Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18230
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Ana Paula de Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T14:51:26Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24T14:51:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO. Ana Paula de Siqueira. Proposta de ensino da argumentação na Educação de Jovens e Adultos por meio dos gêneros carta aberta e podcast. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18230 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por finalidade propor uma sequência didática para o ensino da argumentação com base nos gêneros textuais Carta Aberta e Podcast, para alunos do 8o e 9o anos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, foram traçados três objetivos específicos: 1) Explorar a estrutura e o papel social de textos com base argumentativa, como a carta aberta e o podcast; 2) Propor atividades voltadas para o uso dos operadores lógicos- semânticos de natureza argumentativa e 3) levar os discentes a produzir um podcast, voltado para a defesa de um ponto de vista acerca do tema “A estética da sociedade corroborando para o Racismo Estrutural”, com relevante interesse público. O trabalho justifica-se pelo fato de ter- se identificado uma relação complexa entre o ensino de língua materna que vem sendo realizado e a demanda atual desse objeto de ensino frente ao perfil do público-alvo da EJA que perpassa pela baixa escolaridade, a defasagem escolar atual, além do analfabetismo ou analfabetismo funcional que se intensificaram durante e após o período pandêmico. Por isso, esta pesquisa procura, por meio do desenvolvimento das habilidades leitora, escritora, interpretativa e reflexiva, possibilitar ações compatíveis entre os estudantes e suas práticas sociais para torná- los sujeitos corresponsáveis pela construção e produção de sentidos, tanto no espaço escolar, quanto nos extramuros escolares, propiciando um desenvolvimento crítico necessário para uma atuação cidadã mais participativa. A pesquisa é do tipo exploratória, uma vez que pretende oferecer subsídios aos professores de língua portuguesa, principalmente os da EJA, modalidade carente de material didático. O aporte teórico apoia-se na visão de alguns autores como Martins (2006) e Lerner (2002) sobre o ensino de leitura e escrita, além de Soares (2020), Rojo e Moura (2012), Tinoco (2008) e Oliveira, Tinoco e Santos (2014) sobre letramento, multiletramentos e projetos de letramentos na escola, Marcushi (2001) sobre gênero textual e tipo textual, principalmente a argumentação, Koch e Elias (2016) sobre o uso dos operadores lógico- discursivos, e na proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010). Além disso, procura-se buscar suporte, também, nos documentos norteadores da educação básica, como no defendido pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para auxiliar o encaminhamento desta pesquisa. Para tanto, foi proposta uma sequência didática com o desenvolvimento de algumas atividades, a partir de um tema gerador, de leitura, análise e produção do gênero Carta Aberta, além de atividades linguísticas voltadas para a tipologia argumentativa e seus organizadores lógico-semânticos, aliadas às atividades fim de produção do gênero podcast. Espera-se com essa proposta de SD aliar o ensino da língua ao ensino de uma educação antirracista nas turmas de 8o e 9o ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | pt_BR |
dc.subject | Argumentation | pt_BR |
dc.title | Proposta de ensino da argumentação na educação de jovens e adultos por meio dos gêneros carta aberta e podcast | pt_BR |
dc.title.alternative | Proposal to teach argumentation in youth and adult education through the genres open letter and podcast | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This research aims to propose a didactic sequence for the teaching of argumentation based on the textual genres Open Letter and Podcast, for students of the 8th and 9th grades of the Elementary School of Youth and Adult Education (EJA). In addition, three specific objectives were outlined: 1) Explore the structure and social role of argumentatively based texts, such as the open letter and the podcast; 2) Propose activities aimed at the use of logical-semantic operators of argumentative nature and 3) lead students to produce a podcast, aimed at defending a point of view on the theme "The aesthetics of society corroborating for Structural Racism", with relevant public interest. The study is justified by the fact that a complex relationship has been identified between the teaching of mother tongue that has been carried out and the current demand of this teaching object in view of the profile of the target audience of EJA that goes through the low schooling, the current school gap, in addition to illiteracy or functional illiteracy that intensified during and after the pandemic period. Therefore, this research seeks, through the development of reader, writer, interpretive and reflective skills, to enable compatible actions between students and their social practices to make them co-responsible subjects for the construction and production of meanings, both in the school space and outside the school walls, providing a critical development necessary for a more participatory citizen action. The research is of a qualitative nature of the exploratory type, since it intends to offer subsidies to teachers of Portuguese language, especially those of EJA, a modality lacking in didactic material. The theoretical contribution is based on the view of some