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dc.contributor.authorTeixeira, Ariane Adão Lopes-
dc.date.accessioned2024-09-26T13:28:14Z-
dc.date.available2024-09-26T13:28:14Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Ariane Adão Lopes. Quando o aluno se torna professor: trajetórias, significados e sentidos da discência na formação de educadores egressos da Educação de Jovens e Adultos. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18251-
dc.description.abstractA presente pesquisa dialoga com as trajetórias e experiências discentes egressos da Educação de Jovens e adultos (EJA) que cursaram no Ensino Superior licenciaturas em Instituições Públicas de Ensino e hoje atuam na área da Educação. A pesquisa foi realizada mediante quatro entrevistas com três professoras e um professor egressos da EJA que atuam na educação, na perspectiva da entrevista compreensiva (KAUFFMAN, 2013). O trabalho tem como principal objetivo compreender as relações das experiências discentes com os processos de formação docente dos educadores egressos da EJA, além de investigar as trajetórias escolares de educadores egressos da EJA, refletir sobre as possíveis relações das trajetórias dos egressos da EJA com seu olhar acerca da sua formação pedagógica e compreender a construção da formação docente partindo das experiências discentes na EJA. A pesquisa revelou que as experiências discentes na EJA corroboraram para que as professoras e o professor construíssem suas formações docentes com base em suas vivências dentro da modalidade ressignificando seus saberes em prol de uma educação humana, ética, amorosa pautada no respeito aos educandos, suas demandas e especificidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação ao longo da vidapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectexperiências discentespt_BR
dc.subjectformação docentept_BR
dc.subjectLifelong educationpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectstudent experiencespt_BR
dc.subjectteacher trainingpt_BR
dc.titleQuando o aluno se torna professor: trajetórias, significados e sentidos da discência na formação de educadores egressos da Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.title.alternativeWhen the student becomes a teacher: with the trajectories and experiences of students graduating from Youth and Adult Educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research dialogues with the trajectories and experiences of students graduating from Youth and Adult Education (YAE) who studied higher education degrees in Public Education Institutions and today work around Education. The research was carried out through four interviews with three teachers and one professor who graduated from YAE who work in education, based on the comprehensive interview by Kauffman (2013). The main objective of the work is to understand the relationships between student experiences and the teacher training processes of educators who graduated from EJA, in addition to investigating the school trajectories of educators who graduated from EJA, reflecting on the possible relationships between the trajectories of YAEgraduates and their perspective. about their pedagogical training and understand the construction of teacher training based on student experiences at YAE. The research revealed that the student experiences at YAE supported the teachers and the teacher to build their teaching training based on their experiences within the modality, giving new meaning to their knowledge in favor of a human, ethical, loving education based on respect for students, their demands and specificities.en
dc.contributor.advisor1Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Joyce Alves da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2346924222027160pt_BR
dc.contributor.referee3Viana, Sandra da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4992497521657408pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4070071615941184pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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