Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18251
Tipo do documento: Dissertação
Título: Quando o aluno se torna professor: trajetórias, significados e sentidos da discência na formação de educadores egressos da Educação de Jovens e Adultos
Título(s) alternativo(s): When the student becomes a teacher: with the trajectories and experiences of students graduating from Youth and Adult Education
Autor(es): Teixeira, Ariane Adão Lopes
Orientador(a): Sales, Sandra Regina
Primeiro membro da banca: Sales, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Silva, Joyce Alves da
Terceiro membro da banca: Viana, Sandra da Silva
Palavras-chave: Educação ao longo da vida;Educação de Jovens e Adultos;experiências discentes;formação docente;Lifelong education;Youth and Adult Education;student experiences;teacher training
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 30-Out-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: TEIXEIRA, Ariane Adão Lopes. Quando o aluno se torna professor: trajetórias, significados e sentidos da discência na formação de educadores egressos da Educação de Jovens e Adultos. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumo: A presente pesquisa dialoga com as trajetórias e experiências discentes egressos da Educação de Jovens e adultos (EJA) que cursaram no Ensino Superior licenciaturas em Instituições Públicas de Ensino e hoje atuam na área da Educação. A pesquisa foi realizada mediante quatro entrevistas com três professoras e um professor egressos da EJA que atuam na educação, na perspectiva da entrevista compreensiva (KAUFFMAN, 2013). O trabalho tem como principal objetivo compreender as relações das experiências discentes com os processos de formação docente dos educadores egressos da EJA, além de investigar as trajetórias escolares de educadores egressos da EJA, refletir sobre as possíveis relações das trajetórias dos egressos da EJA com seu olhar acerca da sua formação pedagógica e compreender a construção da formação docente partindo das experiências discentes na EJA. A pesquisa revelou que as experiências discentes na EJA corroboraram para que as professoras e o professor construíssem suas formações docentes com base em suas vivências dentro da modalidade ressignificando seus saberes em prol de uma educação humana, ética, amorosa pautada no respeito aos educandos, suas demandas e especificidades.
Abstract: This research dialogues with the trajectories and experiences of students graduating from Youth and Adult Education (YAE) who studied higher education degrees in Public Education Institutions and today work around Education. The research was carried out through four interviews with three teachers and one professor who graduated from YAE who work in education, based on the comprehensive interview by Kauffman (2013). The main objective of the work is to understand the relationships between student experiences and the teacher training processes of educators who graduated from EJA, in addition to investigating the school trajectories of educators who graduated from EJA, reflecting on the possible relationships between the trajectories of YAEgraduates and their perspective. about their pedagogical training and understand the construction of teacher training based on student experiences at YAE. The research revealed that the student experiences at YAE supported the teachers and the teacher to build their teaching training based on their experiences within the modality, giving new meaning to their knowledge in favor of a human, ethical, loving education based on respect for students, their demands and specificities.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18251
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.