authors such as Martins (2006) and Lerner (2002) on the teaching of reading and writing, as well as Soares (2020), Rojo and Moura (2012), Tinoco (2008) and Oliveira, Tinoco and Santos (2014) on literacy, multiliteracies and literacy projects in school, Marcushi (2001) on textual genre and textual type, especially argumentation, Koch and Elias (2016) on the use of logical-discursive operators and in the proposal of didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2010). In addition, it is sought to seek support, also, in the guiding documents of basic education, as in the one defended by the Law of Guidelines and Bases (LDB) and the National Common Curricular Base (BNCC) to assist the forwarding of this research. To this end, a didactic sequence was proposed with the development of some activities, from a generative theme, of reading, analysis and production of the Open Letter genre, as well as linguistic activities focused on the argumentative typology and its logical-semantic organizers, allied to the end production activities of the Podcast genre. It is expected with this proposal of SD to combine the teaching of the language with the teaching of an anti-racist education in the classes of 8th and 9th grade of Youth and Adult Education (EJA). | en |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marli Hermenegilda | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5872540373589107 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Marli Hermenegilda | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5872540373589107 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Malfacini, Ana Cristina dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7804604407025115 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rôxo, Maria do Rosário da Silva | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-2087-8753 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2543083972755684 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021. ALVES, E. M. S. O conhecimento prévio do aluno da EJA em questão. In: BORTONI- RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R. (org.) Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013, p. 179-200. ALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. Educação de jovens e adultos. São Paulo. Parábola, 2008. ANDRADE, Wesley Faria. Por uma Educação antirracista: a importância da Lei no 10.639/03. Revista Educação Pública, v. 19, no 30, 19 de novembro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/30/por-uma-educacao-antirracista-a- importancia-da-lei-n-1063903. Acesso em: 20 jul 2023. ANTUNES, Irandé. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Parábola, 2017. ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003 – (Série Aula; 1). ARROYO, M. G. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, I., GIOVANETTI, M. A. G. de C. & GOMES, N. L. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, p. 19-50, 2005. BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 37 ed. São Paulo: Loyola, 2005. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da Criação Verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. BORTONI-RICARDO, Stella Maris.; RIBEIRO MACHADO, Veruska (Orgs.) Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividadelegislativa/legislacao/constituicao1988/arquivos/Constit uicaoTextoAtualizado_EC%20127_128.pdf/. Acesso em 03 dez. 2022. BRASIL. Lei no 13.632 de 6 de março de 2018. Altera a Lei no 9.394 de 20 de dezembro. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.p df. Acesso em: 01 maio 2022 BRASIL. Lei no 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 01 mai 2022. 111 BRASIL. Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 mai. 2022. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução No. 1/2000, de 3 de julho de 2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http:<//portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011.pdf> Acesso em 20 jan. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionnalcomum.mec.gov.br/imagens/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 02 maio 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 04 maio 2022 BRASIL, Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB no 11/2013, aprovado em 6 de novembro de 2013. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECEBN112013.pdf? query=M%C3%89DIO. Acesso em: 08 jun. 2022. BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448- diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 dez.2022 BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 03 dez. 2022. CAMPINA, Teresa Neuma de Farias. Leitura e conhecimento de mundo: Vivenciando uma experiência com alunos de 4a série. In: LEFFA, V.J.; PEREIRA, (org.). O ensino de leitura e produção textual. Pelotas / RS: Educat, 1999, p.217-228. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Livros/Ensino_da_Leitura.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022 CARTA ABERTA. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-aberta.htm https://docente.ifrn.edu.br/pauloneto/jogos3v/material-sobre-o-genero-carta-aberta/view Acesso em: 10 jul. 2022 CRUZ, Antonio Carlos dos Santos. EJA: A Formação Docente e seus Desafios na Preparação do Aluno para o Mundo Moderno. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 03, Vol. 01, pp 5-17, março, 2018. ISSN: 2448-0959 112 DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 2 ed. São Paulo: Mercado das Letras, 2010, p.81-108 FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011. FREIRE, Paulo [1996]. