Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18251
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teixeira, Ariane Adão Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T13:28:14Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T13:28:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-30 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Ariane Adão Lopes. Quando o aluno se torna professor: trajetórias, significados e sentidos da discência na formação de educadores egressos da Educação de Jovens e Adultos. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18251 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa dialoga com as trajetórias e experiências discentes egressos da Educação de Jovens e adultos (EJA) que cursaram no Ensino Superior licenciaturas em Instituições Públicas de Ensino e hoje atuam na área da Educação. A pesquisa foi realizada mediante quatro entrevistas com três professoras e um professor egressos da EJA que atuam na educação, na perspectiva da entrevista compreensiva (KAUFFMAN, 2013). O trabalho tem como principal objetivo compreender as relações das experiências discentes com os processos de formação docente dos educadores egressos da EJA, além de investigar as trajetórias escolares de educadores egressos da EJA, refletir sobre as possíveis relações das trajetórias dos egressos da EJA com seu olhar acerca da sua formação pedagógica e compreender a construção da formação docente partindo das experiências discentes na EJA. A pesquisa revelou que as experiências discentes na EJA corroboraram para que as professoras e o professor construíssem suas formações docentes com base em suas vivências dentro da modalidade ressignificando seus saberes em prol de uma educação humana, ética, amorosa pautada no respeito aos educandos, suas demandas e especificidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Educação ao longo da vida | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | experiências discentes | pt_BR |
dc.subject | formação docente | pt_BR |
dc.subject | Lifelong education | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | student experiences | pt_BR |
dc.subject | teacher training | pt_BR |
dc.title | Quando o aluno se torna professor: trajetórias, significados e sentidos da discência na formação de educadores egressos da Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title.alternative | When the student becomes a teacher: with the trajectories and experiences of students graduating from Youth and Adult Education | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This research dialogues with the trajectories and experiences of students graduating from Youth and Adult Education (YAE) who studied higher education degrees in Public Education Institutions and today work around Education. The research was carried out through four interviews with three teachers and one professor who graduated from YAE who work in education, based on the comprehensive interview by Kauffman (2013). The main objective of the work is to understand the relationships between student experiences and the teacher training processes of educators who graduated from EJA, in addition to investigating the school trajectories of educators who graduated from EJA, reflecting on the possible relationships between the trajectories of YAEgraduates and their perspective. about their pedagogical training and understand the construction of teacher training based on student experiences at YAE. The research revealed that the student experiences at YAE supported the teachers and the teacher to build their teaching training based on their experiences within the modality, giving new meaning to their knowledge in favor of a human, ethical, loving education based on respect for students, their demands and specificities. | en |
dc.contributor.advisor1 | Sales, Sandra Regina | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5691-0255 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6700481146248917 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sales, Sandra Regina | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5691-0255 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6700481146248917 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Joyce Alves da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2346924222027160 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Viana, Sandra da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4992497521657408 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4070071615941184 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
dc.relation.references | ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8.ed.São Paulo: Cortez,2011. BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as diretrizes bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. ______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: CNE, 2000. ______.INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. PORTARIA Nº 569, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2022. ________. Resolução nº 01/2021 de 25 de maio de 2021. Brasília, 2021. BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004. CANDAU, Vera Maria. Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. CARRANO, Paulo José Rodrigues. Identidades juvenis e escola. In: UNESCO. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília, DF: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005. CECIERJ. Alunos da rede CEJA já podem se inscrever no exame estadual. Mar. 2023. Disponível em: www.cecierj.edu.br/2023/03/23/alunos-da-rede-ceja-ja-podem-se-inscrever-no-exame-estadual-de-certificacao/ UNESCO. CONFINTEA VI, Sixth International Conference on Adult Education: Final Report. May 2010. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000187790. Acesso em: 10 fev 2022. UNESCO. Educação de Adultos: Declaração de Hamburgo, agenda para o futuro, V Conferência Internacional de Educação de Adultos, julho 1997. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000116114_por. Acesso em: 23 nov 2021. DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação inventiva como possibilidade de deslocamentos. In Formação Inventiva de Professores/ Organização Rosimeri de Oliveira Dias. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012. 87 DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1115-1139, Especial - Out. 2005 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. ________.Educação e mudança.49.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023. GIL, Gilberto; NETO, Torquato. Vento de Maio. Brasil: Philips, 1967. Gracindo, R. V., Marques, S. C., & Paiva, O. A. F. de. (2005). A contradição exclusão/inclusão na sociedade e na escola. Linhas Críticas, 11(20), 5–26. https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3213 hooks,bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante,2021. ________.Erguer a voz: pensar como feminista , pensar como negra. Tradução Cátia Bacaiuva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019. IBGE. Censo. Brasília, 2022. IBGE. PNAD. Brasília, 2022. IBGE. Síntese dos Indicadores Sociais. Brasília, 2022. INEP. Censo Escolar. Brasília, 2022. Ireland, Timothy D. Formação de Educadores de Adultos em tempo de transição- Em busca do ‘Inédito viável’? In Entrelaçando olhares por uma Educação planetária/ Organização Renato Pontes Costa, Valeria Mendonça Viana.1ª ed. Rio de Janeiro: Caetés, 2014. KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes; Maceió: Edufal, 2013. LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção / Milton Santos. - 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. PAIVA, Jane. Os desafios da Educação no Tempo Presente. O lugar da EJA: De que Educação estamos falando? In Entrelaçando olhares por uma Educação planetária/ 88 Organização Renato Pontes Costa, Valeria Mendonça Viana.1ª ed. Rio de Janeiro: Caetés, 2014. ____________. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 33 set./dez. 2006 PARREIRAS, Patrícia Conceição. Jovens e adultos em processo de escolarização: especificidades etárias e sócio-culturais. Belo Horizonte: PUC/MG, 2001. SALES, Sandra e Fischman, Gustavo. PROMESSAS, POLÍTICAS E INTERROGAÇÕES SOBRE AS IDENTIDADES DOS SUJEITOS DA EJA .Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 1131-1141, set./dez. 2019 VELOSO, Caetano. Paisagem útil. Brasil: Philips, 1968. ______. Alegria, Alegria. Brasil: Philips, 1968. ______.Cinema Olympia. Brasil: Philips, 1969. VELOSO, Caetano; GIL, GILBERTO. Divino maravilhoso. Brasil: Philips, 1968. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.