandes eixos, os estudos da infância (SARMENTO; CORSARO), a educação online (SANTAELLA; LÉVY; SANTOS) e os estudos do cotidiano (CERTEAU; FERRAÇO). Nossa pesquisa trata de um grupo específico de sujeitos, logo produz uma compreensão do processo,dentre tantas outras dentro da perspectiva bakhtiniana. Apoiamo-nos em Bakhtin (2011), para quem a especificidade das ciências humanas precisa considerar a relação entre o pesquisador e os sujeitos expressivos, falantes. Na pesquisa, precisamos nos dirigir ao outro; não nos cabe enquanto pesquisadoras perguntar a nós mesmas ou a terceiros, na presença de um objeto mudo, coisa morta; a fala se dirige especificamente àquele que pretendemos conhecer. Assim, conversar com o outro é a melhor maneira de compreenderos sentidos que ele atribui aos seus enunciados. E se outros são crianças? Da mesma forma. Esse olhar para a vida cotidiana é o que nos interessa, pois nos traz a compreensão de que o enunciado não deve ser considerado apenas em sua estrutura linguística, mas em sua historicidade. Se busco compreender o que as crianças enunciam é preciso fazê-lo a partir das enunciações delas,pois, como sujeitos e, permanecendo sujeitos, não podem tornar-se mudos, ou seja, como pesquisadora, não posso enunciar pelas crianças. Nessa interação nos interessa tanto a construção da compreensão que pressupõe a alternância dos sujeitos do discurso e onde ambos apresentam capacidade de resposta. Nossa pesquisa traz então as conversas com as crianças e com os autores que nos apoiam nas reflexões teóricas e ainda com o outro presumido, aquele que se apresenta no grande tempo ou no grande diálogo.
Abstract: This thesis is located in the field of child studies, which has connections with the issues of online education carried out in the period of the Covid-19 pandemic and the consequences in the lives of children who, in the face of the challenge posed, began to produce their own understandings. These children who, when taken to school, assume the role of a student and with that a series of characteristics that lead them to divide, in addition to children's cultures, school cultures. This research intended to contribute to the analysis of the Brazilian experience of online education resulting from the COVID-19 pandemic from the perspective of some of those involved: children. What are the narratives of these subjects for the practices adopted as a pedagogical alternative to the social isolation imposed on subjects in an attempt to preserve themselves alive? We have as theoretical requests the indissolubility of the three spheres of culture: ethics, aesthetics and epistemology and the non-alibi for existence, since the subject responds for his actions, for which we base ourselves on the Philosophy of Language by Mikhail Bakhtin and his collaborators. Our theoretical contribution is based on three major axes, childhood studies (SARMENTO; CORSARO), online education (SANTAELLA; LÉVY; SANTOS) and daily life studies (CERTEAU; FERRAÇO). Our research deals with a specific group of subjects, thus producing an understanding of the process, among many others within the Bakhtinian perspective. We rely on Bakhtin (2011), for whom the specificity of human sciences needs to consider the relationship between the researcher and expressive, speaking subjects. In research, we need to address the other; it is not up to us as researchers to ask ourselves or others, in the presence of a mute object, a dead thing; speech is specifically addressed to the one we intend to know. Thus, talking to the other is the best way to understand the meanings he attributes to his utterances. What if others are children? In the same way. This look at everyday life is what interests us, as it brings us the understanding that the utterance should not be considered only in its linguistic structure, but in its historicity. If I seek to understand what children enunciate, it is necessary to do so from their enunciations, because, as subjects and, remaining subjects, they cannot become mute, that is, as a researcher, I cannot enunciate for children. In this interaction, we are so interested in the construction of understanding that presupposes the alternation of the subjects of the discourse and where both present responsiveness. Our research then brings conversations with the children and with the authors who support us in the theoretical reflections and also with the presumed other, the one that presents itself in the great time or in the great dialogue.
Esta tesis se ubica en el campo de los estudios infantiles, que se vincula con los temas de educación en línea realizados en el período de la pandemia del Covid-19 y las consecuencias en la vida de los niños que, ante el desafío planteado, comenzaron a producir. Sus propios entendimientos. Esos niños que al ser llevados a la escuela asumen el rol de alumno y con ello una serie de características que los llevan a dividir, además de las culturas infantiles, las culturas escolares. Esta investigación pretendió contribuir al análisis de la experiencia brasileña de educación en línea resultante de la pandemia de COVID-19 en la perspectiva de algunos de los sujetos involucrados: los niños. ¿Cuáles son las narrativas de estos sujetos para las prácticas adoptadas como alternativa pedagógica al aislamiento social impuesto a los sujetos en un intento por mantenerse vivos? Tenemos como presupuestos teóricos la indisolubilidad de las tres esferas de la cultura: ética, estética y epistemología y la no coartada de la existencia, ya que el sujeto responde por sus actos, para lo cual nos basamos en la Filosofía del Lenguaje de Mijaíl Bajtín y sus colaboradores Nuestra contribución teórica se basa en tres grandes ejes, los estudios de la infancia (SARMENTO; CORSARO), la educación en línea (SANTAELLA; LÉVY; SANTOS) y los estudios de la vida cotidiana (CERTEAU; FERRAÇO). Nuestra investigación se ocupa de un grupo específico de temas, produciendo así una comprensión del proceso, entre muchos otros dentro de la perspectiva bakhtiniana. Nos apoyamos en Bakhtin (2011), para quien la especificidad de las ciencias humanas necesita considerar la relación entre el investigador y los sujetos expresivos y hablantes. En la investigación, necesitamos dirigirnos al otro; no nos corresponde a nosotros como investigadores preguntarnos a nosotros mismos oa los demás, ante un objeto mudo, una cosa muerta; el discurso se dirige específicamente a aquel que pretendemos conocer. Así, hablar con el otro es la mejor manera de comprender los significados que atribuye a sus enunciados. ¿Y si los demás son niños? De la misma forma. Esta mirada a la cotidianidad es lo que nos interesa, pues nos lleva a comprender que el enunciado no debe ser considerado sólo en su estructura lingüística, sino en su historicidad. Si busco comprender lo que los niños enuncian, es necesario hacerlo desde sus enunciaciones, porque, como sujetos y sujetos restantes, no pueden enmudecer, es decir, como investigadora, no puedo enunciar para los niños. En esta interacción, nos interesa tanto la construcción de la comprensión que presupone la alternancia de los sujetos del discurso y donde ambos presentan receptividad. Nuestra investigación trae entonces conversaciones con los niños y con los autores que nos apoyan en las reflexiones teóricas y también con el presunto otro, el que se presenta en el gran tiempo o en el gran diálogo.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18225
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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