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dc.contributor.authorCosta, Ana Miranda-
dc.date.accessioned2024-09-24T13:36:30Z-
dc.date.available2024-09-24T13:36:30Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Ana Miranda. A formação camponesa frente às intervenções contemporâneas em uma escola coordenada pela pedagogia do movimento dos trabalhadores rurais sem terra no noroeste do estado do Espírito Santo. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18228-
dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta como problemática os princípios pedagógicos que orientam a prática dos educadores nas escolas coordenadas pelo MST contribuem com a Pedagogia do Movimento? Tem como objetivo geral, investigar a Pedagogia na escola coordenada pelo MST no Noroeste do estado do Espírito Santo, com relação a dinâmica formativa dos estudantes e pedagógica dos professores. Utiliza a metodologia de pesquisa do “tipo etnográfica” para produção de dados que busca obter uma compreensão profunda e holística da cultura e das interações sociais de um determinado grupo, ao invés de apenas observar e medir variáveis isoladas. Uma abordagem de cunho qualitativo importante para o conjunto de escolas que em áreas de assentamentos tem a sua prática conduzida na perspectiva da educação do campo, associada à pedagogia libertadora de Paulo Freire. O horizonte da pesquisa foi composto por estudantes, egressos de uma escola situada em área de assentamento e professores que atuaram e/ou atuam nesta escola, identificando o sentimento de pertença desenvolvido durante o período em que tiveram em contato com o programa educacional; pontuando potencialidades e fragilidades relacionadas a manutenção das bandeiras (mística, música, auto organização etc.) defendidas pelo MST no cotidiano escolar das instituições em estudo. Os dados apontam que a educação em áreas de assentamentos busca ser uma ferramenta de transformação que incide na vida da comunidade que na dinâmica da educação escolar vão se fortalecendo e se tornando sujeitos participantes diretos das transformações que a realidade demanda. Dentre os resultados auferidos constam que a pedagogia do MST é mais que uma ideia, é uma prática consolidada que através da mística, horta, formação e participação, coloca a escola em lugar de destaque e a classifica como a principal ferramenta de transformação social do lugar. A formação nela ofertada é combustível que fomenta a busca por mais conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFormação camponesapt_BR
dc.subjectescolas do MSTpt_BR
dc.subjecteducação do campopt_BR
dc.subjectPeasant trainingpt_BR
dc.subjectMST schoolspt_BR
dc.subjectrural educationpt_BR
dc.titleA formação camponesa frente às intervenções contemporâneas em uma escola coordenada pela pedagogia do movimento dos trabalhadores rurais sem terra no noroeste do estado do Espírito Santopt_BR
dc.title.alternativePeasant training in the face of contemporary interventions in a school coordinated by the pedagogy of the landless rural workers movement in the northwest of the state of Espírito Santoen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present research presents as a problem the pedagogical principles that guide the practice of educators in schools coordinated by the MST contribute to the Pedagogy of the Movement? Its general objective is to investigate Pedagogy in the school coordinated by the MST in the Northwest of the state of Espírito Santo, in relation to the training dynamics of students and pedagogical dynamics of teachers. It uses the “ethnographic type” research methodology to produce data that seeks to obtain a deep and holistic understanding of the culture and social interactions of a given group, instead of just observing and measuring isolated variables. An important qualitative approach for the group of schools that in settlement areas have their practice conducted from the perspective of rural education, associated with Paulo Freire's liberating pedagogy. The research horizon was made up of students, graduates of a school located in a settlement area and teachers who worked and/or work at this school, identifying the feeling of belonging developed during the period in which they had contact with the educational program; highlighting potentialities and weaknesses related to the maintenance of the flags (mystique, music, self-organization, etc.) defended by the MST in the daily school life of the institutions under study. The data indicate that education in settlement areas seeks to be a tool for transformation that affects the life of the community, which in the dynamics of school education will become stronger and become subjects who are direct participants in the transformations that reality demands. Among the results obtained are that the MST pedagogy is more than an idea, it is a consolidated practice that, through mysticism, gardening, training and participation, places the school in a prominent place and classifies it as the main tool for social transformation in the place. . The training offered there is fuel that encourages the search for more knowledge.en
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4075-6764pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2622-0506pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574pt_BR
dc.contributor.referee1Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2622-0506pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245pt_BR
dc.contributor.referee3Mesquita, Mônica Maria Borges-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5912-6829pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9655734594254835pt_BR
dc.contributor.referee4Vieira, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9160817613121688pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387446058312400pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, R. Práxis política no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – Tocantins (TO): trajetória de organização e formação política. 2017. 231 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. ANDRÉ, M. Etnografia na prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995. ARAÚJO, M. A experiência de organização dos reassentados de ltaparica. In: MEDEIROS, Leonilde et al. (org.). Assentamentos rurais: uma visão multidisciplinar. São Paulo: UNESP, 1994. p. 237-247. ARROYO, M. et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012. BRANDÃO, C. O trabalho de saber: Cultura Camponesa e Escola Rural. São Paulo: JTD, 1990. BELTRAME, S. Formação de professores na prática política do MST: a construção da consciência orgulhosa. (2018). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, 2002. BERBAT, M.; FEIJÓ, G. Diálogos com a Educação do Campo: o livro didático em questão. 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Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7012. Acesso em: 28 out. 2023.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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