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. GADOTTI, Moacir. Educação de jovens e adultos: correntes e tendências. In: GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (orgs.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e propostas. 8.ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2018. (Guia da Escola Cidadã). GADOTTI, M. Um cenário possível da educação de jovens e adultos no Brasil. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2003. KLEIMAN, Angela B. Processos identitários na formação profissional – o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, Manoel L. G.; BOCH, Françoise (Org.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2006. KLEIMAN, Angela. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 9 ed. Campinas, SP: Pontes, 2004. KLEIMAN, Angela B. O processo de aculturação pela escrita: ensino de forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, Angela B.; SIGNORINI, Inês. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Bennetti; MARINELLO, Adriane Fogali. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. 6 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. MAGALHÃES, Mõnica M. G. A perspectiva da Linguística: linguagem, lingua e fala. Rio de Janeiro, 2007. MARCUSCHI, L. A. Da fala para escrita: atividades de retextualização 10a edição. São Paulo: Cortez, 2010. 113 MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.) Gêneros textuais e ensino. 5 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 19-36. MARCUSCHI, L. A. Da fala para escrita - atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos; 74) MEDEIROS, M. Alexsandro. Tipologias da Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 2017 Disponível em: https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/Tipologias da Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais : Sabedoria Política (sabedoriapolitica.com.br). Acesso em: 01 julho 2022 MOLLICA, Maria Cecília. Fala, letramento e inclusão social. São Paulo: Contexto, 2007. OLIVEIRA, Inês Barbosa & PAIVA, Jane. (orgs). Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro. DPA Editora, 2004. OLIVEIRA, Maria do S.; TINOCO, Glícia Azevedo; SANTOS, Ivoneide B. de Araújo. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. 2 ed. Natal: EDUFRN, 2014. O PENSADOR, Gabriel. O racismo é burrice. YouTube, 2006. 1 Vídeo (4 min. 41 seg.) Disponível em: https://youtube.com/watch?v=MDaB8muAANc. Acesso em: 28 jul. 2023. PALOMANES, Roza; SANTOS, Ligia Maria Andrade Figueira dos. Como inserir a escrita argumentativa em sala de aula. In: COELHO, Fábio André. PALOMANES, Roza (org.). Ensino de Produção Textual. São Paulo: Contexto, 2016, p.43-55 PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves. Ler, refletir, expressar: uma proposta de ensino da Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Projeto de Pesquisa PROCIÊNCIAUERJ/ FAPERJ, 2007. PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023. PODCAST. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/39579 Acesso em: 10 jul. 2023. RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. RIBEIRO, Roza Maria Palomanes. O processamento metacognitivo no ato de leitura: repensando o ensino. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor, 2016, no 52, p. 313-330. Disponível em: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v26i52. Acesso em: 22 jul. 2023. 114 ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2009. ROMERO, Priscila. Breve estudo sobre Lev Vygotsky e o sociointeracionismo. Revista Educação Pública. v. 15, no 8, 28 de abril de 2015. Disponivel em: https//educação.cecierj.edu.br/artigos/15/8/breve-estudo-sobre-lev- vygotsky- e-o-sociointeracionismo. Acesso em: 18 jul. 2023. SANTOS, Leonor Werneck; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Cláudia Souza. Análise e produção de textos. 1. ed., 4a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020. SANTOS, Leonor Werneck; RICHE, Rosa C.; TEIXEIRA, C.S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2015, p. 35-37. SANTOS, Lygia Maria Andrade Figueira dos. O ensino do texto argumentativo sob a ótica metacognitivista em turma de oitavo ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Letras), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ: 2015. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/. Acesso em 01 jul. 2023. SOARES, Magda. Alfabetizar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. SOARES, Magda B. Letramento: Um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. SOARES, M. Letramento: um tema em três géneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. SOUZA, José Clécio Silva de; SANTOS, Mathéus Conceição. Contexto histórico da educação brasileira. Revista Educação Pública, v. 19, no 12, 25 de junho de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/12/contexto-historico-da- educacao-brasileira. Acesso em: 5 jul. 2023. TINOCO, Glícia M. A. de M. Projetos de letramento: ação e formação de professores de língua portuguesa. Tese (doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto da Linguagem, Campinas, SP: 2008. UCHÔA, J. M. S. O gênero podcast educacional: descrição do conteúdo temático, estilo e construção composicional. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2010. VILLARTA-NEDER, M. A., & FERREIRA, H. M. (2022). O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula. Letras, 35–56. https://doi.org/10.5902/2176148539579 (Original work published 4o de agosto de 2020). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - ANA PAULA DE SIQUEIRA CARVALHO.pdf | 2.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.