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Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação camponesa frente às intervenções contemporâneas em uma escola coordenada pela pedagogia do movimento dos trabalhadores rurais sem terra no noroeste do estado do Espírito Santo
Título(s) alternativo(s): Peasant training in the face of contemporary interventions in a school coordinated by the pedagogy of the landless rural workers movement in the northwest of the state of Espírito Santo
Autor(es): Costa, Ana Miranda
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro coorientador: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Primeiro membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Terceiro membro da banca: Mesquita, Mônica Maria Borges
Quarto membro da banca: Vieira, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira
Palavras-chave: Formação camponesa;escolas do MST;educação do campo;Peasant training;MST schools;rural education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 22-Nov-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: COSTA, Ana Miranda. A formação camponesa frente às intervenções contemporâneas em uma escola coordenada pela pedagogia do movimento dos trabalhadores rurais sem terra no noroeste do estado do Espírito Santo. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: A presente pesquisa apresenta como problemática os princípios pedagógicos que orientam a prática dos educadores nas escolas coordenadas pelo MST contribuem com a Pedagogia do Movimento? Tem como objetivo geral, investigar a Pedagogia na escola coordenada pelo MST no Noroeste do estado do Espírito Santo, com relação a dinâmica formativa dos estudantes e pedagógica dos professores. Utiliza a metodologia de pesquisa do “tipo etnográfica” para produção de dados que busca obter uma compreensão profunda e holística da cultura e das interações sociais de um determinado grupo, ao invés de apenas observar e medir variáveis isoladas. Uma abordagem de cunho qualitativo importante para o conjunto de escolas que em áreas de assentamentos tem a sua prática conduzida na perspectiva da educação do campo, associada à pedagogia libertadora de Paulo Freire. O horizonte da pesquisa foi composto por estudantes, egressos de uma escola situada em área de assentamento e professores que atuaram e/ou atuam nesta escola, identificando o sentimento de pertença desenvolvido durante o período em que tiveram em contato com o programa educacional; pontuando potencialidades e fragilidades relacionadas a manutenção das bandeiras (mística, música, auto organização etc.) defendidas pelo MST no cotidiano escolar das instituições em estudo. Os dados apontam que a educação em áreas de assentamentos busca ser uma ferramenta de transformação que incide na vida da comunidade que na dinâmica da educação escolar vão se fortalecendo e se tornando sujeitos participantes diretos das transformações que a realidade demanda. Dentre os resultados auferidos constam que a pedagogia do MST é mais que uma ideia, é uma prática consolidada que através da mística, horta, formação e participação, coloca a escola em lugar de destaque e a classifica como a principal ferramenta de transformação social do lugar. A formação nela ofertada é combustível que fomenta a busca por mais conhecimento.
Abstract: The present research presents as a problem the pedagogical principles that guide the practice of educators in schools coordinated by the MST contribute to the Pedagogy of the Movement? Its general objective is to investigate Pedagogy in the school coordinated by the MST in the Northwest of the state of Espírito Santo, in relation to the training dynamics of students and pedagogical dynamics of teachers. It uses the “ethnographic type” research methodology to produce data that seeks to obtain a deep and holistic understanding of the culture and social interactions of a given group, instead of just observing and measuring isolated variables. An important qualitative approach for the group of schools that in settlement areas have their practice conducted from the perspective of rural education, associated with Paulo Freire's liberating pedagogy. The research horizon was made up of students, graduates of a school located in a settlement area and teachers who worked and/or work at this school, identifying the feeling of belonging developed during the period in which they had contact with the educational program; highlighting potentialities and weaknesses related to the maintenance of the flags (mystique, music, self-organization, etc.) defended by the MST in the daily school life of the institutions under study. The data indicate that education in settlement areas seeks to be a tool for transformation that affects the life of the community, which in the dynamics of school education will become stronger and become subjects who are direct participants in the transformations that reality demands. Among the results obtained are that the MST pedagogy is more than an idea, it is a consolidated practice that, through mysticism, gardening, training and participation, places the school in a prominent place and classifies it as the main tool for social transformation in the place. . The training offered there is fuel that encourages the search for more knowledge.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18228
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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