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dc.contributor.authorRodrigues, Anna Carolina Eckhardt de Medeiros-
dc.date.accessioned2024-09-26T12:31:12Z-
dc.date.available2024-09-26T12:31:12Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Anna Carolina Eckhardt de Medeiros. Arquipélago de ideias com Paulo Freire e Fayga Ostrower: conscientização e sensibilidade para uma educação democrática. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18249-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico que teve objetivo dialogar com os pensamentos de Paulo Freire e Fayga Ostrower, partindo dos conceitos de conscientização e sensibilidade, respectivamente. Compreendendo com Ginzburg (1989) a necessidade de identificar os pontos de chegada e os pontos de partida de uma investigação entendeu-se que o diálogo com a sensibilidade e a conscientização era ao mesmo tempo onde se queria chegar e de onde se partia. Deste modo, esta pesquisa constitui-se formalmente como um arquipélago constituído por ilhas que são ecos e reverberações do diálogo inicial, uma vez que parto e chego na sensibilidade e na conscientização. Esta construção dá-se na busca por uma coerência teórica, metodológica e formal inspirada no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (2012) e na atitude dialógica aprendida com Paulo Freire. Nestes caminhos foram identificadas como ferramentas metodológicas a sensibilidade como bússola (OSTROWER, 1991); a intuição (OSTROWER, 2019); a escuta (FREIRE, 2004a) e a obsessão (NAVAS, 2007). Portanto, o referencial teórico-metodológico desta pesquisa é Paulo Freire e Fayga Ostrower com os quais me fundamento para buscar diálogos outros. Nestes caminhos outros interlocutores foram encontrados marcando a importância do encontro desta pesquisa com a Educação Popular e o pensamento latino-americano. Os movimentos realizados nesta pesquisa demonstram que ao encontrar os resultados – os caminhos percorridos – novas direções nascem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectFayga Ostrowerpt_BR
dc.subjectdiálogopt_BR
dc.subjectdialoguept_BR
dc.titleArquipélago de ideias com Paulo Freire e Fayga Ostrower: conscientização e sensibilidade para uma educação democráticapt_BR
dc.title.alternativeArchipelago of ideas with Paulo Freire and Fayga Ostrower: awareness and sensitivity for a democratic educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis dissertation presents a bibliographic research that aimed to dialogue with the thoughts of Paulo Freire and Fayga Ostrower, starting from the concepts of awareness and sensitivity, respectively. By understanding with Ginzburg (1989) the need to identify the points of arrival and the points of departure of an investigation, it was understood that the dialogue with sensitivity and awareness was at the same time where one wanted to arrive and from where one departed. In this way, this research is formally constituted as an archipelago made up of islands that are echoes and reverberations of the initial dialogue, since I leave from and arrive at sensitivity and awareness. This construction takes place in the search for a theoretical, methodological and formal coherence inspired by the indiciary paradigm of Carlo Ginzburg (2012) and the dialogical attitude learned from Paulo Freire. In these paths, sensitivity as a compass (OSTROWER, 1991); intuition (OSTROWER, 2019), listening (FREIRE, 2004a) and obsession (NAVAS, 2007) were identified as methodological tools. Therefore, the theoretical-methodological framework of this research is Paulo Freire and Fayga Ostrower on whom I base myself to seek other dialogues. On this journey other interlocutors were found marking the importance of the encounter of this research with the Popular Education and Latin American thought. The movements carried out in this research demonstrate that by finding the results – the paths taken – new directions are born.en
dc.contributor.advisor1Berino, Aristóteles de Paula-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6013-7784pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252pt_BR
dc.contributor.referee1Berino, Aristóteles de Paula-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6013-7784pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Ana Valéria de Figueiredo da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5029-3276pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6434170770324585pt_BR
dc.contributor.referee3Andrade, Nivea Maria da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3935110053373971pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6773-5413pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2475773716026315pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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